30 monumentos naturais interessantes da região de Vologda

Pin
Send
Share
Send

O romance do interior do norte da Rússia atrai turistas com seu silêncio e grandiosidade. Florestas sem fim, colinas e montanhas, lagos profundos e rios velozes da região de Vologda adquirem um encanto especial durante as noites brancas. O maior número de monumentos naturais está localizado no território do distrito de Velikoustyug. Várias reservas estão localizadas às margens do rio Sukhona, o que surpreende por sua beleza em toda a sua extensão.

Em 2016, a região se tornou o melhor destino para o turismo ecológico da Rússia, que vem ganhando cada vez mais popularidade. Existem importantes sítios geológicos, bem como sítios arqueológicos de interesse científico. De grande valor são as áreas de florestas intocadas, que preservaram árvores com mais de 100 anos, plantas e animais raros.

Monumentos naturais da região de Vologda

Lista, fotos com nomes e descrições de lugares que valem a pena visitar!

Afloramento geológico Opoka

O afloramento é uma margem direita íngreme do rio Sukhona, a 60 km de Veliky Ustyug. A altura é de cerca de 70 metros. Na encosta, camadas de margas e argila do período Permiano são claramente visíveis, nas quais foram preservados os restos fossilizados de antigos moluscos e pegadas de lagartos. Nas proximidades, há uma entrada de rio muito perigosa com o mesmo nome, e um pouco rio acima - uma nascente jorrando.

Monte Tsipina

Um local ideal para umas férias relaxantes, junto à natureza. Um dos pontos mais altos do Oblast de Vologda é de 210 metros. Ele paira sobre o Lago Ilyinskoye, de sua altura, uma vista de todos os arredores ao redor se abre. A montanha está localizada no território do Parque Nacional Russo do Norte. A maior estação de esqui do Oblast de Vologda está localizada aqui, com pistas confortáveis ​​e centros recreativos.

Monte Maura

Um dos objetos interessantes do parque "Russian North". A altura da montanha é de apenas 185 metros e suas encostas são densamente cobertas de floresta. O próprio processo de escalada é uma caminhada por lugares intocados com ar excepcionalmente limpo. No topo da montanha foi construída uma capela, do segundo andar da qual se avistam os arredores e o Mosteiro Kirillo-Belozersky. Há uma pegada famosa ao lado da capela. De acordo com a lenda, se você tocar na pegada, qualquer desejo se tornará realidade.

Vale do Rio Tagazhma

No distrito de Vytegorsky, a 12 km da aldeia de Vytegra, existe uma área natural especialmente protegida. Esta é uma seção de 10 km de comprimento do vale Tagazhma. Aqui, o rio corre ao longo do fundo do cânion, cortando os estratos das rochas do Carbonífero Inferior. Existem muitas corredeiras ao longo de toda a extensão, mas a maior delas é a cachoeira do Padun. Sua altura é de apenas 1,5 metros, mas é muito larga e cheia de água em qualquer época do ano. Um buraco de 3,5 metros de profundidade formou-se sob ele; grayling é encontrado aqui.

Montanha de pedra

Na periferia oeste da cidade de Babaevo, existe uma área natural protegida que cobre uma área de 32 hectares. A montanha tem uma origem milenar, formada pela descida de um glaciar. Sua altura é de cerca de 30 metros. As encostas são densamente cobertas por uma floresta de pinheiros, e o ar é excepcionalmente limpo aqui. Este é um local de recreação ao ar livre e caminhadas para os habitantes da cidade. Não é apenas de valor recreativo, mas também de interesse científico. Há um sanatório ao pé.

Cume Olarevskaya

Este monumento natural é um dos sete milagres da região de Sokolovsky. Inclui um swell de origem glacial com largura de 3 a 5 km e 160 hectares de território adjacente. Todo o cume é um sistema de colinas cobertas por florestas de pinheiros. Espécies raras de plantas herbáceas e muitos pássaros canoros podem ser encontrados sob a cobertura florestal. Existem também rochas de origem glacial, cobertas de líquen. Dizem que existem zonas anômalas nesses lugares.

Montanha Andoma

Às margens do Lago Onega, no território do assentamento rural Andomsky, existe um trecho geológico único formado pelo movimento da geleira. A montanha é formada por depósitos de arenitos multicoloridos, restos fossilizados de antigos peixes e árvores. Os depósitos têm cerca de 400 milhões de anos. A altura absoluta do morro é de 85 metros. A margem íngreme do lago é um afloramento geológico, no qual diferentes cores de rochas antigas são claramente visíveis.

Sokolsky Bor

A floresta no território do distrito de Kirillovsky está localizada no território do parque nacional do Norte da Rússia, nas margens do reservatório de Sheksninsky, perto da aldeia de Topornya. Ocupa uma área de cerca de 800 hectares. A floresta de pinheiros é um habitat para plantas taiga do sul e um habitat para raros representantes da fauna do norte da Rússia. Há muitas frutas silvestres nas florestas, aqui se encontram 7 espécies de orquídeas, uma delas, a sapatinha, é o símbolo do parque nacional.

Vaskin Bor

O monumento natural leva o nome do cabo de mesmo nome, que está localizado às margens do Lago Lozsko-Azat, na região de Belozersky. O cabo é uma colina formada pela estratificação de várias rochas arenosas e de calhau, bem visíveis no afloramento. Floresta de pinheiros em solos arenosos, vistas pitorescas do lago do topo do cabo, ar puro - tudo isso atrai inúmeros turistas. Além disso, esses lugares têm valor arqueológico; vestígios de sítios antigos foram encontrados aqui.

Cape Bull

No curso inferior do rio Sukhona, no distrito de Velikoustyug, existe um lugar incomum e muito pitoresco. O cabo é um outlier erosional formado na foz do Rio Yorga Superior. A melhor vista disso vem da margem alta do Sukhona: o formato do cabo lembra a figura de um touro deitado na margem e bebendo água. Lendas locais sobre cavernas secretas de ladrões estão relacionadas a ele. Além de seu valor estético, o morro é de interesse geológico.

Cachoeira "Vaskin Klyuch"

A cachoeira está localizada a 3 km da vila de Nizhnyaya Tozma, distrito de Velikoustyug. Sua altura é de 10 metros e sua idade estimada é de mais de 300 anos. O fluxo de água origina-se 5 km da saída à superfície, no fundo do Lago do Diabo. A água da nascente é sempre fria, não mais de 7 graus. O território a uma distância de 500 metros em ambos os lados da chave também está sob proteção, a fim de preservar as plantas ameaçadas de extinção.

Monte Sandyreva

A montanha tem uma altura de 173,6 metros e cobre uma área de 15,53 hectares no território do Parque do Norte da Rússia. Este é um dos pontos mais altos do parque, único não só pela sua paisagem, mas também pela sua estrutura geológica. A montanha é quase sem árvores, com afloramentos de rochas calcárias e ígneas. Devido à ausência de florestas densas no topo, as vistas da maior parte do distrito Kirillovsky se abrem.

Lago negro

Ele está localizado no distrito de Babaevsky, perto da aldeia de Sergeevo. É cercada por pântanos em quase todos os lados, há uma abordagem por um lado por uma pequena área de mata. A área é de 122 hectares, a profundidade chega a 9 metros, o fundo é siltoso. O próprio lago e 300 metros da zona costeira são um monumento natural. Espécies raras de plantas e pássaros estão sob proteção. Há muitos peixes no lago, há uma crença de que também há um monstro misterioso que se parece com um lúcio gigante.

Bor "Areias Negras"

Ele está localizado no território da planície de Prionezhskaya, na região de Vytegorsky. Ocupa uma planície montanhosa que sobrou das bacias de lagos da era do gelo. Florestas de pinheiros de líquen e mirtilo são especialmente protegidas. A parte principal do pinhal está localizada na área do Cabo Borovskaya. Além de raros relevos e paisagens, esses locais têm valor histórico. Os restos das fortificações da Grande Guerra Patriótica foram preservados aqui.

Limite natural "Pederneiras coloridas"

Ele está localizado no distrito de Velikoustyug, perto da aldeia de Krasavino. É uma margem quase íngreme do rio Sukhona, com 50-60 metros de altura. O local tem 2 km de extensão e está localizado entre a foz dos riachos Markovka e Semzha.Na encosta da costa, camadas de rochas antigas do período Permiano são claramente visíveis, e ao pé - partículas de sílex colorido e quartzo, ametista e calcita são encontradas. Há um centro de recreação em uma vila cercada por taiga de coníferas.

Baranovsky Bor

Situa-se na periferia da aldeia de Baranovo, distrito de Velikoustyug. É uma área de pinhal de 206 ha ao longo do rio Yug. As árvores têm 140 anos ou mais. No total, existem 63 espécies de várias plantas na floresta, incluindo algumas raras. Os habitantes locais e visitantes colhem cogumelos e bagas aqui. Bor está repleto de ar puro e saudável e da atmosfera indescritível de uma floresta intocada.

Tract-Kirika e Ulita

O trato leva o nome da vila e está localizado a 7 km de Vologda. É uma planície montanhosa, parcialmente coberta por floresta de abetos, por onde corre o rio Shogrash. No canal existem grandes rochas trazidas até aqui pelo glaciar. O trato é conhecido muito além das fronteiras da região, graças à fonte sagrada. A floresta de coníferas é uma das poucas áreas que sobreviveram nas proximidades de Vologda. Alces, javalis, esquilos vivem aqui, existem até 110 espécies de pássaros.

Afloramento geológico Myakolitsa

O monumento natural está localizado na margem direita do Sukhona, 2,5 km abaixo da foz do rio Myakolitsa. O penhasco aqui tem uma altura de 60 a 70 metros, expondo as camadas do estágio tártaro do período Permiano. Entre as camadas, há grandes lentes de arenito, nas quais foram preservados os restos de antigos lagartos. A reserva também inclui a área de floresta adjacente, na qual plantas raras são protegidas.

Bosque de Mikhaltsevskaya (Kuvshinovskaya)

O maciço de pinheiros-abetos, com 120 espécies de plantas, situa-se nas margens do rio Vologda, junto à foz do Toshna. Este é o único pinhal que sobreviveu nas proximidades do centro regional. Está perto da aldeia de Kuvshinovo e está localizada nas terras da cooperativa agrícola "Plemzavod Maisky", portanto pode ser considerada uma zona de parque florestal. Ocupa uma área de 36 hectares.

Kodozero

Localizado a 2 km da aldeia de Krasnaya Gora, distrito de Babayevsky. A área de água do lago e 300 metros do território costeiro circundante estão sob proteção. Faz parte de um sistema de lagos conectados por canais. Cercado por florestas e áreas pantanosas, as margens estão fortemente cobertas de mato. Existem 2 pequenas aldeias nas margens. 20 espécies de plantas raras e 3 espécies do Livro Vermelho são registradas aqui; percas, rufos de baratas, carpas crucian e lúcios são encontrados no lago.

Isakova Gora

O morro tem 293 metros de altura e é o ponto mais alto dos Cumes Setentrionais. Ele está localizado no distrito de Babushkinsky, na encosta da montanha é a aldeia de Isakovo. A formação está associada ao movimento de uma geleira antiga, o morro é composto de argila, fenômenos cársticos são observados. O topo e as encostas são cobertos por floresta de abetos com framboesas. O monumento natural é de interesse científico e faz parte da maioria dos roteiros turísticos ecológicos.

Devyatinsky Perekop

No século 19, um canal artificial foi construído na curva do rio Vytegra para endireitar o canal sinuoso. Isso foi necessário para garantir a hidrovia que liga o Volga ao Báltico. O canal foi escavado em camadas de rochas calcárias. Hoje, o nível da água está muito mais baixo, o que permite estudar a estrutura das camadas geológicas. No território da reserva, a vegetação é representada por um pinhal decíduo, sendo encontrada uma espécie rara de orquídeas.

Vale do riacho Patrov

O riacho Patrov corre ao longo do fundo de uma ravina profunda a 12 km da cidade de Vytegra. As encostas da ravina chegam a atingir 20 metros de altura, em locais quase íngremes. Existem afloramentos bem traçados de rochas arenosas e areias de cores rosa claro e amarelo, que têm cerca de 300 milhões de anos. Existem camadas de minério de ferro marrom. O vento altera o relevo dos depósitos arenosos, criando colunas, cornijas e nichos bizarros.

Trato "Shishkina Niva"

A periferia nordeste da cidade de Ustyuzhna é ocupada por uma área florestal única. Ele se estende ao longo da margem direita do Mologa. O complexo de terraços de várzea acima da taiga do sul contém florestas de pinheiros e abetos, prados secos e inundados. O mais valioso é o pinhal na parte superior da encosta do vale, que tem mais de 140 anos. As plantas listadas no Livro Vermelho podem ser encontradas aqui.

Glacial Boulder Iron

Uma enorme pedra de granito foi carregada por uma geleira há milhões de anos. Ele está localizado na encosta do rio Yedenga, nas proximidades da aldeia Pustosh, distrito de Totemsky. Composto por granito rosa com manchas cinzentas. Altura 1,8 metros, largura 4,8 metros, comprimento 8 metros. No passado, era chamada de Pedra Grande, os moradores associavam muitas crenças a ela. Grande parte da rocha está no subsolo e continua a afundar.

Afloramento geológico perto da aldeia de Ozerki

Este monumento natural também é conhecido como penhasco Sukhonsky, pois o afloramento revela a margem íngreme do Sukhona, não muito longe da vila de Ozerki, distrito de Nyuksensky. A altura da falésia é de 30 metros, camadas de arenitos, areias e argilas do período Permiano Superior são traçadas na encosta. Processos cársticos também são observados aqui, e nos arredores da aldeia há um lago cársico sem nome de 15 metros de profundidade.

Pedra glacial "Elk"

A pedra trazida pela geleira encontra-se no leito do Sukhona, não muito longe da aldeia de Los, distrito de Totem. As suas dimensões são de 8 metros de comprimento e 4 metros de largura, sobe 2 metros acima da água, podendo ficar completamente escondido durante o período de cheias. Composto por granito rosa acinzentado, o formato lembra a cabeça de um alce. O segundo nome é Pedra de Tsarev, já que, segundo a lenda, Pedro I parou nesta pedra.

Odomchisky Bor

A 12 km de Veliky Ustyug, no vale de Sukhona, existe uma valiosa área florestal. Ele está localizado em terraços acima da planície de inundação e contém 87 espécies de plantas. Existem também florestas de pinheiros de musgo verde e florestas de abetos, existem prados de mirtilo. O pinhal tem entre 60 e 70 anos e o território faz parte da povoação rural de Mardengskoe. Ocupa uma área de 315 hectares.

Morkinsky Bor

Sosnovy Bor está localizado na aldeia Novator do distrito de Velikoustyug. Foi plantada à mão em 1903 perto da antiga aldeia de Morkino. O plantio foi feito por iniciativa do comerciante local Smolyakov, que pagava aos camponeses por cada árvore plantada. Havia uma grande área de parque aqui. Atualmente, mais de 2.000 pinheiros sobreviveram, alguns deles foram abatidos para construção e construção de estradas.

Salgueiro-de-cabra

Num campo perto da aldeia de Yurino, distrito de Vashkinsky, cresce um salgueiro que tem cerca de 70 anos e tem mais de 12 metros de altura. Ele está incluído no registro de árvores únicas na Rússia. Os residentes locais consideram-no milagroso, chamando-o de "Passeio Sagrado". O salgueiro cresceu no local de uma antiga capela destruída nos anos 30. Agora que uma nova capela de madeira foi construída ao lado dela, as pessoas vêm aqui para pedir ajuda e cura.

Pin
Send
Share
Send