O Kremlin de Moscou é um complexo de estruturas arquitetônicas únicas, evidências de eras passadas e uma reserva-museu histórica e cultural estadual. As catedrais da Assunção e da Anunciação continuam a receber paroquianos, ao mesmo tempo que fazem parte da exposição do museu. Quanto ao Diamond Fund e ao Armory, são tesouros mundiais, que dão a conhecer aos visitantes obras de arte de diferentes esferas.
O Czar Bell e o Tsar Cannon, que têm uma história rica e interessante, tornaram-se exibições separadas. Os palácios e câmaras foram restaurados e parcialmente transferidos para as residências das primeiras pessoas e edifícios administrativos. Para um conhecimento detalhado do Kremlin de Moscou, você precisa passar mais de um dia aqui.
O que ver e fazer no território do Kremlin de Moscou?
Lista das principais atrações turísticas - museus e exposições, catedrais e templos, torres e paredes. Fotos com nomes e descrições das melhores atrações.
Torres do Kremlin de Moscou
São 20 no total, três têm formato arredondado e se destacam nos cantos, a torre Kutafya tem formato indefinido, devido à complexidade de sua construção, e as demais são retangulares. Quase todo mundo tem o mesmo estilo. Apenas Nikolskaya, reconstruída no século 19, se destaca na composição. Os sinos foram instalados na Torre Spasskaya no século XV. Eles são alguns dos mais antigos do mundo. O toque deste relógio acompanha a chegada do Ano Novo no país.
Arsenais
O tesouro dos czares russos, que mais tarde se tornou um museu. A coleção começou a se formar no século XIV. O museu foi inaugurado no início do século XIX. No início, apenas pessoas nobres tinham acesso a ele. A exposição atual é composta por itens de ouro e prata, armaduras, armas, carruagens, ícones, atributos religiosos e reais, são apresentadas obras de mestres nacionais e estrangeiros.
Fundo de diamante
Exposição, que iniciou os seus trabalhos em 1967 com base no Arsenal. A coleção foi coletada desde o reinado de Pedro I, mas após a revolução perdeu parte de seus tesouros. A exposição inclui exemplos notáveis de joalheria que datam do século 18 e pedras preciosas únicas. Entre eles, o diamante Orlov tem 189 quilates e o diamante Shah quase 89 quilates. Também é alocada uma coleção de ordens e insígnias para coroações.
Catedral da Assunção
Consagrado em 1479 e é o edifício mais antigo de Moscou que sobreviveu. Era o local das coroações dos czares russos, e cerimônias religiosas de particular importância para o país eram realizadas aqui. A iconostase do século 17 e pinturas de interiores do mesmo período sobreviveram. As principais relíquias da catedral são as relíquias dos santos, a equipe do Metropolita Pedro. Incluído na exposição do museu, os serviços são realizados com a bênção do patriarca.
Catedral de Blagoveshchensky
O templo de nove cúpulas foi erguido em 1489 no local de seu antecessor de madeira. Muitos ícones são valiosos, por exemplo, aqueles pintados por Rublev. As pinturas de interiores também pertencem aos pincéis de artistas famosos do século 16, incluindo Fyodor Yedikeev. No porão, há uma exposição - "Tesouros do Kremlin de Moscou", contendo joias, armas e outras raridades encontradas durante as escavações.
Ivan, o Grande campanário
Construída nos primeiros anos do século XVI. No passado, decretos reais e ordens especialmente importantes eram lidos ao seu redor. A restauração foi realizada para o 500º aniversário. Durante a excursão, você pode subir 137 degraus até uma altura de 25 metros. O número total de sinos é 34. Cada um deles tem um nome: Uspensky, Howler, Swan, Deaf e outros. Todas foram fundidas em diferentes períodos, desde a época da fundação da torre sineira até o século XIX.
Câmara Facetada
Pertence aos edifícios civis mais antigos da cidade. Construído por ordem de Ivan III. A decoração interior mudou várias vezes. Assim, os afrescos originais de Pedro I foram substituídos por veludo com águias de duas cabeças bordadas. Em 1684, a câmara foi reconstruída e 150 anos depois foi conectada ao Salão Vladimir. Desde 2012, está parcialmente aberto para excursões. Antes disso, houve uma restauração, combinada com escavações.
Câmaras Patriarcais e a Igreja dos Doze Apóstolos
A composição é apresentada aos visitantes como um complexo de edifícios de dois e três andares, combinados com uma catedral de cinco cúpulas. Nos tempos modernos, as instalações são dedicadas ao museu da vida quotidiana e da arte aplicada do século XVII. A decoração interior foi parcialmente preservada. Exposições: Câmara Cruzada - pratos, utensílios, relógios, etc. Refeitório - costura; Câmaras de pedidos - interiores, móveis, pertences pessoais; igreja - ícones.
Catedral do Arcanjo
Após a fundação da primeira igreja de madeira neste local em meados do século XIII, foi reconstruída e modificada várias vezes. O visual atual foi formado dois séculos depois. A iconostase tem 13 metros de altura e decoração entalhada. Os reis da dinastia Romanov e os príncipes appanage estão enterrados na necrópole da catedral. As pinturas de parede contêm não apenas símbolos religiosos, mas também retratos de príncipes, incluindo Ivan Kalita e Dmitry Donskoy.
Igreja da Deposição do Manto
A construção ocorreu na década de 80 do século XV. Ao longo de sua história, ele experimentou saques, incêndios, re-consagração. Agora os serviços divinos são realizados apenas em feriados patronais. No resto do tempo, a igreja é um museu. Entre as exposições: escultura em talha, ícones, rostos de santos, cruzes. A relíquia principal é a iconostase, feita por Nazariy Istomin na primeira metade do século XVII.
O czar sino
Obra de arte do século XVIII em termos de fundição. Lançado em uma cova especialmente preparada, não muito longe do lugar onde está agora. Nunca foi instalado na igreja ou chamado. No processo de trabalho no sino, várias adversidades ocorreram, incluindo incêndio e a morte do lançador chefe. A famosa rachadura surgiu devido à entrada de água no metal quente.
Tsar Cannon
Sua consciência estava no final do século XVI. Pesa pouco menos de 40 toneladas e tem quase 5,5 metros de comprimento. Elenco nas oficinas de armas do Kremlin. Nunca foi usado para o fim a que se destinava, apenas depois que o canhão foi colocado em alerta quando as tropas do Khan da Crimeia se aproximaram da cidade, mas eles não precisaram atirar. Os núcleos ao lado são falsos, ocos por dentro e são necessários para complementar a exposição.
"Janelas Arqueológicas" na Praça Ivanovskaya
Objetos turísticos e, em certo sentido, de museu em um sítio arqueológico. Pequenas raridades encontradas, como miçangas ou pratos, serão exibidas no museu subterrâneo, que ainda está em construção. Nas "janelas" de vidro resistente, é possível ver um recorte da época, por exemplo, fragmentos do Pequeno Palácio Nicolau, ou o que resta do Mosteiro de Chudov.
Grande Palácio do Kremlin
A construção, iniciada em 1838, foi chefiada pelo famoso arquiteto russo Konstantin Ton. Foi construído como residência para a família real. Agora - a residência cerimonial do presidente do país. Possui cinco salas separadas, cuja aparência original foi restaurada na década de 90 do século passado. A inspeção é possível com hora marcada e como parte de um grupo de excursão.
Palácio de Congressos do Kremlin
Construído sob Khrushchev e usado para os congressos do Partido Comunista. O estilo é o modernismo soviético, mas gradualmente foram feitos ajustes nele. A fachada é acabada em mármore branco e alumínio dourado. Atualmente, eventos e shows importantes são realizados aqui. Em 2013, foi realizada uma grande reforma, acompanhada de uma modernização técnica do site. O Ballet do Kremlin também é baseado aqui.
Arsenal do Kremlin de Moscou
Colocado por Pedro I e é um monumento arquitetônico. Inicialmente, foi concebido como depósito de armas e troféus militares. Durante a retirada de Napoleão, ela foi explodida e nos anos subsequentes restaurada à sua forma original. Antes disso, foi reparado após um incêndio e, em seguida, após a revolução.Agora as instalações do Arsenal estão reservadas para o quartel do regimento do Kremlin e para o gabinete do comandante.
Peças de artilharia
Por ordem de Pedro I, as armas capturadas foram levadas para o prédio do Arsenal. A tradição foi fortalecida e em 1819, centenas de canhões, capturados das tropas napoleônicas, foram alinhados na fachada. Em 1960, aqueles canhões antigos que estavam no Arsenal foram adicionados a eles. À direita do Canhão do Czar na Praça Ivanovskaya em 2012, uma exposição de peças de artilharia russa dos séculos 17 a 18 da coleção dos Museus do Kremlin de Moscou foi aberta.
Palácio do senado
A construção foi realizada no ano do reinado de Catarina, a Grande. Como o nome indica, era para ser a sede do Senado. O edifício é coroado por uma cúpula, e características da antiguidade podem ser traçadas no estilo arquitetônico do classicismo. Um objeto importante após a morte de Lenin foi seu estudo. Na década de 90 do século passado foi transferido para Gorki. Atualmente, o palácio é a residência de trabalho do Presidente do país.
Jardim Taynitsky
Seu nome vem da torre próxima. Dividido na parede sul, está incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. A data exata do aparecimento da zona do parque no território do Kremlin é desconhecida, presumivelmente - o século XIV. Grandes escavações foram realizadas aqui. Em 2013, foi construído um heliporto, que prejudicou a vista histórica. Existem aviários com aves de rapina para proteger a flora local de pragas.
Palácio divertido
Foi erguido em 1651 para o sogro do czar Alexei Mikhailovich. As únicas mansões boyar sobreviventes no território do Kremlin. Ao mesmo tempo, foi um dos primeiros edifícios residenciais de pedra. Após a morte do primeiro proprietário, passou para propriedade estatal. A sua aparência mudou, a Ordem da Polícia foi baseada aqui durante a época de Pedro I. Após os trabalhos de restauração, o palácio tornou-se em muitos aspectos semelhante ao original. Agora colocado sob o escritório do comandante.
Palácio Terem
Construída por ordem do czar Mikhail Fedorovich como câmaras cerimoniais. Um dos primeiros edifícios residenciais de pedra em Moscou. Durante a restauração, a pintura das paredes e a decoração do palácio foram restauradas segundo modelos posteriores. Nos tempos modernos, é a residência do presidente. A visita está disponível apenas no complexo com o Grande Palácio do Kremlin como parte de um tour e após receber permissão especial do escritório do comandante local.
Catedral Verkhospassky
Pertence às igrejas caseiras do Palácio Terem e surgiu na primeira metade do século XVII. Juntamente com outros templos, forma uma fila de 11 capítulos, que são claramente visíveis da Praça do Palácio. A catedral contou com a presença de membros da família real, incluindo a rainha Evdokia. A iconostase de madeira é decorada com entalhes e é feita em estilo barroco. Fechado para inspeção, os serviços não são realizados desde 1918.
Igreja da Natividade da Virgem em Seny
Um dos monumentos arquitetônicos mais antigos da capital, que data de 1393. A arquitetura da igreja traça as características de várias escolas de arquitetura russa. A aparência externa foi parcialmente preservada, pois durante as reconstruções e reparos, as características originais foram perdidas e substituídas por outras mais modernas. Não é um templo em funcionamento e também não tem exposições de museu.
Monumento ao Grão-Duque Sergei Alexandrovich
Foi instalado e consagrado em 1908 no local do assassinato de um dos filhos de Alexandre II. Uma pequena área foi cercada e uma cruz de bronze com o Cristo crucificado foi erguida no centro, e uma lâmpada ícone estava acesa na frente dela. O monumento foi demolido 10 anos depois. Em 2017, por ordem do presidente Putin, foi restaurado a partir de imagens existentes e voltou ao seu local original. A nova cruz foi consagrada pelo Patriarca Kirill.
Quadrado vermelho
A praça principal da capital e do país. Embora historicamente se refira a Kitay-Gorod, está associado principalmente ao conjunto do Kremlin de Moscou. Mudou vários nomes. Foi mencionado pela primeira vez nas crônicas como Torg. Ele dividia condicionalmente duas zonas, muito diferentes em termos de corte social da população: do lado do Kremlin - os boiardos e a família real, do lado de Kitai-gorod - mercadores e pessoas comuns. Desempenhei um papel na revolução. O primeiro desfile militar foi realizado aqui em 1941. Nos tempos modernos, eventos significativos, grandes concertos são realizados, a maior pista de patinação da Rússia está inundada. Passeios turísticos: Mausoléu, necrópole, Lobnoe mesto, monumento a Minin e Pozharsky.