30 melhores monumentos naturais da região de Sverdlovsk

Pin
Send
Share
Send

Placers de poderosas montanhas, cavernas sem fundo e lagos envoltos na névoa do mistério - o Ural abre apenas para verdadeiros temerários! Aqui, as lendas se misturam a fatos documentais, e a linha entre as culturas da Europa e da Ásia é tênue e transparente. O caminho para o conhecimento desses lugares mágicos passa por uma terra imponente e orgulhosa - a região de Sverdlovsk.

Aqui está Yekaterinburg arcaico e régio curvado sobre o vidro do rio Iset. E por trás de sua linha barulhenta, rochas de formas fantásticas já estão crescendo do solo. Em algum lugar entre eles, talvez, a Senhora Bazhovskaya da Montanha de Cobre ainda esteja vagando por aí. E certamente haverá um turista curioso que ela recompensará com inúmeros tesouros.

Os monumentos naturais mais interessantes da região

Lista, fotos com nomes e descrições de lugares que valem a pena visitar!

Rock "Old Man-stone"

Tendo estado na área de Konovalovsky Uval, você definitivamente deve conquistar um penhasco de 30 metros perto da montanha Shunut. A criação da natureza realmente se assemelha a uma cabeça humana vista de fora. Não houve achados arqueológicos valiosos aqui, mas a própria rocha é um local histórico. A rocha local tem cerca de 600 milhões de anos. Os habitantes locais associam a aparência da rocha a uma lenda triste sobre o destino de dois amantes.

Leia sobre todos os melhores lugares da região: as principais atrações da região de Sverdlovsk.

Lago "pedra Talkov"

Os depósitos de talco perto da cidade de Sysert deixaram de ser desenvolvidos na década de 1920. No meio da floresta, sobrou uma pedreira de 70 metros de profundidade, que aos poucos foi preenchida com lençol freático. Assim, pela união de esforços do homem e da natureza, surgiu na região um lago de incrível beleza. Não há peixes aqui, mas há espaço para mergulhadores, lúgubres galerias e rochas abandonadas.

Assentamento de Rocks Devil "

Estranhas formações rochosas parecem ameaçadoras - é por isso que as pessoas inventaram um nome tão sombrio para elas. As rochas localizadas no topo da montanha de mesmo nome são um local atraente para os escaladores. Na era do homem primitivo, o assentamento era usado para sacrifícios, como evidenciado pelos utensílios domésticos encontrados. Hoje, o monumento natural está em um estado deplorável - as rochas estão se desintegrando lentamente.

Caverna "Amizade"

O labirinto de meio quilômetro do Parque Natural Olenyi Ruchyi foi descoberto no final do século XIX. Uma das cavernas maiores e mais perigosas da área parece encantadora graças a estalactites, fósseis e lagos subterrâneos. No verão, a caverna é úmida, escorregadia e fria, às vezes você pode até se encontrar em uma nuvem de névoa subterrânea. E na primavera é quase totalmente inundado.

Pedra Shaitan

As vigas de rafting descendo o Neiva dificilmente perderão o penhasco acidentado a um quilômetro do vilarejo de Zyryanovsky. Uma rocha calcária com cerca de 40 metros de altura parece consistir em duas partes - portanto, também é chamada de duas cabeças. O objeto em si é pequeno em tamanho, mas os turistas estão explorando ativamente este lugar. Confirma-se que era uma vez uma caverna profunda na rocha. E os turistas não perdem a chance de tentar encontrar a entrada bloqueada.

Rock "Camel"

O camelo de pedra é um adorno da montanha Kachkanar, dividindo a área em Europa e Ásia. Uma vista deslumbrante se abre de uma altura de cerca de 900 metros. Encontrar uma rocha na forma de um morador do deserto não é difícil - ela está localizada no topo. O marco é um mosteiro budista onde vive um verdadeiro Lama. Os turistas vêm aqui em busca da iluminação ou simplesmente para esquiar nas encostas da montanha.

Lago Isetskoe

O rio Iset, no qual fica Yekaterinburg, origina-se deste enorme lago. Destaca-se não só com uma área de 24 km², mas também com toda uma rede de ilhas no lago. O mais famoso deles na época soviética foi o campo de Solovetsky. As pessoas vivem aqui desde a antiguidade - as ilhas e as margens do lago estão repletas de monumentos históricos. Em ambos os lados, o reservatório é cercado por montanhas, mas há muitas praias urbanas aqui.

Rock "Mammoth"

Uma vista do maciço na forma de um animal extinto se abre ao longo do rio Iset. O monumento natural está localizado nos arredores de Kamensk-Uralsky. O "corpo" de 30 metros é totalmente coberto por floresta, como lã, e as "patas" do animal de pedra vão para o leito do rio. Árvores e arbustos que crescem na rocha são de valor botânico e são protegidos para fins de reprodução. Há outro objeto marcante muito perto da atração - as rochas dos Sete Irmãos.

Caverna Arakeevskaya

O comprimento da caverna é de cerca de um quilômetro, mas apenas uma pequena parte é acessível para excursões. As primeiras informações sobre ele remontam a 1961 e recebeu o nome de uma vila próxima. Há uma geleira na caverna que não derrete nem no verão quente. Explosões em uma pedreira local de calcário fizeram com que a caverna desabasse com mais frequência, tornando-a insegura. Mas, ao mesmo tempo, esse fato permite descobrir novas passagens subterrâneas.

Rio Kamyshenka

O discreto afluente do Iset é famoso pela flora que se instalou em suas margens. Espécies de plantas raras vivem aqui, portanto Kamyshenka é cuidadosamente protegida. O comprimento do rio é de apenas 32 km, mas ao longo de todo o seu comprimento Kamyshenka é densamente povoado. Existem penhascos baixos - os restos de vulcões que assolaram aqui há centenas de milhões de anos. E aqueles que decidirem caminhar rio abaixo receberão um bônus na forma de aldeias abandonadas atmosféricas.

Não perca: os rios mais longos da região de Sverdlovsk.

Balança "Sete Irmãos"

Em frente à rocha "Mammoth" é um monumento natural igualmente popular na montanha Semibratskaya. Sete canas estranhas com uma altura de cerca de 30 metros são uma diversão emocionante para os escaladores. A escalada não é fácil, no entanto. O cume tem cerca de 150 metros de comprimento. Anteriormente, uma escada levava ao topo para controlar incêndios florestais, no início do século passado foi desmontada. Não muito longe dos "irmãos" existe uma outra pedra chamada "irmã".

Lago Tavatui

A lagoa rodeada de pinheiros é um local privilegiado para os moradores da vila do mesmo nome passarem os momentos de lazer. Os turistas também não privam Tavatui de atenção. A área do lago é de cerca de 21 km². O fundo do lago é forrado de pedras, e a clareza das águas permite que você as veja mesmo em lugares profundos. O interesse também é aquecido pela idade do lago - pelo menos 15 mil anos, e pelas ilhas rochosas de formas futurísticas. Até Catarina II apreciava Tavatui pela generosidade dos peixes, e escritores e artistas glorificavam o lago em seu trabalho.

Rock "Pedra Manturov"

Para o povoamento de Mironovo, uma falésia de meio quilômetro acima do rio é de importância histórica. No século 17, um residente da vila morreu aqui, fugindo dos invasores bashkir. O infeliz nome era Parfyon Manturov, e hoje esse sobrenome é muito comum entre os habitantes da aldeia. A rocha é conhecida pela memória daqueles tristes acontecimentos e pela incrível flora, representada por amostras de relíquias de vegetação.

Chave Kalininsky

A primavera tem sido usada para fins medicinais há mais de um século. Ele está localizado perto da aldeia. Krasnogvardeyskoe. Sua história começa com a ideia de um comerciante local chamado Kalinin de estabelecer aqui um hospital para a nobreza. Nos tempos soviéticos, os trabalhadores vinham aqui para melhorar sua saúde. Hoje, o acesso à fonte é aberto a todos, e o local em si é um importante monumento hidrológico.

Plantações de olmo

Irbit possui um grande monumento botânico natural. No território da cidade existe uma plantação de olmos quase centenários com uma área de cerca de 50 hectares. O olmo-liso é uma planta rara por estas bandas, por isso em 1983 decidiu-se proteger a plantação. O bosque traz benefícios ambientais tangíveis para a cidade. Caminhando por ela, você definitivamente deve visitar a própria Irbit - a história desta cidade é muito fascinante.

Rock "Stone Gate"

Os moradores de Kamensk-Uralsky consideram a rocha sua principal atração. O bloco de pedra forma um portão com arco, ao pé do qual flui o Iset.O portão não é alto - cerca de 20 metros, mas há algo para se surpreender - a rocha está pontilhada de fósseis. Um detalhe curioso está escondido atrás do Portão de Pedra - uma pequena caverna. Olhando para o portão de um ângulo, você pode ver as características de uma careta humana na rocha.

Lagoa Shilovsky

O reservatório da cidade de Berezovsky é pequeno, mas muito bonito. Foi formado devido à construção de barragens em Pyshma. Rodeada de pinheiros, a lagoa parece em miniatura, mas, no entanto, possui várias ilhas. Com o primeiro calor, a costa é coberta por uma espécie de flora ameaçada de extinção - a grama do sono. O fundo é lamacento, há uma praia municipal e um acampamento infantil. Você pode caminhar ao redor da lagoa, e esta oportunidade é usada por caminhantes.

Pedra Alikaev

Um penhasco de 50 metros perto do rio Sarana desempenhou um papel nada secundário no filme "As sombras desaparecem ao meio-dia". O nome do script "Maryin Utyos" pegou, e poucas pessoas se lembram por que a pedra se chama Alikayev. Os habitantes locais contam uma lenda sobre o ladrão Alikai, que escondeu o tesouro na montanha. Portanto, sempre há muitos turistas aqui - escalar a montanha é conveniente, há muitos pontos para estacionar. E a chance de encontrar tesouros é uma grande motivação. E a vista de cima é impressionante - antes havia uma vila ao pé, mas agora tudo ao redor é capturado pela natureza selvagem.

Montanha "Pedra Yuriev"

A divisão em dois por uma fratura é uma visão impressionante, porque ambas as partes são quase simétricas. De acordo com a lenda, um Velho Crente que viveu aqui com sua comunidade deu à rocha seu nome humano. Existem várias cavernas na montanha, mas elas estão escondidas de forma tão inteligente que é difícil encontrá-las sem as coordenadas exatas. Vários pequenos rios e riachos descem das encostas ao pé. E do topo você pode ver a vastidão do reservatório Lenevskoye.

Caverna Smolinskaya

Eles começaram a explorar a caverna no final do século 19, e hoje sua extensão é de quase um quilômetro. Todos os anos, os pesquisadores descobrem novas grutas - e não se sabe quantos vazios ainda se escondem no subsolo. Dizem que monges eremitas viveram aqui, criminosos se esconderam e tribos misteriosas viveram aqui. Não se sabe o que é verdade, mas degraus de pedra, altares e até restos humanos foram encontrados na caverna. E os nomes místicos das grutas - Estrada para o Inferno, Paraíso, Céu - adicionam mistério.

Pedra Konzhakovsky

A maior elevação da região perto de Karpinsk é um tesouro para o turista. Até chegar à marca superior de 1569 metros, você tem que superar florestas impenetráveis ​​e neve derretida. No caminho, você encontrará vestígios de antigas minas e pântanos. E a bússola definitivamente falhará, porque toda a montanha é uma zona anômala contínua. Mas você não vai se perder, sempre há muitas pessoas que querem conquistar o Konzhak. E em julho, todo primeiro sábado do mês, os turistas chegam a competir no ritmo de subida.

Fonte jorrando sulfeto de hidrogênio

Não há fim para os turistas na pequena vila de Sarapulka. O principal local de peregrinação é uma nascente com água saturada de sulfeto de hidrogênio. A fonte de cura surgiu como resultado da extração de mármore próximo a este local. Como resultado, Sarapulka também pode se orgulhar de sua pitoresca pedreira de mármore. A área em torno da nascente foi enobrecida - há fácil acesso à água e todas as condições para o uso de uma fonte inusitada.

Rochas Staropyshminsky

Mais de 100 espécies de plantas raras estão concentradas nesta área selvagem, a 7 km de Berezovsky. E a rocha é representada por uma abundância de mineral semiprecioso - bobina. Os amantes da história devem subir ao topo, há uma cruz memorial em memória dos confessores que foram fuzilados durante a revolução. E, descendo a encosta, há uma fonte de cura ativa.

Fundo do lago

Não se sabe exatamente como o lago fabulosamente bonito, mas extremamente perigoso apareceu perto da aldeia. Nós penduramos. Ou um sumidouro cárstico ou um meteorito que caiu uma vez, formou uma pedreira de profundidade até então desconhecida. Os mergulhadores continuam explorando obstinadamente as entranhas do reservatório, mas ninguém conseguiu descer abaixo dos 50 metros. O penhasco começa bem na costa, então apenas os corajosos nadam aqui.

Monte Azov

A mesma montanha da obra do escritor Bazhov "Querido nome" ergue-se acima da aldeia. Zyuzelsky. Além de admirar as belezas naturais, os turistas procuram ativamente por tesouros em Azov. E não em vão - um antigo tesouro foi de fato descoberto aqui. Embora não haja cavidades na rocha vulcânica, existem lendas sobre as misteriosas cavernas aqui. E as rochas bizarras estão completamente cobertas com esboços dos contos de fadas de Bazhov.

Fonte de Saint Platonis

A água curativa com alto teor de manganês e radônio atrai turistas perto do rio Maly Ik. Aqui, perto da rocha "Old Man-Stone" existe uma fonte milagrosa. A garota Platonides era uma pessoa misteriosa e sua memória é cheia de especulações. Após sua morte, a primavera começou a curar os enfermos. Perto estão os túmulos dos seguidores de Platonida. As pessoas também os procuram em massa em busca de ajuda na cura de doenças.

Monte Shunut

A Rainha do Konovalovsky Uval é uma montanha Shunut de 726 metros de altura. Depois de visitar a nascente do Platonida e a incrível pedra do Velho Homem, não se deve perder a oportunidade de escalar Shunut. Uma estrada leva de uma pequena vila dos Crentes até o topo. No sopé do penhasco de seixo-ardósia, há uma fonte límpida, e o ponto superior de Shunut apresenta um presente na forma de um panorama de florestas relíquias.

Tendas de pedra Shartash

O patrimônio arqueológico único está localizado dentro dos limites de Yekaterinburg. As formações de granito na forma de camadas sobrepostas eram usadas por nossos ancestrais para todos os tipos de rituais. Há uma área de parque ao redor das barracas de pedra. Nas proximidades e ao pé das rochas de 18 metros, aqui foram encontradas armas, cerâmicas e outras evidências de povos primitivos.

Rock "Três Cavernas"

A rocha nas margens do rio Iset que guarda muitos segredos, embora seja chamada de “Três Cavernas”, possui apenas uma masmorra explorada. O segredo do nome está no fato de que a caverna possui três entradas separadas, uma das quais foi destruída. Segundo rumores, turistas curiosos desapareceram no subsolo, e a pequena caverna de calcário tem fundo duplo. Se realmente existe, ainda não foi descoberto.

Passe de Didkovsky

O passe está localizado perto da aldeia de Kytlym, no distrito da cidade de Karpinsk. É um monumento natural geológico, botânico e histórico. Zona montanhosa com uma bela vista da serra dos Urais. Tem o nome de um participante da Guerra Civil, o geólogo B.V. Didkovsky. O site é protegido. Ocupa 100 hectares de área. O território é designado pelo monumento "Estrela Vermelha". As excursões são organizadas para o passe.

Pin
Send
Share
Send