As 30 melhores coisas para fazer em Oblast de Smolensk

Pin
Send
Share
Send

O principal perfil turístico da região de Smolensk pode ser considerado uma variedade de programas de excursões e recreação cercados por uma natureza intocada. Para fazer isso, você deve definitivamente visitar a reserva pitoresca "Smolenskoe Poozerie". Entre os pontos turísticos mais espetaculares da região estão monumentos históricos - o Museu-Reserva Khmelita, o centro do artesanato russo em Talashkino, estruturas defensivas medievais em Vyazma e Smolensk, túmulos Gnezdovsky únicos, monumentos da arquitetura de templos. Existem muitos memoriais e museus na região de Smolensk que contam sobre a gloriosa história da região durante as duas guerras patrióticas. A vida e a obra de pessoas famosas - M. Glinka, Y. Gagarin, A. Tvardovsky, N. Przhevalsky, A. Griboyedov - estão relacionadas com a terra Smolensk.

Os lugares mais interessantes e bonitos da região

Lista, fotos com nomes e descrições das principais atrações!

Muralha da fortaleza de Smolensk

No final do século 16, as paredes da fortaleza de madeira ao redor de Smolensk, construídas por Ivan, o Terrível, foram substituídas por outras de pedra. Sob a liderança de Fyodor Kon, um talentoso arquiteto russo, foi construída uma sólida parede inexpugnável com 6,5 km de comprimento, com 38 torres de diferentes formas e alturas. Cada torre tinha seu próprio nome. Metade da grandiosa estrutura defensiva sobreviveu até hoje - 18 torres, duas das quais abertas a museus, e cerca de 3 km de paredes.

Catedral da Assunção em Smolensk

O principal templo da região de Smolensk e uma atração turística popular. A construção começou em 1677, várias vezes a catedral foi reconstruída e finalmente construída no estilo do Pequeno Barroco Russo. Possui uma luxuosa iconóstase de 30 metros em cinco níveis, dourada, decorada com esculturas de madeira. Relíquias particularmente valiosas são mantidas dentro das paredes da catedral, incluindo as sandálias do guerreiro de Mercúrio e a mortalha de ouro feita no século XVI.

Mosteiro de Vyazemsky João Batista

A construção do mosteiro data de meados do século XVI. Em várias ocasiões, foi visitado pela realeza e pelos mais altos escalões do clero. No século 18, uma escola religiosa foi inaugurada aqui. Inicialmente, o mosteiro era para homens, mas depois de uma longa inatividade, em 1995 foi transformado em mosteiro. A principal pérola do mosteiro é a igreja de Hodegetria do século XVII, com três quadris, com pequenos kokoshniks, como uma flor desabrochando. Existem apenas três dessas igrejas na Rússia.

Complexo histórico e arquitetônico "Teremok"

Talashkino e Flenovo no início do século passado eram o centro da vida cultural da Rússia. A proprietária da propriedade, Princesa Tenisheva, uma conhecida filantropa, desejava reviver o artesanato rural. Ela abriu uma escola para crianças camponesas, oficinas de arte, organizou um museu de artes aplicadas e convidou artistas famosos. Hoje em dia, o complexo do museu inclui uma torre esculpida de conto de fadas, um solar e edifícios escolares, um templo pintado por Nicholas Roerich.

Mansão de Khmelit

A partir do final do século 17, a propriedade no distrito de Vyazemsky passou para a família Griboyedov. A construção do solar barroco, da igreja e dos anexos teve início em meados do século XVIII. O jovem Alexander Griboyedov viveu aqui de 1780 a 1812. Desde o final do século passado, a única reserva-museu do grande dramaturgo foi criada em Khmelite. Todos os anos, os feriados Griboiedov são celebrados aqui, reunindo muitos convidados, e o aniversário de Alexander Sergeevich é comemorado.

Parque Nacional "Smolenskoe Poozerie"

O parque nacional com este nome inclui 35 pitorescos corpos d'água, principalmente de origem glacial. A grande parte do território do parque é coberta por florestas com espécies únicas de flora, que são encontradas no Livro Vermelho da região de Smolensk e na Rússia. A fauna do parque é extremamente diversificada, muitas espécies de aves nidificam aqui, incluindo a rara cegonha-preta. Além de tesouros naturais, a Smolenskoe Poozerie é rica em monumentos arqueológicos.

Complexo memorial "Katyn"

Monumento internacional aos cidadãos de dois países vizinhos - Polónia e URSS, vítimas da repressão política nos anos 30-40 do século passado. O memorial foi inaugurado em 2000 no território da floresta Katyn, entre as aldeias de Gnezdovo e Katyn. Existem valas comuns russas e polonesas, um museu e centro de exposições, um beco da memória e uma parede na qual estão gravados os nomes dos residentes de Smolensk condenados à morte.

Igreja Católica em Smolensk

A comunidade católica de Smolensk remonta a meados do século 17, após o retorno da região de Smolensk ao estado de Moscou do governo de poloneses e lituanos. A primeira igreja católica apareceu aqui no século 18, e a atual igreja gótica foi erguida no final do século 19. Surpreendia pela decoração externa e interna e podia acomodar até 6.000 pessoas. Era adjacente a um cemitério católico romano. No momento, o templo está fechado e precisa de restauração.

Túmulos de Gnezdovsky

Não muito longe de Smolensk, nas proximidades da aldeia de Gnezdovo, ao longo do Dnieper, existe um complexo de monumentos arqueológicos do início da Idade Média, túmulos e um povoado. De acordo com estimativas aproximadas, o assentamento surgiu aqui no século 9, mas com o desenvolvimento de Smolensk gradualmente deu lugar a ele e entrou em decadência. Os residentes locais se dedicavam ao comércio e ao artesanato. Entre os itens encontrados estão utensílios domésticos, armas, joias, ferramentas, amuletos pagãos.

Casa-Museu de Yuri Gagarin em Klushino

Na aldeia de Klushino, uma cópia exata de uma casa de madeira sob um telhado de junco, onde o futuro cosmonauta passou sua infância, foi recriada. O interior é totalmente consistente com o período pré-guerra da vida de sua família - fotografias, toalhas, ícones, um fogão russo, um tear, uma máquina Singer. No pátio há um abrigo onde os Gagarins se esconderam durante a ocupação alemã. Existe também um poço, do qual é considerado um bom presságio para todos os viajantes.

Museu do Primeiro Voo em Gagarin

Inaugurado em 2011. Em duas salas, há exposições conectadas de uma forma ou de outra com o vôo do primeiro cosmonauta. Esta tecnologia espacial - painéis de controle de vôo, o motor do foguete "Vostok", uma câmara de pressão em que o primeiro corpo de cosmonautas foi treinado, uma poltrona "Vostok" com uma catapulta e um pára-quedas. Também aqui estão documentos, fotografias, jornais, telegramas de felicitações. A trajetória do vôo de Gagarin foi traçada no sistema interativo espaço-solo.

Museu-espólio de M.I.Glinka em Novospasskoye

A propriedade da família de Mikhail Glinka, onde viveu por 12 anos antes de partir para a pensão de São Petersburgo, e mais tarde visitou com frequência seus pais, escreveu aqui "Ruslan e Lyudmila" e outras obras. O solar principal e os anexos foram construídos pelo pai do compositor no início do século XIX, e a igreja de pedra foi construída por seu avô em 1786. O templo ainda está em funcionamento, mas a casa não sobreviveu e foi reconstruída de acordo com o traçado original na década de 70 do século XX.

Catedral da Santíssima Trindade em Vyazma

A igreja ortodoxa mais importante de Vyazma, elevando-se na colina da catedral. Pela primeira vez, uma igreja de madeira neste local foi mencionada nos séculos X-XI, e uma estrutura clássica de pedra com elementos do estilo pseudo-russo foi erguida no século XVII. A catedral contém relíquias valiosas - os ícones da Mãe de Deus ibérica, criada em 1765, e da Virgem com o Menino, ou Hodegetria, obras do século XVII. A catedral está funcionando, uma escola dominical foi inaugurada em seu território.

Torre Spasskaya do Kremlin Vyazemsky

O Kremlin de Vyazemsk não era tão poderoso quanto o de Smolensk, foi construído no século 17 em madeira, tinha 6 torres de pedra, mas cumpriu bem suas funções de proteção contra poloneses e lituanos.Hoje, apenas uma torre resta dela - Spasskaya. Ela sobreviveu porque estava no território do mosteiro Arkadyevsky. É uma estrutura de três níveis, com 6 m de altura na base das paredes e 4 m nas camadas superiores, foi renovada no século passado.

Jardim Blonier

Foi fundada na primeira metade do século XIX. Em 1885, um dos primeiros monumentos da Rússia dedicado a Mikhail Glinka foi solenemente inaugurado no jardim. Um século depois, alto-falantes foram instalados perto do monumento, por meio do qual as obras do grande compositor russo foram transmitidas. Após a Grande Guerra Patriótica, esculturas troféus de cervos e leões apareceram no parque. Outra atração do recanto verde de Smolensk é a fonte musical e luminosa.

Monte da Imortalidade em Smolensk

O monte no território do Parque Readovsky foi solenemente inaugurado em homenagem ao 27º aniversário da libertação de Smolensk dos alemães. A colina foi derramada à mão, parece uma pirâmide com um diâmetro de base de 40 m. Sobre ela há uma estela em forma de livro aberto com as datas do início e do fim da guerra sangrenta. Abaixo está uma parede com um baixo-relevo de um soldado, um guerrilheiro e uma mãe e filho. Perto dali, em memória dos defensores altruístas da região de Smolensk, a Chama Eterna arde.

Mosteiro de São Vladimir na fonte do Dnieper

Em 2010, nas proximidades da aldeia de Dudkino, onde começa o Dnieper, um templo sagrado foi construído em homenagem a Vladimir, que batizou a Rússia. E em 2014 começou a construção do mosteiro. Durante o ano, foram construídos um refeitório, um edifício fraterno, um edifício de abades, um hotel e um edifício para peregrinos. Eles também concluíram a construção de um templo, um campanário, enobreceram a fonte sagrada com uma fonte e os territórios adjacentes, plantaram um pomar.

Mosteiro Spaso-Preobrazhensky em Roslavl

A época aproximada da fundação do mosteiro é o século XVI. O conjunto arquitetônico de pedra foi totalmente formado durante o século XIX. Incluía duas igrejas, uma torre sineira, edifícios com celas fraternas, a casa do abade, um muro de pedra com torres e os Portões Sagrados. Um parque pitoresco foi construído ao lado do mosteiro. Como a maioria dos lugares sagrados, o mosteiro ficou inativo de 1929 a 1996. Agora, um ginásio ortodoxo foi inaugurado em seu território.

Mosteiro Trinity Boldin

Mosteiro ativo masculino. Localizado não muito longe de Dorogobuzh. Foi fundada no início do século XVI. O território do mosteiro inclui 3 templos, 2 capelas, uma torre sineira, uma necrópole, um reitor e edifícios fraternos, um monumento a Gerasim Boldinsky. Durante os anos do poder soviético, a maioria dos edifícios caiu em ruínas. Uma restauração em grande escala começou no início dos anos 90, quando o mosteiro foi devolvido à igreja. Todos os edifícios já foram restaurados.

Memorial “Mãe de Deus”

O complexo do memorial foi inaugurado para o 60º aniversário da Grande Vitória. É dedicado à memória dos soldados que caíram nesses locais, perto de Vyazma, no cerco alemão no outono de 1941. Naquela época terrível, 688 mil militares e civis foram capturados pelos alemães, cerca de 400 mil pessoas foram mortas e desaparecidas. Até agora, o trabalho de busca está em andamento, os restos mortais são encontrados e reenterrados. O complexo inclui um museu, cujas exposições são dedicadas ao trágico acontecimento.

Galeria de arte em Smolensk

O museu está instalado em um magnífico edifício, construído no final do século XIX e pertencente à Escola de Alexandre. A coleção do museu inclui ícones antigos, telas de famosos mestres da pintura russa do passado e dos tempos modernos, esculturas de madeira do período medieval, amostras da pintura da Europa Ocidental. Usando um código QR, você pode baixar um guia móvel para o seu smartphone e descobrir informações sobre qualquer obra de arte.

Museu Histórico

Um dos museus mais antigos da região. Sua história remonta ao final do século XIX. Mantém achados arqueológicos únicos de tempos antigos - ferramentas, joias, itens religiosos, o esqueleto de um mamute. Não menos interessantes são as exposições dedicadas ao período em que Smolensk fazia parte do antigo estado russo, a guerra de 1812, a vida da nobreza Smolensk durante o século 19 e os eventos da Primeira Guerra Mundial. O museu está localizado em uma mansão de três andares do século retrasado.

Museu da Escultura S. T. Konenkov

Smolensk é o berço de um talentoso escultor, pelo que a abertura de um museu com as suas obras no centro regional é bastante natural. O museu está localizado em dois andares de uma luxuosa mansão do século retrasado. Entre suas exposições estão personagens de famosos contos de fadas, móveis, imagens bíblicas, retratos de escritores e cientistas, gente comum, há até um autorretrato do próprio mestre. Sergey Konenkov usou gesso, bronze, madeira e mármore como materiais para suas esculturas.

Museu "Smolensk - o escudo da Rússia"

A Thunder Tower - parte da majestosa muralha da fortaleza de Smolensk - se transformou em um museu da glória militar e da história da região de Smolensk. As muralhas da fortaleza foram erguidas nos séculos XVI-XVII, desde então participou em inúmeros acontecimentos históricos e guerras, e tudo isto está exposto nas exposições do museu. São coleções de armas, roupas, utensílios domésticos, além de um modelo interativo da fortaleza em sua forma original. No topo da torre, por baixo da própria cúpula, existe um miradouro.

Museu de História e Conhecimento Local de Vyazemsky

Localizado no prédio da Igreja Mãe de Deus. As exposições do museu são dedicadas a diferentes períodos históricos da vida de Vyazma, moradores famosos da cidade, vida camponesa e urbana, vida teatral e outros tópicos. No total, o fundo do museu contém 16 mil peças - documentos fotográficos, peças de roupa, móveis, cotidiano, arqueologia, armas, numismática, etc. Na loja de souvenirs você pode comprar obras de artesãos locais, além do famoso pão de gengibre Vyazma .

Museu "Região de Smolensk durante a Grande Guerra Patriótica 1941-1945"

Os primeiros dias da Grande Guerra Patriótica, a ocupação da região de Smolensk, a crônica do movimento clandestino e partidário, a libertação da terra natal, as façanhas dos Smolyans nas frentes do país e no exterior, durante a libertação de Europa Oriental. As visitas guiadas ao museu cobrem cada um desses tópicos em detalhes. As exposições são apresentadas não só nas várias salas do museu, mas também no pátio, ao ar livre. Amostras de equipamentos militares serão do interesse de visitantes de todas as idades.

Casa-Museu de N.M. Przhevalsky

Ele está localizado na aldeia de Przhevalskoye no território da "Smolensk Poozerie". Aqui estava a propriedade do famoso viajante, onde viveu 7 anos, e de onde em 1888 saiu em sua última expedição. A casa e os interiores foram recriados a partir de fotografias e documentos de arquivo. O museu exibe armas, troféus de caça, coisas trazidas de inúmeras expedições, mapas, livros, uma câmera. Uma exibição particularmente valiosa é um telescópio doado por Nicolau II.

Igreja do Arcanjo Miguel em Smolensk

Um monumento arquitetônico do século XII. Foi construída em alvenaria em forma de torre quadrangular com três anexos. Ele estava localizado na corte do príncipe e, a julgar pelas crônicas antigas, era um dos templos mais ricamente decorados de toda a Rússia. Infelizmente, quase nada restou da decoração interior, apenas fragmentos de pintura nas paredes. A restauração do templo começou na segunda metade do século passado. E desde 1991, após um hiato de 60 anos, os serviços divinos foram retomados.

Globe em Dorogobuzh

Uma atração original do distrito de Dorogobuzh é um enorme globo no território de uma fábrica de produtos químicos, feito por seus trabalhadores a partir de um tanque de gás para acumulação de nitrogênio. Altura do globo - 12 m, diâmetro - 10,5 m. Esses parâmetros o tornam o maior da Europa e o segundo no mundo depois de Nova York. O globo está instalado a um metro do solo em oito pilares. A pintura foi realizada por artistas profissionais de Smolensk.

Anel smolensk

Pista circular para corridas internacionais. Foi inaugurado em 2010 perto da aldeia de Verkhnedneprovsky. Tem um comprimento total de 3357 m.Os dias de corrida às vezes acontecem na pista, quando qualquer um pode tentar as condições de corrida em seu próprio carro ou em um carro alugado. Entre as competições sérias que aconteceram durante a existência da pista, destacam-se o campeonato europeu de corrida de caminhões e as corridas de carros de turismo russos.

Pin
Send
Share
Send