30 monumentos mais famosos de Tver

Pin
Send
Share
Send

Ao longo da sua história, a partir do século XII, Tver foi e continua a ser um importante pólo de transportes e centro cultural. A cidade foi uma das maiores colônias da Rússia medieval, e os eventos daquela época se refletiram em vários monumentos. Tver estava se desenvolvendo ativamente durante a era soviética, por isso muitos monumentos são dedicados a eventos revolucionários e à ideologia comunista.

A Grande Guerra Patriótica também deixou uma marca na história da cidade - durante os anos de guerra, batalhas ferozes aconteceram no território de Tver e na região de Tver. Complexos dedicados a grandes personalidades que aqui nasceram ou viveram, bem como heróis dos trágicos acontecimentos do século XX - repressões, o acidente de Chernobyl e outros - ocupam também um lugar especial entre os monumentos da cidade.

Monumentos históricos e modernos de Tver

Lista de monumentos e esculturas populares da cidade.

Obelisco da Vitória

O obelisco de 45 metros foi erguido em 1970 em homenagem ao vigésimo nono aniversário da libertação de Tver das tropas alemãs. No topo do obelisco há uma tigela de Fogo da Vitória, que é acesa apenas em dias solenes. Além disso, o monumento é decorado com placas de cobre com imagens de heróis da Grande Guerra Patriótica e textos sobre suas façanhas.

"Glória da Cidade Militar"

A estela com 11 metros de altura foi instalada em 2011, no âmbito da atribuição a Tver do título de cidade de glória militar. Na frente do monumento está o texto do decreto solene do presidente, e no verso - o brasão de Tver. Ao lado da estela, há 4 baixos-relevos que representam eventos militares da história da cidade: a libertação da ocupação alemã, a guerra de 1812, a libertação dos invasores polacos-lituanos e a Batalha de Bortenevskaya.

Monumento a Mikhail Krug

Logo após a morte do intérprete, começaram as obras do monumento, que em 2007 foi inaugurado. Uma figura de bronze representando um chansonnier sentado em um banco e apoiado em um violão está instalado na cidade natal de Mikhail Krug, na rua Trekhsvyatskaya. No banco, ao lado da figura, há um local gratuito onde muitos turistas são fotografados.

Monumento a Afanasy Nikitin

Afanasy Nikitin, um famoso viajante que visitou a Índia muito antes de Vasco da Gama, nasceu e foi criado em Tver. O monumento foi erguido no local de onde, segundo a lenda, ele foi para o subcontinente indiano. Um pedestal de pedra está instalado em um barco de ferro fundido, sobre o qual está uma figura de bronze de Nikitin, com 4 metros de altura. Ele tem um certificado de segurança na mão e uma bolsa grossa cheia de dinheiro pendurada em seu cinto.

Monumento a I.A.Krylov

O famoso escritor nasceu e foi criado em Tver. Tornou-se fabulista depois de deixar a cidade e antes disso trabalhou no magistrado provincial como sub-chanceler. O monumento inclui a figura de Krylov em um pedestal e 4 pequenas estelas de bronze dispostas como as páginas de um livro aberto. Nessas estelas estão os heróis das obras do grande escritor. A figura do fabulista mostra seu caráter descontraído e traços faciais baseados nas memórias de seus contemporâneos.

Monumento a A.S. Pushkin

Uma figura de bronze com mais de 3 metros de altura está instalada no jardim da cidade. O olhar do grande poeta dirige-se ao longe, às profundezas do jardim. Durante sua vida, Pushkin ficou em Tver 4 vezes, em uma de suas visitas, ele participou de um duelo. No ano da inauguração do monumento, 175 anos se passaram desde o nascimento de Pushkin - isso serviu como uma ocasião solene.

Monumento a Mikhail Tverskoy

Em 2008, no dia da escrita e cultura eslavas, um monumento ao Príncipe Mikhail de Tver foi inaugurado. Durante os anos de guerras destruidoras na Rússia, Mikhail Tverskoy prevaleceu na luta entre os príncipes. Mais tarde, porém, ele foi convocado para o Khan da Horda de Ouro e morto por se recusar a aceitar a fé de outra pessoa. A figura de bronze do príncipe Tver está instalada na praça, sobre um pedestal de granito. A altura de todo o monumento é superior a 8 metros.

"Contrato de Mil"

Em 1929, em Tver, foi assinado um acordo de competição socialista entre grandes fábricas têxteis - o “Acordo dos Milhares”. Mais de 58 mil trabalhadores participaram. A inauguração do monumento foi dedicada ao 50º aniversário deste evento. Figuras de bronze de trabalhadores têxteis estão instaladas contra o fundo do banner. E na frente do memorial estão gravadas as palavras: “O tratado não é apenas um pedaço de papel - o tratado é um juramento revolucionário. Trabalhadores de todos os países, uni-vos! "

Monumento a V.I.Lenin

O monumento foi erguido em 1929. Durante a guerra, o memorial foi destruído. Após a libertação de Tver, uma figura temporária de Lenin, feita de concreto, foi instalada em seu lugar. Somente em 1959 o monumento adquiriu seu aspecto moderno. Uma figura de bronze de Vladimir Ilyich ergue-se em um pedestal de pedra.

"Para a lendária tripulação de Stepan Gorobets"

O tankman, tenente júnior Gorobets, tornou-se famoso por suas ações corajosas e decisivas durante a libertação de Tver, então chamado de Kalinov. O tenente foi condecorado postumamente com a Estrela do Herói da União Soviética. O memorial foi inaugurado por iniciativa dos veteranos de Tver da Grande Guerra Patriótica. Os rostos dos petroleiros - membros da lendária tripulação são esculpidos na pedra.

Monumento aos Soldados-Internacionalistas

O memorial foi inaugurado em 2006. No centro da exposição está uma maquete do globo, na qual estão marcadas as zonas de conflitos militares. Eles foram atendidos por soldados soviéticos nascidos em Tver de 1956 a 2006. O monumento é dedicado a todos aqueles que morreram em locais críticos. A maioria dos nomes mencionados no memorial pertence a soldados mortos durante o conflito no Afeganistão.

Monumento a M.E.Saltykov-Shchedrin

De 1860 a 1862, Saltykov-Shchedrin foi o vice-governador de Tver, o que se refletiu em seu trabalho. O monumento é dedicado ao 150º aniversário do nascimento do escritor. A figura de Saltykov-Shchedrin, sentado em uma poltrona esculpida, é fundida em bronze e instalada em um pedestal de grafite cinza polido. Junto ao pedestal, na plataforma de granito, encontram-se bancos de pedra e candeeiros decorativos.

Monumento a M. Kalinin

Após a revolução, Tver foi renomeado como Kalinov - em homenagem a um dos líderes políticos do RCP (b). Mais tarde, em 1955, um monumento dedicado a ele foi erguido aqui. Em 2014, o monumento foi movido devido a escavações arqueológicas. A figura de bronze de Kalinov está instalada em um pedestal de pedra de 4 metros, a altura total do monumento é de mais de 8 metros.

Monumento aos submarinistas

Um memorial aos submarinistas que morreram no serviço foi erguido no dique de Afanasy Nikitin. O monumento é fundido em bronze, no centro da composição estão 2 marinheiros. Um deles levanta um camarada que caiu inconsciente na casa do leme. Na frente das figuras, há duas âncoras de navios e, na parte traseira, imagens de submarinos com as bandeiras da Federação Russa e da URSS. O monumento foi erguido por iniciativa dos veteranos-submarinistas de Tver.

"Amizade dos Povos"

Um monumento dedicado à unidade dos povos e nacionalidades da União Soviética foi erguido na Praça da Paz em 1959. O memorial inclui 3 figuras: um homem branco, uma menina asiática e um menino negro. Eles têm nas mãos um globo e pombas - símbolos de paz e harmonia entre os povos que vivem no território da URSS.

Coluna Golovinskaya

O chefe da Tver, A.F. Golovinsky, ergueu uma muralha que protegia os residentes das inundações. O poço foi batizado popularmente como Golovinsky - a coluna foi nomeada em sua homenagem. Em 1867, em memória da construção e da cabeceira da cidade, um pequeno memorial foi erguido às custas dos moradores. É uma coluna de granito de tampo quadrado e no topo uma bola montada em plataforma. Uma placa comemorativa é fixada sob a bola. O monumento mudou várias vezes de localização.

"Enterro de Smolensk"

Inicialmente, no local do enterro de Smolensk, havia duas valas comuns com estelas separadas. Mas em 2010, os memoriais foram fundidos. No centro está instalada uma laje de granito, à qual se juntam altos relevos nas duas faces.Os nomes dos habitantes de Tver que morreram durante a Grande Guerra Patriótica estão gravados neles. Em memória das vítimas, uma chama eterna foi erguida e solenemente acesa no memorial.

Monumento a G.K. Zhukov

O lendário herói de guerra, o marechal Zhukov, serviu em Tver como soldado raso. Em 1995, a figura de Georgy Konstantinovich foi instalada em frente ao prédio da academia de defesa aeroespacial. O monumento pretende ser um exemplo para os alunos da Academia e lembrá-los do grande compatriota que anteriormente serviu em Tver.

"Aos liquidatários da catástrofe de Chernobyl"

Mais de 2.000 especialistas foram enviados de Tver para eliminar as consequências do acidente de Chernobyl. Em 2006, 20 anos após o desastre, um memorial foi erguido em uma das praças da cidade. No centro está um homem, um dos liquidantes. Ele interrompe a radiação perigosa com os braços bem abertos. Após 2 anos, a praça em que o monumento foi erguido foi renomeada para “Praça dos Heróis de Chernobyl”.

“Em memória das vítimas da repressão”

O memorial foi erguido em 1997 no jardim público de Kazakov e é dedicado às vítimas inocentes da década de 1930. O monumento retrata um homem de cabeça baixa, ajoelhado, com um buraco no peito. O local para a inauguração do memorial não foi escolhido por acaso - no início do século 20, uma filial do NKVD estava instalada aqui. De acordo com alguns relatos, prisioneiros foram baleados lá.

Monumento familiar

A composição foi criada em 2016 e é dedicada à família e aos valores familiares. As figuras dos pais - um pai e uma mãe grávida - são fundidas em bronze. Com eles - três filhos - duas filhas e um filho. A imagem da família acabou por ser coletiva e tradicional - o homem é um pouco mais alto que a mulher, os rostos dos filhos expressam alegria e diversão. A pedido de turistas e moradores da cidade, o monumento foi virado para que os rostos das figuras estivessem voltados para o prédio do circo, e de costas para a fonte. Isso era feito porque os turistas não gostavam de fotos tendo como pano de fundo o circo da cidade.

Monumento ao Pescador

A figura de bronze de um pescador foi instalada em 2016 e rapidamente se tornou popular entre os moradores da cidade e turistas. À distância, o monumento é difícil de distinguir de uma pessoa viva - parece tão natural. A figura de um homem com uma vara de pescar e um balde cheio de peixes foi instalada com recursos privados, e seu autor permanece desconhecido.

Monumento aos poetas dos anos 60

Muitos poetas e cantores famosos compareceram à inauguração do monumento. É dedicado a personalidades culturais do período soviético e tem o formato de uma estante. Contém livros de autores famosos - Voznesensky, Vysotsky, Yevtushenko e outros. A altura do monumento é de cerca de três metros. A ocasião solene para a abertura foi o 88º aniversário de Andrei Dementyev, o famoso poeta de Tver.

Monumento aos funcionários dos órgãos de corregedoria

O memorial é dedicado aos funcionários da corregedoria que morreram durante a Grande Guerra Patriótica. Logo após a inauguração, o monumento tornou-se local de lembrança de todos os funcionários da corregedoria falecidos durante a execução. O memorial é erguido sobre lajes de granito cinza, com inscrição comemorativa entalhada na parte superior. Existem placas ao longo do perímetro com os nomes das vítimas.

Monumento a Cirilo e Metódio

Esculturas de bronze de Cirilo e Metódio com o alfabeto eslavo nas mãos estão instaladas em um pedestal de pedra no parque da faculdade de filologia da Universidade de Tver. A inauguração ocorreu em 2014, e a construção do monumento começou em 2009, quando Tver se tornou o centro das comemorações do Dia da Literatura e Cultura Eslava. O monumento foi inaugurado no VI Festival de Poesia Eslava "Cartas Cantantes".

"Aos lutadores caídos para outubro mundial"

Uma vala comum está localizada na Praça da Revolução. Onze dos revolucionários mais ativos de Tver que morreram durante a Guerra Civil estão enterrados nele. Desde 1927, um monumento foi erguido aqui. O memorial é uma laje de granito com uma coluna de mármore preto sobre ela. No topo existe uma tigela com uma estrela de cinco pontas e a inscrição: "1917 - 1927". Uma coroa de louros e uma placa memorial com os nomes dos mortos estão gravadas na lápide. As correntes são esticadas através dos postes nos cantos da lápide.

Monumento a Karl Marx

O busto do filósofo e ideólogo do comunismo alemão foi instalado em Tver em 1919. A escultura encontra-se sobre um pedestal de um metro e meio, no qual está gravada a inscrição: “Trabalhadores de todos os países, uni-vos”. Em 1991, o busto original foi quebrado, posteriormente restaurado e transferido para uma galeria de arte. Ele está lá até hoje. Uma cópia do busto original é instalada no pedestal.

"Aircraft MiG-23 MLD"

O monumento foi inaugurado em homenagem aos veteranos da Grande Guerra Patriótica que serviram nas tropas antiaéreas e na Força Aérea. Uma cópia reduzida da aeronave MIG-23 foi instalada no território do Instituto de Pesquisas de Tecnologias da Informação em 2009. Há uma placa memorial ao lado do avião. A passagem para o monumento é difícil, pois fica em uma área fechada.

Estela comemorativa ao 110º aniversário da fundação da TVZ

O monumento foi erguido em 2008 e simboliza os avanços da Tver Carriage Works. Na década de 1970, um trem ferroviário usando motores a jato foi criado aqui. O trem a jato foi acelerado para 267 km / h. Mas o modelo foi considerado inadequado para uso em massa devido ao seu alto custo e forte ruído. Foi ela quem se tornou a base do monumento - um trem com motor a jato de avião.

"Tank-T34"

O monumento foi erguido nos arredores de Tver e é dedicado à façanha da tripulação do tenente júnior Gorobets. A brigada de tanques, que incluía Gorobets, foi incumbida do reconhecimento em vigor. O tanque de Gorobets foi um dos primeiros a entrar na batalha. Tendo perdido contato com o resto das forças blindadas, Gorobets invadiu a cidade e os subúrbios. A tripulação voltou da missão com força total. O monumento foi aberto para o 25º aniversário da libertação de Kalinov - o lendário "trinta e quatro" foi instalado no pedestal.

Pin
Send
Share
Send