A região de Belgorod faz fronteira com a Ucrânia. As fronteiras da região foram finalmente formadas apenas em 1954. Desde então, o desenvolvimento vem progredindo, principalmente nos grandes assentamentos. Foi assim que museus, hotéis e locais de entretenimento modernos surgiram em Stary Oskol para atrair turistas.
Freqüentemente, as cidades da região eram baseadas nas margens dos rios. Por exemplo, Gubkin usa ativamente as belezas naturais da região: 5 grandes centros recreativos já foram construídos, que funcionam durante todo o ano. Em Grayvoron, você pode visitar um zoológico de verdade, embora pequeno. Em Biryucha, os restos das fortificações erguidas no século XVII sobreviveram.
As maiores cidades da região de Belgorod
Lista das maiores cidades em população da região.
Belgorod
O centro administrativo da região foi o primeiro na época a receber o título de "Cidade da Glória Militar". Os bairros da cidade diferem entre si em termos de arquitetura e planejamento, pois foram formados em diferentes períodos históricos. Uma sociedade filarmônica, mais de 10 museus, estúdios e teatros foram abertos, incluindo "Two Monkeys", que se dedica à palhaçada. Dezenas de locais ortodoxos foram restaurados, incluindo o Mosteiro Martha-Mariinsky.
População - 392 mil pessoas.
Stary Oskol
Ocupa territórios ao norte da região. Situa-se no rio Oskol e seus afluentes. Existem 12 igrejas ortodoxas na cidade, das quais a mais antiga é a Santíssima Trindade. E a principal é a Catedral de Alexandre Nevsky. Entre os museus de Stary Oskol existem vários museus inusitados, incluindo o Zhelezno! A Casa dos Artistas e Artesanatos, bem como a galeria de arte Blik estão abertas à visitação durante todo o ano.
População - 223 mil pessoas.
Gubkin
Ele se espalha ao longo de ambas as margens do rio Oskolets. Uma das cidades mais setentrionais da região. Vários teatros foram estabelecidos, incluindo o teatro folclórico Grotesco. Um dos museus da cidade é dedicado à anomalia magnética de Kursk. São colocadas praças e parques, fontes são ligadas durante a temporada, há uma praia da cidade com a infraestrutura necessária. Cinco grandes centros recreativos foram construídos nos subúrbios.
População - 87 mil pessoas.
Shebekino
Localizado na zona de fronteira com a Ucrânia. Para Belgorod daqui a cerca de 32 km. O museu de história e arte local foi inaugurado em 1984. Sua exposição está dividida em 4 salas temáticas. Outras atrações: a tumba de Rebinder, a Igreja do Ícone da Mãe de Deus de Todos que Sofrem, Alegria de Todos que Sofrem, o escritório da fábrica de açúcar, o busto de Viti Zakharchenko, que foi baleado pelos nazistas.
População - 41 mil pessoas.
Alekseevka
Ele está localizado no leste e até 1954 pertencia à região de Voronezh. Muita atenção foi dada à vida cultural da cidade em todos os momentos. Vários grupos musicais e artísticos foram criados. Um museu de história local foi inaugurado desde 1923. Existem 4 igrejas ortodoxas em Alekseevka. Um deles - o Holy Life-Giving Trinity - é o edifício de pedra mais antigo da área.
População - 38 mil pessoas.
Valuyki
A cidade mais ao sul da região está localizada a 15 km da fronteira do estado com a Ucrânia. O principal museu de Valuyki é um museu de história e arte. É um centro cultural, educacional e científico da vida urbana. Existem duas igrejas ortodoxas - São Nicolau, o Maravilhas, e o Santo Mártir Inácio, o portador de Deus. O Mosteiro de Nicolau da Assunção Valuisky também foi restaurado.
População - 34 mil pessoas.
Construtor
A cidade mais jovem da região apareceu nos mapas em 1958 e recebeu o status de cidade em 2000. Foi fundada em conexão com a construção de uma mina. Daqui para Belgorod 21 km. Desde meados dos anos 90 funciona um museu de história local, onde são apresentadas exposições não só sobre a história da região, mas também sobre as suas características naturais. Estúdios, seções e clubes de interesse foram criados com base na Casa de Cultura Zvezdny.
População - 24 mil pessoas.
Novy Oskol
Ele se espalha ao longo da margem esquerda do rio Oskol. Os marcos arquitetônicos incluem vários edifícios, incluindo o distrito Casa da Cultura. Um dos principais monumentos de Novy Oskol é uma dedicatória ao fundador da cidade, o czar Alexei Mikhailovich. Um monumento a Lenin ficava neste lugar no passado. O Beco da Glória dos Heróis e um memorial da glória militar em memória da Grande Guerra Patriótica foram criados.
População - 18 mil pessoas.
Biryuch
Localizada na zona nascente da região. Monumentos arquitetônicos da cidade: o edifício do antigo zemstvo, a Catedral da Intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, a Igreja da Natividade da Virgem, a igreja Mitrofanovskaya, galeria comercial. Há um museu de tradição local. Não muito longe da cidade, você pode encontrar a linha de entalhe de Belgorod - os restos de fortificações criadas no século 17 para proteção contra ataques.
População - 7 mil pessoas.
Grayvoron
A cidade mais ocidental da região fica em um afluente do Dnieper. O nome vem da língua eslava da Igreja Antiga e se traduz como "um bando de corvos". Em 1998, uma capela-igreja foi construída no local da morte de São Joasaph de Belgorod. Os turistas são recebidos em um zoológico organizado pela família Kornienko. Vários objetos arquitetônicos do século 19 foram preservados na cidade.
População - 6 mil pessoas.