25 melhores monumentos de Murom

Pin
Send
Share
Send

A antiga cidade de Murom, localizada na margem esquerda do Oka, possui uma rica história refletida em inúmeros monumentos históricos e arquitetônicos. Isso inclui não apenas templos e mosteiros antigos, mas também monumentos escultóricos dedicados a heróis de guerra, liquidantes do acidente de Chernobyl, figuras e eventos históricos famosos. Durante a Grande Guerra Patriótica, Murom estava na retaguarda e fornecia meios de defesa à frente, então o trem blindado Ilya Muromets montado em uma fábrica local tornou-se um dos monumentos icônicos da cidade.

Entre os monumentos mais originais estão a "Pedra Épica", que vai ao encontro dos hóspedes de Murom na entrada da cidade, e a "Murom Kalach". E o monumento mais alto da cidade é uma escultura de bronze do herói da terra russa - Ilya Muromets, que era desses lugares.

Monumentos históricos e modernos de Murom

Lista dos monumentos mais famosos da cidade!

Monumento a Ilya Muromets

O monumento ao famoso herói, projetado pelo escultor V.M.Klykov, foi inaugurado no Jardim Oka da cidade de Murom em 1999. Os residentes de Murom têm orgulho de seu conterrâneo, que nasceu na aldeia vizinha de Karacharovo e, graças à sua inteligência e força notável, se tornou o herói de muitos épicos e lendas folclóricas. A altura do monumento é de 21 metros, junto com um pedestal de pedra, esculturas de grifos estão instaladas nos cantos, simbolizando o poder do exército russo. O próprio Ilya está vestido com uma armadura e um capacete. O herói segura uma espada na mão direita e uma pequena cruz na esquerda. Uma capa monástica será colocada sobre o ombro de um poderoso guerreiro. Assim, o escultor marcou o estatuto espiritual do herói, que desde meados do século XVII tem sido glorificado pela Igreja Ortodoxa Russa perante os santos.

Monumentos a Pedro e Fevronia

Uma única composição dos santos nobres príncipes Pedro e Fevronia foi estabelecida em Murom em 2012. Isto foi precedido por um grande trabalho dos moradores da cidade para renovar a veneração dos santos Murom, que são um exemplo de fidelidade conjugal e piedade. O casal principesco é moldado em bronze e a seus pés está sentado um pequeno coelho - um símbolo de fertilidade e disposição gentil. De acordo com a tradição estabelecida, os habitantes da cidade e visitantes da cidade esfregam o nariz do roedor na esperança do favor do destino.

Monumento a V.I.Lenin na praça do 1100º aniversário de Murom

Na praça central da cidade, que recebeu seu nome moderno em 1962, existe um monumento a V. Lenin do escultor Y. Neroda. Por coincidência, foi instalada no mesmo ano de 1962, porém, isso não foi feito em conexão com o 1100º aniversário da cidade, mas para comemorar o 45º aniversário da Grande Revolução Socialista de Outubro. A escultura do líder do proletariado é feita em pleno crescimento e instalada sobre um alto pedestal de granito em frente ao prédio da administração. Anteriormente neste local por vários séculos havia uma Igreja da Natividade de Cristo, que foi demolida nos anos soviéticos.

Obelisco aos soldados que morreram durante a Segunda Guerra Mundial

O monumento aos soldados que morreram na Grande Guerra Patriótica foi erguido por iniciativa dos trabalhadores da fábrica de Ordzhonikidze em 1970, quando se comemorou o 25º aniversário da Vitória. O memorial é composto por dois pilares elevados, simbolizando a contribuição comum de pais e filhos para a conquista da vitória. Dentro dos postes estão cápsulas com terra das cidades heróicas e dos locais onde os Muromets lutaram. Na base do poste frontal há uma figura de três metros de um soldado desconhecido.

"Murom kalach"

Um monumento brilhante e incomum ao Murom Kalach foi instalado em 2012 perto do mercado da cidade. Este tipo de panificação é considerado um símbolo da cidade e da sua pátria, pois, de acordo com os documentos preservados, os pãezinhos em Murom são cozidos desde meados do século XVI. Um rolo de cerâmica com cerca de 100 kg está instalado em um pedestal decorado com o brasão da cidade. Em forma, "Muromsky kalach" é idêntico a um produto de confeitaria real. A solução original é equipar o monumento com um sistema de aquecimento e um sistema para manter a temperatura a 35 °.

Monumento a N.F. Gastello

O monumento foi erguido em 1964 na praça da estação ferroviária de Murom e é uma composição arquitetônica e artística composta por um busto de N. Gastello, criado em 1943 pelo escultor AO Bombel, e uma estela "em homenagem ao 40º aniversário da imortalidade façanha do Capitão N. ". Quando o avião de Gastello recebeu um buraco do inimigo, o destemido piloto direcionou o carro para os tanques de combustível alemães. Tendo ele mesmo morrido, ele destruiu muitos aviões alemães e recebeu o título póstumo de Herói da União Soviética.

Monumento a V.K.Zvorykin

O monumento ao destacado cientista e inventor, natural da cidade de Murom, Vladimir Zvorykin foi erguido em 2013 em frente à casa ancestral da família Zvorykin, onde o futuro fundador da televisão em cores passou sua infância e juventude. Os autores do monumento - o escultor P. Shcheglov, o arquiteto M. Nedzelsky e o designer S. Lebedev - decidiram retratar Zvorykin como um jovem recém-formado na universidade. Um jovem cientista senta-se em um banco e olha pensativo ao longe, como se antecipasse o enorme impacto que suas descobertas no campo da eletrônica de rádio terão na vida das pessoas comuns.

Monumento a A.V. Ermakov

Um busto de bronze do prefeito Alexei Vasilyevich Ermakov foi solenemente inaugurado no centro de Murom em outubro de 2012 em homenagem ao 150º aniversário da ascensão de Ermakov ao cargo. Aleksey Vasilyevich, embora não fosse natural de Murom, fez mais pela cidade do que qualquer outra pessoa. Os autores do monumento são o escultor V. Surovtsev e o arquiteto M. Baranova, e os fundos para sua criação foram doados por empresários Murom e cidadãos comuns.

Pedra épica

Uma enorme pedra com uma imagem gravada do herói épico Ilya Muromets foi instalada na entrada da cidade em 1967. Uma linha do "Conto dos Anos Passados" está gravada na pedra, na qual a cidade de Murom é mencionada pela primeira vez. O enorme bloco foi transformado em objeto de arte pelo escultor S. Nikolaev e pelo arquiteto N. Bespalov. A pedra épica lembra a história centenária da cidade, na qual os heróis russos ocuparam um lugar especial.

Trem blindado "Ilya Muromets"

O trem blindado foi construído em 1941-1942 por trabalhadores das oficinas de reparo de locomotivas a vapor Murom como um presente para a frente. Eles deram o nome de Ilya Muromets. O "Herói de Ferro" se tornou um imitador digno de seu protótipo histórico e destruiu em batalha muitos aviões fascistas, morteiros e até mesmo o trem blindado de Adolf Hitler. O trem em si recebeu apenas pequenos danos e ganhou o título de trem blindado mais poderoso do mundo. Em 1971, um modelo em tamanho real e uma placa comemorativa foram instalados no parque do 50º aniversário do poder soviético, no qual estavam listados os nomes de todos os tripulantes do trem blindado.

Busto de R. A. Belyakov

O nome do engenheiro de design soviético e russo R. Belyakov, duas vezes Herói do Trabalho Socialista, designer geral do A. Mikoyan Design Bureau e ganhador de vários prêmios, foi imortalizado em bronze pelo escultor V. Fetisov e pelo arquiteto Y. Arndt. O monumento ao talentoso nativo da cidade de Murom foi erguido em 1984 durante a vida de um notável projetista de aeronaves na praça que também leva seu nome.

Monumento ao Trabalho

Um monumento incomum no espírito do realismo socialista surgiu na Praça do Trabalho nos anos 60 do século XX, juntamente com a formação da própria praça no local do antigo posto avançado de Moscou. É uma estrutura metálica multifacetada que lembra espigas de trigo. O feixe de trigo é, por assim dizer, dividido em duas partes, interligadas por uma enorme engrenagem, e em seus lados externos estão representadas as ferramentas do trabalho socialista - uma foice e um martelo.

Monumento a M. Lakin

Um monumento em homenagem a M.Lakina foi inaugurada em 1967 na presença de parentes do revolucionário. Mikhail Lakin classificou-se entre os social-democratas e participou nas greves dos trabalhadores da cidade de Ivanovo-Voskresensk em 1905. O monumento é uma simples laje de concreto com uma imagem escultural do rosto de um revolucionário.

Locomotiva a vapor "Victory" L-2248

O monumento à locomotiva a vapor L-2248 foi instalado na estação ferroviária de Murom em 2002 em homenagem ao 140º aniversário da ferrovia Gorky. As locomotivas da série L, em homenagem à primeira letra do sobrenome do projetista geral da fábrica de Kolomna LS Lebedyansky, tornaram-se as locomotivas mais potentes do mundo inteiro. A produção em massa de locomotivas a vapor de carga de linha principal durou apenas alguns anos, de 1947 a 1955, mas o carro teve tanto sucesso que seus criadores receberam o Prêmio Stalin.

Monumento às Vítimas da Repressão Política

O monumento, projetado pelo escultor V. Shepet, foi inaugurado em agosto de 1996 no centro histórico de Murom. É dedicado ao povo de Murom que foi vítima da repressão política. Os fundos para a criação e instalação do monumento foram alocados no orçamento da cidade. A composição escultórica é composta por duas placas de granito, em forma de vela, numa das quais está gravada uma cruz ortodoxa e, nas outras palavras, estão escritas, destinadas a proteger os descendentes de repetir o passado terrível.

"Anjo Enlutado"

O Monumento ao Anjo Enlutado foi erguido em memória dos Muromets que morreram no Afeganistão, Tajiquistão, Chechênia e outros pontos críticos. A figura de um anjo foi esculpida na placa de armadura pelos trabalhadores de "Muromteplovoz", o contorno interno forma uma vela acesa. O anjo está instalado em um grande pedestal feito de granito da Carélia e expressa o profundo arrependimento dos vivos diante dos mortos nos terríveis conflitos militares das últimas décadas.

"União de amor - um casamento sábio"

A escultura, projetada por N. Shcherbakov, foi instalada no centro de Murom, em frente ao cartório para a edificação de jovens esposos. Glorificados como santos, o Príncipe Pedro e a Princesa Fevronia são retratados ajoelhados com as mãos estendidas ternamente um para o outro. O monumento foi inaugurado em 8 de julho de 2008 - no primeiro ano da celebração oficial de um novo feriado russo - o dia do Amor, Família e Fidelidade, programado para comemorar esses santos Murom.

Monumento aos recrutas que morreram nas batalhas pela pátria

Este monumento austero e majestoso do famoso escultor de Moscou L. Berlin foi instalado em 1975 na aldeia Verbovsky de Murom em memória de seus habitantes que morreram durante a Segunda Guerra Mundial. O local do monumento foi escolhido de forma que todos os que passassem olhassem involuntariamente as figuras de bronze dos recrutas e não se esquecessem do alto preço que o povo soviético pagou pela libertação do país e do mundo. fascismo.

Monumento a Krasnoluchevites que caíram durante a Segunda Guerra Mundial

O memorial aos soldados de Krasnoluchev caídos na Grande Guerra Patriótica foi erguido no território da empresa Krasny Luch para comemorar o 30º aniversário da vitória sobre o fascismo, e em 8 de maio de 2017, em clima solene, foi transferido para o prédio da escola Murom nº 5. A laje de granito lista os nomes dos trabalhadores da fábrica de algodão, que deram suas vidas pela liberdade e independência de seu país natal.

Pedra Memorial N. von Mecca

O monumento em forma de um enorme bloco de pedra com uma placa memorial dedicada ao Presidente do Conselho da Sociedade Ferroviária Moscou-Kazan e o verdadeiro patriota da Rússia N. von Meck foi erguido em 2 de agosto de 2013 na estação ferroviária Praça de Murom. Nikolai Karlovich von Meck foi o maior ferroviário russo que deu uma enorme contribuição para a construção e modernização das ferrovias e para a melhoria das condições sociais e de vida dos ferroviários.

Monumento a F.E.Dzerzhinsky

Inicialmente, o monumento a F. Dzerzhinsky foi instalado no território de uma fábrica de reparos de locomotivas a vapor em sua homenagem, localizada perto da ferrovia de Kazan. Posteriormente, em 1967, o monumento foi retirado do lado de fora do empreendimento e instalado no parque reconstruído entre os portões da usina e a st. Filatov. O monumento é uma base de pedra branca, sobre a qual está instalado um busto de bronze do revolucionário e político F. Dzerzhinsky.

Monumento a A. Krasnukhin

O monumento em homenagem ao herói da URSS, o piloto A. Krasnukhin, foi erguido em 1983 próximo à fábrica Krasny Luch, onde trabalhou antes de se tornar piloto da aviação militar. Os autores da composição são o escultor I. Beschastnov e o arquiteto V. Fitkovsky. Natural da aldeia de Krivitsy, distrito de Murom, ascendeu ao posto de major e recebeu muitas encomendas e prémios, mas o início de vida do futuro piloto destemido foi dado precisamente na fábrica de algodão, conforme evidenciado pela inscrição no monumento.

Monumento aos liquidantes do acidente na usina nuclear de Chernobyl

Um modesto memorial na forma de um grande bloco de pedra com uma placa comemorativa foi erguido em Murom em memória dos 272 residentes de Murom que participaram da eliminação das consequências do pior desastre causado pelo homem na história da humanidade. Moradores da cidade, entre os quais há muitos parentes dos liquidantes do acidente, organizam regularmente reuniões comemorativas e depositam flores no memorial.

Obelisco aos participantes dos eventos revolucionários de 1905

Supõe-se que o obelisco dedicado aos participantes dos eventos revolucionários de 1905 foi erguido nas décadas de 1920 e 1930, embora nenhuma informação precisa tenha sobrevivido. Em uma baixa coluna de pedra, há uma placa em memória da primeira revolução proletária e as ações ativas dos trabalhadores de Murom para defender seus direitos e liberdades.

Monumento às vítimas do massacre de 1º de maio de 1906

Uma grande placa de pedra com baixo-relevo representando os participantes da celebração do Primeiro de Maio da juventude trabalhadora e estudantil na cidade de Murom foi instalada no Parque Lenin de Cultura e Lazer (Parque Oksky) no local da execução pela polícia de participantes da manifestação do Dia de Maio em 1906. O monumento está visivelmente degradado desde a sua instalação, mas guarda a memória dos difíceis acontecimentos do início do século XX.

Pin
Send
Share
Send