Anapa é uma das principais cidades turísticas da Rússia. O mar esquenta rapidamente e é dividido em seções convencionais, onde famílias e amantes radicais podem relaxar confortavelmente. A situação ecológica também não é motivo de preocupação. Apesar de os preços das férias na Anapa se manterem democráticos, aqui a época turística é bastante movimentada.
Os temas de resort e entretenimento prevalecem quando se trata dos monumentos da cidade. Um de seus símbolos, o Chapéu Branco, é encontrado tanto como monumento independente quanto como parte de outras composições. O monumento "Porta Russa" merece atenção especial. É um objeto da herança otomana, um fragmento preservado da fortaleza de Anapa.
Monumentos históricos e modernos de Anapa
Lista dos monumentos mais famosos de Anapa!
"Chapéu branco"
O lúdico monumento que surgiu em 2007 na entrada do parque da cidade tornou-se imediatamente o símbolo não oficial da Anapa. Um chapéu de mármore branco foi colocado em uma rocha impressionante. Há um lugar próximo para se levantar e tirar uma foto. Por meio do folclore, principalmente das canções, esse cocar se instalou firmemente nos pensamentos dos veranistas. Além disso, o chapéu é um companheiro constante dos banhistas.
"Chama eterna"
O fogo foi aceso pela primeira vez em 1967 e, desde então, ele não adormeceu. A abertura do memorial foi programada para coincidir com a celebração do 60º aniversário da revolução. O monumento é dedicado aos que morreram, tanto na guerra civil quanto na segunda guerra mundial. O primeiro monumento neste local apareceu anteriormente durante o enterro dos restos mortais dos soldados. E em 2009, o Beco da Memória foi colocado nas proximidades. Participantes das guerras do Afeganistão e da Chechênia também foram homenageados na composição.
"Glória da Cidade Militar"
Stella em estilo clássico. Exatamente os mesmos estão instalados em outras cidades do país, com título semelhante. Na Anapa, o monumento foi inaugurado em 2013. A altura é superior a 14,5 metros. A estrutura é em granito escuro. Uma águia de duas cabeças ostenta em seu topo. Com base na coluna, é escrito um texto sobre a atribuição do título de uma cidade de glória militar, e o brasão de Anapa também é retratado. Existem painéis de relevo na base inferior.
Monumento ao Veranista
Os cônjuges escultores Kuprins decidiram dar à cidade a sua visão de turista típico. Sua obra atinge 8 metros de comprimento e 2 metros de largura. O monumento representa um homem nu que está se bronzeando sob o sol escaldante. Ele está parcialmente enterrado em seixos e seu corpo está coberto da barriga aos joelhos por um enorme chapéu branco. Este cocar é um símbolo da Anapa, então o monumento é duplamente significativo.
"Águia subindo"
Partida da aldeia de Supsekh - o início da Cordilheira do Cáucaso. Há muito que aqui existe um excelente miradouro, que permite admirar a cidade turística de cima. Em 2013, foi decorado com uma águia voadora. A obra do escultor Vasily Polyakov e do arquiteto Yuri Rysin é feita de metal-plástico, também é bronze frio. O monumento tornou-se imediatamente um dos recomendados para visita no meio turístico.
"Scarlet Sails"
O navio, como se descesse das páginas de uma fonte literária, está instalado no aterro central da cidade. O objeto de arte é forte o suficiente para que as crianças subindo nele não causem nenhum dano à estrutura ao longo dos anos de "uso". As velas não são apenas escarlates, elas são incrivelmente brilhantes e visíveis de longe. Cada vez mais são produzidos suvenires com a imagem deste monumento, o que faz com que esteja ganhando pontos de popularidade entre os turistas.
Monumento a V.I.Lenin
Para erigir um monumento ao líder do proletariado mundial em Anapa, eles escolheram não a praça ou território tradicional em frente ao prédio da administração para tal escultura, mas um parque pitoresco. O beco é pavimentado em torno do pedestal alto. Há uma grande fonte em frente a ela. A figura de Lenin, neste caso, personifica a liberdade: a facilidade dos movimentos congelados, as pernas bem afastadas e o casaco aberto.
Portão russo
O único monumento que lembra a história da cidade, quando ainda não era balneário. A fortaleza de Anapa, construída pelos turcos, não foi capturada e mantida pelos militares russos na primeira vez. Das antigas fortificações otomanas após guerras e incêndios, apenas os portões localizados no território do Parque do 30º aniversário da Vitória milagrosamente sobreviveram. A altura da estrutura é de cerca de 8 metros. Objeto de herança cultural da Federação Russa.
"Aos cossacos que caíram nas paredes da fortaleza de Anapa"
O monumento está localizado perto do Portão Russo - a única parte sobrevivente da fortaleza de Anapa. Foram esses bastiões que ajudaram a tomar e segurar os cossacos. O feito foi celebrado em 2013 com a criação de um memorial. Uma pedra branca irregular é colocada verticalmente. Foi consagrado, e a área ao redor foi pavimentada com azulejos. Uma placa com informações e uma pequena cruz foram colocadas no monumento.
Monumento a A.D.Bezkrovny
Em 1999, a comunidade cossaca iniciou a inauguração de um monumento ao herói da Guerra Patriótica de 1812, Alexei Bezkrovny. O busto foi instalado sobre um pedestal branco que se destaca na composição geral. A expressão no rosto do chefe transmite a determinação de seu caráter. Ele usa um cocar tradicional cossaco na cabeça e partes do uniforme que são visíveis a olho nu falam eloqüentemente sobre a filiação militar.
Monumento ao Doutor Aibolit
Você pode encontrar um personagem da obra de Chukovsky na Rua Kalinin. O Doutor Aibolit está sentado em um tronco de árvore caído cercado por criaturas vivas. O escultor Vasily Polyakov e o arquiteto Yuri Rysin criaram sua imagem de acordo com o livro. Cada detalhe da composição é feito em um único esquema de cores. De acordo com as crenças locais, tocar em um esquilo, um papagaio ou um chapéu de médico ajudará a se livrar de várias doenças.
"Três velas"
A composição triste foi preparada para 2005, no dia da celebração do 60º aniversário da Vitória. A ideia do monumento foi escolhida em concurso aberto, e a aluna do ginásio Polina Goryaeva venceu. O dinheiro para o projeto foi arrecadado em uma maratona de caridade. 11 anos depois, a reconstrução foi realizada. As mudanças afetaram o uso de LEDs, bem como a substituição da fiação e do material de revestimento.
Monumento a D.S.Kalinin
Em maio de 1943, durante a defesa da cidade, os soldados do Exército Vermelho realizaram um verdadeiro feito. Entre eles estava Dmitry Kalinin. O capitão explodiu a si mesmo e a vários oficiais inimigos que tentavam capturá-lo. Ele recebeu o título de Herói da União Soviética postumamente. Um complexo memorial foi construído no local da batalha perto de Sukko. Uma parte importante dele é um obelisco de 7 metros de altura. No túmulo do próprio Kalinin, uma figura de 5 metros de um pára-quedista está instalada.
Monumento aos guerreiros afegãos
A Anapa na guerra do Afeganistão foi representada por cerca de duzentos soldados. Alguns deles não voltaram ou ficaram com uma deficiência para a vida. Em 1992, um monumento aos soldados afegãos foi erguido na Calçada da Fama. Um homem de uniforme está sentado em uma pedra com a cabeça baixa. Cada detalhe em sua figura e expressão facial expressa tristeza. A escultura foi criada com doações voluntárias da população da cidade.
Monumento às vítimas de Chernobyl
Um monumento lacônico e simbólico surgiu na cidade no ano do 10º aniversário do desastre na usina nuclear de Chernobyl. Pessoas das regiões afetadas foram levadas para a Anapa para tratamento e reabilitação. No total, no verão de 1986, o resort recebeu cerca de 12 mil pessoas. O monumento é uma laje de pedra irregular com uma borda "derretida". Eles não tentaram torná-lo estético, pelo contrário, o monumento deve lembrar os horrores do ocorrido.
Avião MiG-17
Em 1969, um MiG-17 desativado foi instalado perto do campo pioneiro. Embaixo dele, havia um pedestal de concreto inclinado para criar a ilusão de vôo. Atualmente, o acampamento não existe mais, mas o mar ainda está a apenas algumas centenas de metros. O avião parece descuidado e precisa de restauração.Sua cabine é quase toda revestida de ferro, o número lateral foi redesenhado a bordo e a pintura do pedestal descascou.
Monumento a A. Pushkin
O busto do grande poeta russo está instalado na rua de mesmo nome. Distingue-se por soluções de plástico originais, modelagem monumental e um pedestal alto e estreito. Pushkin não visitou Anapa, pois naquela época essas terras faziam parte do Império Otomano. No entanto, ele estava em Taman durante seu exílio, portanto, vários monumentos em homenagem a Pushkin foram erguidos ao longo de toda a costa do Mar Negro.
Monumento a A. Korytin
Andrey Korytin entrou para a história principalmente como designer e engenheiro. Graças ao seu trabalho, apareceu um avião a jato que poderia pousar na água. Após a aposentadoria, Andrei Sergeevich estudou arqueologia e história local. Ele ajudou a preservar uma série de artefatos encontrados durante a construção do complexo do hotel. O monumento ao residente honorário da Anapa foi erguido em 1990 em um jardim público no cruzamento das ruas Protapov e Tamanskaya.
Monumento a I.V.Gudovich
As façanhas do marechal de campo são difíceis de enumerar. Ele desempenhou um papel fundamental em uma série de batalhas na costa do Mar Negro, incluindo a conquista da atual Odessa dos turcos e a ocupação da fortaleza Anapa. Por seu serviço, Gudovich recebeu a ordem das mãos da Imperatriz. Seu busto foi instalado em um dos locais mais pitorescos da cidade, na Rua Protapova. A área ao redor está soterrada por vegetação e caminhos pavimentados levam ao monumento.
"Pérola"
Os temas do mar e do resort são amplamente explorados por escultores que trabalharam nos monumentos da cidade. O representante mais brilhante - "Concha com uma pérola" ou simplesmente "Pérola" está localizado no cruzamento das ruas Gorky e Grebenskaya. Em frente está o Hotel Edem. O monumento branco como a neve é primitivo em sua execução. A concha aberta repousa sobre uma pedra, a abordagem é totalmente gratuita.
Monumento a V. A. Budzinsky
Vladimir Adolfovich Budzinsky esteve na origem do desenvolvimento da Anapa, quando a cidade se transformou em um resort. Ele enfatizou a singularidade do clima local, lama curativa e produtos ecológicos. O médico é retratado em pleno crescimento. Em uma mão ele tem um pergaminho desdobrado, e na outra - uma tigela com água Semigorsk. O próprio monumento foi erguido em frente ao sanatório Anapa. A sua inauguração foi programada para coincidir com o centenário do resort.
Monumento a N.K.Krupskaya
A esposa de Lenin desempenhou um papel importante na formação do Estado soviético. Entre outras coisas, ela supervisionava instalações educacionais e de saúde para crianças. Em frente ao sanatório "Nadezhda", em homenagem a Krupskaya, seu busto foi erguido no início dos anos 30 do século passado. Ele foi colocado em um pedestal largo e nunca foi restaurado. De vez em quando, aparecem marcas características no monumento, que não são visíveis à distância.
"Resorts para trabalhadores"
Uma grande estela branca como a neve apareceu na Anapa durante a era soviética. Tem o nome de uma das frases mencionadas no decreto do Conselho dos Comissários do Povo de abril de 1921. No passado, a imagem do monumento foi amplamente utilizada para cartões postais. Na estela, além do nome, estão as figuras de crianças, o rosto de uma mulher e os raios de sol. Você pode encontrar um objeto de uma época passada na Rua Tamanskaya, onde fica enterrado na vegetação durante a estação quente.
Monumento ao Encanador
Instalado diretamente em frente à entrada do prédio da concessionária de água da cidade. Ao contrário de colegas de outras cidades, o encanador de bronze da Anapa não parece direto do chão. A escotilha, onde, como está implícito, o corpo do encanador foi "escondido", foi colocada em um amplo gabinete cilíndrico. Portanto, o monumento fica melhor visível, mas a autenticidade e a credibilidade são prejudicadas. A composição foi complementada com detalhes, como uma chave inglesa.
“Aos que caíram nas batalhas pela Pátria e às vítimas do fascismo”
Não muito longe do aterro e do antigo cemitério, no passado, aqueles que morreram em decorrência de feridas eram sepultados nos campos da Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, os restos mortais de outras vítimas do fascismo foram transferidos para cá. Foi assim que o memorial foi formado: várias placas e placas comemorativas, uma vala comum, canteiros de flores quebrados, caminhos pavimentados e uma estela baixa no centro. Todos os anos, a vala comum torna-se o centro dos eventos memoriais no Dia da Vitória.
Monumento a V. N. Avanesov
A Anapa deve a Vladimir Avanesov o título de estância de saúde infantil do nível All-Union. Ele também supervisionou a abertura dos primeiros sanatórios. Em homenagem a este notável médico em 2008, foi construído um parque que leva o seu nome. Então, um busto de Avanesov apareceu aqui. Foi instalado sobre um pequeno pedestal de luz com uma placa acoplada, onde foram colocadas pequenas informações sobre as atividades e biografia do médico.
Monumento aos soldados paraquedistas
Ao longo de sua vida adulta, Gegam Polyadenets, um historiador local, coletou materiais sobre o passado de sua terra natal. As evidências e os documentos que encontrou ajudaram a restaurar os eventos de 1943. Então, durante a defesa da cidade, muitos soldados morreram. Embora o financiamento tenha sido muito pobre, em 2006 o grupo de iniciativa conseguiu a inauguração de um monumento glorificando a façanha dos paraquedistas na Estação da Marinha.
Monumento a V.M. Evskin
Em 1996, Vyacheslav Yevskin, junto com seus colegas do FSB, fez uma viagem de negócios à Chechênia. Durante uma das batalhas, ele foi cercado e explodiu a si mesmo e vários militantes com a última granada restante. O major foi condecorado postumamente com o título de Herói da Rússia. Seu busto foi instalado em sua pequena terra natal 10 anos depois. Moradores de Krasnodar Anatoly Gurin como arquiteto e Nikolai Bugaev como escultor trabalharam no projeto.
Monumento ao paraquedista
Um grupo de mestres da União dos Artistas da Rússia trabalhou na criação do monumento. A ideia pertence a um militar hereditário - o coronel-general Georgy Shpak. Seu filho morreu durante a guerra na Chechênia, como muitas pessoas da região. Em sua homenagem em 2003, um monumento de granito foi erguido perto do sanatório "Paratrooper". Ele celebra a coragem, honra, coragem e senso de dever inerente aos soldados.
"Sinal memorável em homenagem ao 50º aniversário da proclamação do poder soviético na Anapa"
Também tem outro nome - "Todo o poder aos soviéticos!" Criado especificamente para 1967. Instalado na área entre as praias "Vysoky Bereg" e "Zolotaya Bukhta". A imagem de um revolucionário emerge da laje branca como a neve. Em contrapartida, a inscrição, o martelo e a foice, bem como a faixa do toucado são de cor vermelha. Mesmo na época soviética, ele foi incluído no número de locais de patrimônio cultural de importância regional.