Por quase duas décadas até 1957, Orenburg levou o nome de Chkalov em homenagem ao famoso piloto. Muitos monumentos da era soviética ainda estão preservados na cidade. Obras contemporâneas de arte de rua incluem um monumento a animais vadios, que também é uma caixa de coleta para doações, e um marco histórico recriado - o Portão Elisabetano.
Um dos locais icônicos da cidade é o complexo-museu memorial "Salute, Victory!" Existiu na sua forma atual desde 2005, mas também existem monumentos mais antigos no território do complexo. Este museu ao ar livre exibe, entre outras coisas, veículos blindados, artilharia, armas de infantaria e mísseis. Além disso, os visitantes do parque têm acesso à capela de São Jorge, o Vitorioso.
Monumentos históricos e modernos de Orenburg
Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.
"Para aqueles que se apaixonaram pela pátria soviética"
O monumento foi inaugurado em 1973 como parte do memorial. As colunas de concreto da parte superior são emolduradas por uma espécie de tigela. Suas paredes são decoradas com baixos-relevos. À distância, o monumento parece uma tocha. Uma chama eterna arde ao pé. O local também possui torres com placas comemorativas. A atração celebra a façanha dos mortos durante a revolução, a Guerra Civil e a Grande Guerra Patriótica.
Monumento aos cossacos de Orenburg
Está localizado perto da Catedral Nikolsky desde 2007. No passado, no território do parque atual havia um assentamento cossaco. Tomou forma durante a fundação da cidade. O monumento é enorme, como o pedestal. Seu peso total é de 170 toneladas e sua altura é de 12 metros. Não é por acaso que o cossaco a cavalo está voltado para sudeste: foi nesta direção que os guerreiros partiram em campanha no século XVIII.
Complexo memorial "Em memória dos mortos durante a guerra"
O extenso complexo memorial levou várias décadas para ser concluído. Inclui valas comuns de pessoas que morreram em decorrência de ferimentos em hospitais de Orenburg, avenidas da fama e um obelisco com a Chama Eterna. A história do monumento começou em 1967. O obelisco era revestido de mármore e uma composição colocada mais perto do topo: um galho de louro, uma metralhadora e um capacete. As próximas grandes mudanças vieram em 1985, quando duas caminhadas pela fama foram oficialmente abertas.
Monumento a I.I.Neplyuev
O primeiro governador de Orenburg foi homenageado com um busto em 1994. Foi instalado em uma pequena coluna. A autora do projeto é a escultora local Nadezhda Petina. Ao fundo, após a reconstrução de 2013, apareceu uma colunata branca como a neve, decorada com uma inscrição dedicatória. As placas de bronze são colocadas em duas aberturas. As informações sobre eles são a biografia de Ivan Ivanovich Neplyuev e fatos da história da região.
Portão elisabetano
Um nome alternativo é aquático. Monumento - reconstrução do portão concedido pela Imperatriz Elizabeth à cidade para a rápida repressão do levante. A cópia foi criada em 2008. Existem nichos em dois pilares de pedra onde foram colocadas esculturas de anjos. E na cobertura, coroando a passagem, um baixo-relevo com brasão, coroa, armas e símbolos reais. A construção tem um alicerce histórico.
Monumento a Yu.A. Gagarin
Ele está localizado na avenida que leva o nome do primeiro cosmonauta. A descoberta foi programada para coincidir com o 25º aniversário de seu voo ao espaço. Gagarin está vestido com um traje de vôo, seus braços estão levantados. Duas estelas são instaladas nas laterais. A altura da escultura é de cerca de 4 metros. O pedestal retangular de granito é uma parte completa do memorial. De um lado, por exemplo, o autógrafo de Yuri Alekseevich está gravado.
Monumento a A.S. Pushkin e V. Dal
Durante a visita de Pushkin à cidade, foi Dal, que então servia na chancelaria provincial, que lhe deu uma excursão. Em homenagem a este evento, um monumento apareceu na parte central da cidade no parque que leva o nome de Polina Osipenko em 1998. O escultor é Nadezhda Petina, natural de Orenburg. Figuras de bronze de homens literários estão instaladas em um alto pedestal retangular, que é feito principalmente de granito.
"Cervo da Sármata"
O monumento é uma cópia exata de uma estatueta encontrada durante escavações na região de Ilek. O cervo dourado foi apresentado à cidade pela empresa MegaFon. Acredita-se que os citas-sármatas viveram nas terras da atual região de Orenburg antes de nossa era. Esta civilização avançada deixou muitos artefatos curiosos. E veados feitos de ouro com chifres ramificados incomuns estão entre eles. A escultura foi criada na fábrica da Plast art em 2010.
Monumento a V.P. Chkalov
Em 1938, após a morte do piloto Chkalov, a cidade foi rebatizada em sua homenagem. Ao mesmo tempo, surgiu a ideia de erguer um grande monumento, mas só foi concretizado em 1953. A impressionante figura do herói adorna o aterro. Supostamente, Stalin tomou pessoalmente a decisão sobre a escultura de Isaac Mendelevich e não encontrou nenhuma semelhança com o protótipo. Por isso a atração foi para Orenburg, e não ficou na capital.
Monumento a Pedro I
Em 2013, um novo parque surgiu na cidade, em homenagem a Pedro I. Ao mesmo tempo, quase no centro da área de passeio, uma pedra foi colocada no local de um futuro monumento ao czar que cortou uma janela para a Europa. O próprio monumento foi instalado um ano depois. O autor do projeto é o escultor metropolitano Leonid Baranov. A cerimônia de abertura foi programada para coincidir com a primeira formatura da Escola de Cadetes Presidenciais de Orenburg.
"O primeiro professor"
Durante o Ano do Professor na Rússia, surgiu a ideia de criar um monumento temático. Foi implementado em 2012. A composição é composta por cinco figuras: uma jovem professora no centro e duas crianças de cada lado. O peso do grupo escultórico de bronze é de cerca de 5 toneladas. No fundo, há uma parede estampada com placas cintilantes. Aqui estão os nomes dos melhores professores da região.
Monumento a A. Pushkin
Pushkin foi a Orenburg coletando materiais para suas obras. Entre outros recantos notáveis da área, o escritor visitou a fortaleza de Byrdu, onde hoje se encontra a aldeia com o mesmo nome. Em 1949, um busto de Alexander Sergeevich por Anatoly Kozyrev foi revelado aqui. Após 50 anos, o monumento de bronze foi restaurado. Ao longo do caminho, a praça ao redor também foi enobrecida.
"Europa Ásia"
Existem vários obeliscos na Rússia que demarcam condicionalmente a Europa e a Ásia. Mas o primeiro foi instalado em Orenburg em 1981. Na base, em ambos os lados, existem grandes inscrições que indicam as partes do mundo. A altura da atração é de 15 metros. O monumento é claramente visível da ponte sobre os Urais. E em frente ao obelisco há uma ampla área pavimentada com bancos e lanternas.
Monumento a V. Lenin
Um monumento ao líder do proletariado mundial foi erguido no centro da cidade na Praça Leninsky em 1925. Foi uma das primeiras esculturas de Vladimir Ilyich que apareceu no país após sua morte. O monumento foi lançado em Leningrado. Sua altura é de cerca de 165 centímetros, o que corresponde ao crescimento real de Lenin. Até o pedestal é mais alto do que a figura. Uma cerca improvisada com correntes e postes de concreto foi construída ao redor.
"Cat cientista"
Outro monumento de Orenburg, indiretamente associado a Pushkin. O gato cientista é o herói da famosa obra de Alexander Sergeevich. O belo homem de bronze estava sentado sob um carvalho para transmitir com mais precisão a atmosfera do poema. O gato é retratado em tamanho real no momento da leitura do livro. O marco colorido é datado de 2013. Do lado oposto fica o teatro regional.
Monumento a Musa Jalil
No passado, em frente ao jardim da cidade "Poplar", havia um beco de heróis do trabalho socialista. Após o colapso da URSS, foi liquidada e um monumento a Musa Jalil foi erguido no local vazio em 1996. A figura do escritor foi fundida em bronze no Tartaristão, de acordo com o projeto de Kadim Zamitov. O autor descreveu o Herói da União Soviética sentado em uma pedra.Tem-se a impressão de que Jalil observa os transeuntes com interesse e boa vontade.
Monumento a um cachorro sem-teto
Um monumento aos animais desabrigados foi inaugurado na Rua Sovetskaya em 2014. Um cachorro de bronze com cerca de 60 centímetros de altura senta-se em um pequeno estrado e olha bem-humorado para os passantes. O pedestal em forma de escotilha também é um cofrinho. Os interessados podem jogar moedas ou notas na fenda. Todo o dinheiro vai para ajudar os animais que ficam sem donos. Uma atração próxima é um monumento ao primeiro sistema de abastecimento de água da cidade.
Monumento a L. N. Tolstoy
O escultor metropolitano Yuri Chernov e o arquiteto local Alexander Agafonov criaram um projeto conjunto - um monumento a Leão Tolstoi. Ele foi um dos primeiros passageiros a viajar na nova ferrovia na província de Orenburg. A pedra bruta serve de pedestal para a escultura do escritor. Retratado por Tolstoi em um estilo clássico para si mesmo e colocado no beco do jardim da cidade "Topol" em 1994.
Monumento à Mulher Zeladora
Em 2014, Orenburg juntou-se a outras cidades onde monumentos às profissões "profissionais" foram erguidos. Fundos privados foram usados para criar uma composição escultural: uma zeladora e um gato brincando com uma vassoura. A altura do monumento é de cerca de 170 centímetros. É feito de fibra de vidro e pintado em bronze. Ao redor foi montada uma pequena área de lazer, feitos caminhos para caminhadas, instalados bancos e plantadas mudas de árvores.
Monumento ao símbolo "@"
Um objeto de arte representando o símbolo @ foi apresentado ao público em 2014. Ele foi colocado em uma área de paralelepípedos no Parque Perovsky: foi aqui que o primeiro ponto de acesso da cidade a wi-fi gratuito foi lançado. A altura da atração é de pouco mais de 2 metros. Este monumento incomum é a continuação de um projeto em grande escala para dar uma aparência moderna às ruas e áreas de pedestres de Orenburg.
Monumento a P. Rychkov
A inauguração do monumento a um dos descobridores destes lugares ocorreu em 2012. Pyotr Rychkov era um estadista e membro correspondente da Academia de Ciências. Durante a expedição, ele descreveu uma vasta região, que incluía a atual região de Orenburg. Os autores da escultura são Maxim Vedernikov e Alexei Vargot. A altura do monumento é de cerca de 9 metros, o peso total com o pedestal é de 45 toneladas.
Monumento a F.E.Dzerzhinsky
Na biografia de Dzerzhinsky, havia muitas páginas gloriosas e contraditórias. No entanto, existe uma iniciativa que não é controversa. Em 1921, ele criou uma comissão para melhorar a vida das crianças de rua. Em 1990, as autoridades locais de Orenburg dedicaram um monumento a este aspecto das atividades de Felix Edmundovich. O revolucionário é retratado em pleno crescimento enquanto caminhava e conversava com duas crianças.
Monumento a Alexandre Zass
Alexander Zass é um homem forte do circo que recebeu o apelido de "Sansão Russo". Ele mostrou seu primeiro truque em Orenburg em 1908. Cem anos depois, um monumento ao artista apareceu próximo ao prédio do circo local. Zass não tinha dimensões impressionantes. Ele compensou a falta de altura e peso com um sistema de treinamento desenvolvido que lhe permitiu levantar um cavalo ou um piano com músicos, pegar balas de canhão e dobrar objetos de ferro.
Monumento a Alexandre Prokhorenko
Alexander Prokhorenko é um tenente sênior que morreu na Síria. Ele convocou fogo sobre si mesmo, sendo cercado. Ele foi condecorado postumamente com o título de Herói da Rússia. Em 2017, um parque foi construído em Orenburg em sua homenagem, com o plantio de cerca de 200 árvores. Um monumento aos militares também foi erguido lá. O autor do projeto foi Maxim Vedernikov, um escultor de Chelyabinsk. Ele tentou transmitir o espírito de Prokhorenko, elaborando cuidadosamente a pose e as características faciais.
Monumento aos valentes soldados soviéticos que defenderam o mundo
Está localizado no Parque Guskov desde 2010. O nome é mais conhecido entre as pessoas - a estela de São Jorge, o Vitorioso. É sua figura brilhando ao sol que está instalada no topo da coluna. A estela é feita de aço inoxidável, o pedestal é de granito. Muitas organizações da cidade participaram da criação do monumento. Há um grande canteiro de flores com um caminho pavimentado no meio.
"Filhos da guerra"
Em dezembro de 2010, a primeira pedra do futuro monumento foi colocada no Parque Guskov. Moradores da cidade arrecadaram recursos para a composição escultórica. Figuras infantis de bronze foram lançadas em Yekaterinburg. O monumento revelou-se lacônico e comovente. A inauguração ocorreu em 2013. Graças à ampla área limpa ao redor, a atração se destaca dos demais objetos da área de caminhada.
Monumento aos Soldados-Internacionalistas
No final dos anos 80 do século passado, organizações de veteranos tiveram a iniciativa de erguer um monumento aos soldados afegãos mortos. Uma equipe local de autores concluiu o projeto em 1989. Concebido pelos escultores, o seu "aperto de mão" simboliza a ajuda a outras nações. Com o tempo, eventos memoriais associados a todos os soldados internacionalistas começaram a ocorrer aqui. Os nomes dos heróis estão gravados nas placas e a lista é atualizada periodicamente.
Memorial em homenagem aos funcionários dos órgãos de corregedoria
Localizado no cruzamento da Avenida Gagarin com a rua Vostochnaya. Uma pequena praça leva o nome de Viktor Samokhin, um major que foi morto na Tchetchênia. O memorial consiste em um obelisco branco como a neve, ao qual escadas conduzem de ambos os lados, e uma colunata. Na concepção dos autores, o obelisco é a espada da lei, e entre as colunas há placas com os nomes dos policiais locais que morreram no serviço. A inauguração do monumento ocorreu em 2003.
"Amável Anjo da Paz"
O monumento surgiu graças ao projeto de mesmo nome. Seus fundadores são a fundação internacional de caridade Patronos do Século. O anjo dourado tem 3 metros de altura. Ele pisa no hemisfério, identificado com nosso planeta, e segura uma pomba em suas mãos - um símbolo de paz. Esta composição é colocada em uma coluna de quatro lados. A cerimônia de abertura ocorreu em 2008 no território do complexo "Orgulho e Glória de Orenburg".
"Residentes de Orenburg - heróis da Primeira Guerra Mundial"
Um dos novos monumentos da cidade. É dedicado a representantes de várias tropas que lutaram nos campos da Primeira Guerra Mundial. Uma estela de granito de seis metros está localizada no parque em homenagem a Vladyka Leonty. É decorado com um ícone de mosaico de São Jorge, o Vitorioso. O projeto foi desenvolvido durante vários anos por todo um grupo de escultores e arquitetos, incluindo Evgeny Vargot, Yulian Davydov e Maxim Vedernikov.