A história incomum da cidade se reflete em seus pontos turísticos, locais culturais e históricos. A cidade, fundada pelos suecos, desde o início do século 18 fez parte do Império Russo, de 1917 a 1940 fez parte da Finlândia, depois ingressou na URSS. Em uma pequena cidade, existem fortificações militares suecas, edifícios imperiais majestosos no estilo clássico, edifícios práticos finlandeses no estilo funcionalista e obras-primas da Art Nouveau, edifícios soviéticos.
O centro histórico de Vyborg, a Cidade Velha, é especialmente interessante. Tanto monumentos arquitetônicos centenários quanto edifícios novos e modernos e elegantes estão concentrados aqui. Nas ruas estreitas, ainda se sente a atmosfera da Idade Média. Você pode apreciar a beleza da localização da cidade de um de seus diques. Eles oferecem uma bela vista do Golfo da Finlândia.
Os lugares mais interessantes e bonitos
Lista, foto com nomes e descrições de pontos turísticos populares da cidade.
Castelo vyborg
Localizado na Ilha do Castelo. Foi construído pelos suecos em 1293. O principal elemento arquitetônico do castelo é a torre de Santo Olaf. Torneios de cavaleiros, festivais e concertos são realizados no território do castelo. Nas instalações medievais do castelo existe um museu, cuja exposição principal é "Vyborg sueco". São exibidas coleções de itens antigos - armas, móveis, moedas, documentos de arquivo, gravuras.
Parque Mon Repos
Residência no condado de país. O seu território inclui um solar do século XVIII, monumentos arquitetônicos, monumentos rochosos, um bosque e ilhas. O parque possui becos entre paisagens pitorescas e composições decorativas. Um lugar interessante é a Gruta dos Desejos. Há uma crença de que se você fizer um desejo dentro da gruta, com certeza ele se tornará realidade. Na ilha de Ludwigstein existe uma capela, que é a necrópole da dinastia Nicolai.
Cidade Velha
Você pode mergulhar na atmosfera da Idade Média no centro histórico da cidade. Na Cidade Velha, os edifícios sobreviveram dentro da fortaleza, erguida nos séculos XV-XVI. Prédios baixos estão localizados em ruas estreitas de paralelepípedos com arquitetura única. As ruas mais atmosféricas são Krasnoarmeyskaya e Krepostnaya. Nas casas antigas existem antiquários, cafés, lojas com pastelaria fresca.
Aterro de balde grande
Até a década de 70, a baía de Bolshoy Kovsh era chamada de baía de Salakka-Lahti, que se traduz do finlandês como “baía deserta”. O aterro da baía oferece uma bela vista do castelo de Vyborg, uma fonte, uma estação de barcos, bem como os navios vikings das filmagens do filme. Em ambos os lados, o aterro é circundado por quadrados verdes, onde estão instaladas várias esculturas. O mais popular deles é "Menino com um gato". É feito no estilo do Báltico.
Parque com o nome de Lenin (Park-Esplanade)
Entre os habitantes da cidade é considerado o principal parque da cidade. Formado no local das valas e aterros demolidos da Fortaleza Cornuda. Posteriormente, o território da Catedral e o território com espaços verdes da Praça Teatralnaya foram adicionados a ela. A restauração do parque foi realizada em 2009. Eles instalaram brinquedos no local do palco, ergueram três fontes. O edifício do restaurante Espilä, construído em 1890, foi restaurado.
Praça do Mercado
Faz parte de uma única cascata de planejamento urbano - mercado, Teatralnaya, praças Sobornaya. Foi formada no final do século XIX no local da Fortaleza Chifruda, da qual restou apenas a Torre Redonda. Bancos, farmácias e edifícios comerciais foram preservados desde os séculos passados, que são adjacentes a edifícios modernos. O elemento principal da Praça da Catedral é a Catedral da Transfiguração de 1787; a Avenida da Glória do Ator passa perto da Praça do Teatro.
Torre redonda
O nome não oficial da torre é “Fat Catherine”. A pequena torre é, no entanto, um dos símbolos arquitetônicos da cidade. Sua silhueta incomum e telhado de linhas fluidas atraem muitos turistas e amantes da antiguidade. Foi construído em meados do século XVI e fazia parte da muralha defensiva. Traços de alvenaria antiga são visíveis através da camada de gesso. Agora há um restaurante na torre.
Torre do Relógio
Localizado na Cidade Velha. A torre foi construída em 1494 como a torre do sino da Catedral de Vyborg. Suas paredes são feitas de pedras e têm mais de 1,5 metro de espessura. Repetidamente a torre queimou e desabou. Seu visual moderno surgiu no século XVIII. Em seguida, um terceiro nível foi adicionado a ele, usado como um deck de observação. Desde então, a campainha de alarme, apresentada por Catarina II, foi preservada nele.
Torre da Câmara Municipal
A torre de batalha da fortaleza de Vyborg foi construída em 1490. Depois de perder seu significado defensivo, foi usado por muito tempo como depósito de armas e armaduras. E no século 17 foi usado como a torre do sino da catedral. Durante este tempo, a aparência da torre mudou várias vezes, a torre de madeira foi destruída durante a guerra soviético-finlandesa. A restauração da torre da Câmara Municipal foi iniciada em 2017 para acomodar as exposições do Museu de Vyborg.
Admiral Apraksin Embankment
O aterro enobrecido da Baía de Vyborg é um dos lugares preferidos para caminhadas entre moradores e visitantes da cidade. Num litoral paisagístico de 900 metros, existe um ginásio, miradouros, bancos, passeio pedonal e ciclovia. Há uma área de praia equipada no Cabo Smolyany. Em uma das plataformas de observação, há uma figura incomum de madeira de um alce.
Quadrado vermelho
Anteriormente, era chamado de "Praça do Poço Vermelho" e uma história muito sangrenta do século 16 está associada a este nome. No poço, vários cidadãos foram executados, incluindo o prefeito e seu filho, que permaneceu leal ao monarca deposto Sigismundo. No início do século 20, o poço foi preenchido desnecessariamente, e bazares começaram a ser dispostos na praça. Mais tarde, uma estátua de Lenin foi erguida no centro da praça, e o nome foi alterado para "Praça Vermelha".
Centro de Exposições "Hermitage-Vyborg" e Bastion Panzerlax
O bastião foi construído no século 16 como parte das fortificações da Fortaleza Chifruda. Com o tempo, o bastião perdeu seu significado militar e gradualmente entrou em colapso. Na década de 1930, um edifício neoclássico projetado por Ulberg foi erguido sobre suas ruínas. Abrigava o Museu de Belas Artes e agora abriga o Hermitage-Vyborg. O complexo do museu acolhe exposições dedicadas à pintura italiana, artes decorativas francesas e outros.
Fortificações militares históricas de Vyborg
Os restos de estruturas defensivas são interessantes como um exemplo de complexos antigos, cujo objetivo era proteger a cidade de ataques.
Fortificações de East Vyborg
Um complexo de fortificações militares do século XIX. Sua parte central está localizada na Battery Mountain - o ponto mais alto de Vyborg. Os redutos são revestidos a granito, entre os quais se instalam passagens subterrâneas. A economia do exército estava armada com quase 200 armas. Atualmente, o Parque de Cultura e Repouso de Vyborg está localizado no território das fortificações. Ambos os bairros históricos e edifícios modernos rodeiam a Battery Mountain.
Fortificações Annenskie
A fortaleza do século 18 se estende da baía de Vyborg à baía de Zashchitnaya. O comprimento total é de 1 km. Em forma de coroa com baluartes nos cantos, foram erguidas valas e muralhas defensivas. Vários monumentos foram erguidos perto das fortificações. O monumento a Pedro I está localizado na rocha Petrovskaya, no portão Friedrichsgam há uma cópia do obelisco da vala comum dos soldados russos em 1910. Reconstruções de torneios de cavaleiros estão sendo realizadas dentro das paredes das fortificações.
Casas burguesas medievais
Quatro casas construídas nos séculos XIV-XVII sobreviveram em Vyborg. Anteriormente, estas eram casas de fortaleza. Hoje, esses são os edifícios residenciais mais antigos da Rússia.
Propriedade de burgher
Edifício da cidade, provavelmente construído nos séculos XV-XVII.Inclui uma casa senhorial e um cocheiro. Poucos exemplos de edifícios semelhantes em Vyborg sobreviveram devido à reconstrução da cidade na década de 1640. Os habitantes da propriedade eram representantes da classe média - artesãos ou comerciantes. O edifício é do tipo torre e é feito de pedras. Na década de 1970, a torre foi reconstruída e o interior medieval restaurado.
Casa da Guilda Mercante do Espírito Santo
Presumivelmente construída no século XIV. É uma parte da propriedade de um comerciante - residencial e anexos. A pequena casa tem uma forma cúbica, as suas paredes grossas são feitas de blocos de granito. É considerada a mais antiga de todas as casas "burguesas" sobreviventes em Vyborg. A casa foi restaurada em 1978. Atualmente, abriga um centro de informações turísticas.
Casa da guilda
Uma das quatro casas sobreviventes da década de 1640. Este edifício de um andar, como o resto das casas "burguesas", é feito de pedras. A casa da guilda foi construída no século 16 e serviu como um ponto de encontro para as guildas de artesãos em Vyborg. Desde o século XIX, albergou entidades privadas, tendo sido acrescentada à casa uma garagem. Em meados do século 20, o prédio foi reformado e transferido para o departamento do Museu de Vyborg.
Casa do cidadão
A casa de dois pisos com cave é do tipo torre e teria sido construída no século XVI. Junto com outras casas "burguesas", tem o status de monumento arquitetônico medieval. Casas desse tipo podem ser vistas apenas em Vyborg. A casa do cidadão tem pequenos aposentos ligados por uma escada. Com o passar dos anos, sua aparência externa e interna mudou - as janelas foram ampliadas, uma extensão foi adicionada e o sistema de aquecimento foi substituído.
Marcos arquitetônicos de Vyborg
Monumentos de arquitetura e planejamento urbano da cidade são os pontos turísticos mais notáveis de Vyborg. A arquitetura antiga é muito interessante e atrai turistas.
Biblioteca Alvar Aalto
Construído na década de 1930 de acordo com o projeto do proeminente arquiteto finlandês Alvar Aalto. A arquitetura deste edifício combina características de funcionalismo estrito, neoclassicismo e modernismo simplificado. Materiais naturais foram usados na construção, o teto acústico incomum da sala de aula é especialmente interessante. A iluminação da sala de leitura é interessante, a luz entra pelas janelas do teto.
Mercado de vyborg
Foi construído em 1905 no estilo Art Nouveau do norte e é a característica dominante da composição arquitetônica da Praça do Mercado. No prédio do mercado, destaca-se a torre do relógio com telhado de quatro águas. Na Escandinávia, na época da construção, o mercado de Vyborg era um dos maiores. O comprimento total da galeria comercial era de 130 metros, o portão principal tinha 20 metros de largura. No momento, o comércio está sendo realizado aqui e agora.
Casa de Vekrut
Edifício da antiga casa mercantil, construída no século XVII. O comerciante Anton Borchardt ergueu um prédio de dois andares com um topo bem definido e uma rica decoração interior, que foi considerado o mais luxuoso da cidade. Com o passar dos anos, a casa foi passando de mão em mão, até Catarina II morou nela. Em meados do século XIX, foram acrescentadas características do classicismo e, posteriormente, do neo-gótico e do neo-renascentista. Um frontão complexo com torres apareceu.
Prefeitura de Vyborg
Edifício preservado construído em 1643. Foi erguido no Portão Redondo e a Town Hall Tower, localizada nas proximidades, pertencia a ele. Nas dependências da Prefeitura de Vyborg, foram realizadas reuniões de burgomestres, câmaras municipais e também colégios: financeiro, comercial, judicial. Havia uma adega no porão. Após a restauração, a prefeitura ganhou uma bela fachada em pedra natural e tijolos aparentes.
Edifício do Banco da Finlândia
O prédio de três andares, onde antes funcionava o banco, é um monumento arquitetônico. Foi construído em 1910 pelo arquitecto Nystrem. A casa é feita de tijolos vermelhos no estilo Art Nouveau do norte com elementos neogóticos. A fachada principal é decorada com frontões com muitos pequenos detalhes. Durante a reforma em 2010, o brasão de armas do Principado da Finlândia sobre a entrada principal foi substituído pelo brasão de Vyborg.
Igreja de Hyacinth
Também conhecida como Casa do Cavaleiro. Um monumento único de arquitetura e história, construído no século XVI. O edifício foi construído em pedra e manteve-se praticamente inalterado até agora, apesar da sua reconstrução. Durante a guerra em 1944, a fachada da igreja foi seriamente danificada por um bombardeio. Em 1972, durante a restauração, foi devolvido ao seu aspecto histórico. Abriga exposições de museus.
Casa da guarda de Vyborg
Ele está localizado na Praça da Câmara Municipal Velha, na parte histórica da cidade. O edifício da guarita foi construído em 1776. O autor do projeto do estilo classicismo foi o arquiteto Speckle. Foi usado como guarita e para a prisão de habitantes da cidade e oficiais militares. Em 1857, a guarita foi ampliada, após o que surgiram elementos neogóticos em sua arquitetura. Agora é usado como agência de viagens, loja de presentes e café.
"Palácio de Granito"
Um dos monumentos arquitetônicos mais famosos de Vyborg. O palácio de granito foi construído em 1907-1908 no estilo do romantismo nacional. Possui janelas em arco e uma fachada original, revestida com ladrilhos de granito e harmoniosamente combinada com o vizinho Castelo de Vyborg. A fachada é decorada com esculturas em pedra de animais e pássaros, além de ornamentos florais.
Casa do comerciante Moskvin
Edifício residencial com instalações administrativas na Praça Vermelha de Vyborg. Foi construído em 1907 e é um elemento arquitetônico importante na visão geral do desenvolvimento da área. O primeiro andar tem acabamento em granito e é destinado a entidades comerciais. A fachada é feita em forma de romantismo nacional. O elemento principal da decoração são as torres gêmeas na fachada frontal, que fazem com que a casa pareça um castelo de batalha.
Casa do Dagerman
Uma obra-prima da arquitetura neogótica. Construído em 1897 pelo arquiteto Waldemar Aspelin como um edifício residencial. O elegante edifício impressiona pela sua decoração luminosa. A casa não foi danificada durante a guerra e sobreviveu até hoje praticamente de uma forma não identificada. Nos tempos soviéticos, abrigava uma escola noturna e uma escola de treinamento de professores. Agora, dentro de suas paredes, está uma filial da Universidade. Pushkin.
Casa de Lallucca
O edifício original foi projetado por Allan Shulman. O estilo de construção é o romantismo nacional. Anteriormente propriedade da Hyakli, Lallucca & Co. A casa continha instalações comerciais e residenciais. O edifício foi seriamente danificado durante a guerra soviético-finlandesa, mas foi restaurado. A casa está revestida a granito vermelho escuro. A fachada é decorada com imagens de animais e desenhos humorísticos.
Casa da bruxa
Também conhecido como "castelo de cartas". É um edifício triangular, cujo canto agudo é decorado com um pináculo com topo agudo. O estilo geral de construção é neo-gótico com elementos modernos. A casa foi construída no final do século XIX com a participação do arquitecto Eduard Dippel. O exterior do edifício em forma de muralha com torres lembra as fortificações destruídas da Cidade de Pedra. A casa é composta por dois edifícios de 3 e 4 pisos.
Casa do comerciante Buttengoff
A antiga casa comercial agora é um edifício residencial. Construído pelo arquiteto Johan Blomkvist em 1898. Fica no alto do morro, na Rua da Fortaleza A casa foi construída de forma rentável, no primeiro andar havia lojas do comerciante Buttengoff, que decorou uma rica fachada para atrair a atenção dos compradores. Elementos como semicolunas de diferentes alturas, cata-ventos, pilastras altas foram usados.
Palácio rococó
O único edifício em Vyborg em estilo neo-rococó. A mansão de dois andares, construída em 1883, é um monumento arquitetônico. O edifício foi projetado pelo eclético arquiteto Frederic Odenval para o comerciante Sergeev. A pequena casa tem uma fachada ornamentada. A casa do comerciante Konkonen no estilo Art Nouveau do norte fica ao lado da mansão de Sergeev.As figuras grotescas dos atlantes foram usadas para decorar as fachadas de ambas as casas.
Edifício do National Joint Stock Bank
Construído em 1901 para a sucursal do banco Nyström-Petrelius-Penttilä. O edifício de três andares combina o estilo neo-renascentista com as características nacionais do romantismo finlandês. O edifício é interessante pela sua habilidosa escultura em pedra e baixos-relevos. O brasão de armas do Principado da Finlândia, as varinhas de Mercúrio, bem como um ornamento da fauna e flora da Carélia - ramos de pinheiro com cones, orelhas, peixes e cardos são retratados. A decoração utilizou granito e vasos de pedra.
Templos e catedrais de Vyborg
Locais de culto históricos, os principais locais religiosos da cidade.
Catedral da Transfiguração
É considerado o principal local religioso de Vyborg. É um monumento único da arquitetura italiana clássica. Sua construção começou em 1787 e terminou em 1892. Em todos esses anos, a catedral mudou várias vezes de aparência. Para a torre sineira, originalmente localizada na Torre do Relógio, foi construído um edifício separado, que mais tarde foi fundido com o edifício da catedral. O interior é decorado com belas pinturas.
Catedral dos Santos Pedro e Paulo
Templo luterano, o único preservado em Vyborg. O projeto do templo foi desenvolvido pelo mestre do estilo clássico Yuri Felten. Sua construção começou em 1793. A fachada e a torre sineira do templo são decoradas com colunas, alguns detalhes do altar foram revestidos de ouro. Durante a guerra, o templo sofreu pouco com o bombardeio, mas parte de seu interior foi destruída. Em 1997, a igreja foi presenteada com um órgão afinado para a execução de música litúrgica.
Igreja de São Elias
A igreja ortodoxa foi construída no Monte Ilyinsky no final do século 18 na base de uma igreja hospital. Consiste em dois corredores, um salão de orações e uma torre sineira de três níveis. Arquiteto de projeto - Johann Brockmann. Durante a guerra, o templo foi seriamente danificado e posteriormente desmontado. Sua restauração foi iniciada apenas na década de 1990. A consagração da igreja praticamente recém-construída ocorreu em 1999.
Monumentos e monumentos de Vyborg
Monumentos interessantes de gente famosa, objetos históricos e modernos que enfeitam as ruas e praças da cidade.
Monumento a Torgils Knutsson
O monumento ao fundador da cidade foi erguido na Praça da Antiga Prefeitura por iniciativa do historiador amador local Jacob Arenberg. A escultura de bronze foi projetada por Ville Wallgren. A escultura ficou por 40 anos - de 1908 a 1948 e foi desmontada. Por décadas ficou em um dos galpões da planta de beneficiamento, depois o monumento foi transferido para o Museu de Vyborg. O monumento foi restaurado em seu local original apenas em 1993.
Monumento a Fyodor Apraksin
O monumento ao estadista, comandante e político foi erguido na Praça Petrovskaya em 2010 como parte de um projeto nacional. O objetivo do projeto é preservar a memória dos nomes das pessoas que estiveram nas origens da formação do Estado russo. Perto do monumento estão o Castelo de Vyborg e a Ponte da Fortaleza. O busto de bronze do conde Apraksin tem 4,5 metros de altura e está instalado sobre um pedestal de granito.
Viking Drakkars
Os navios estreitos Viking estão localizados na costa da Baía de Salakka-Lahti. Eles são uma atração turística popular e embelezamento do aterro. Seu nome se traduz como "navio dragão", os navios são impressionantes e impressionantes. Seu nariz é coroado com figuras de dragão esculpidas em madeira. Rooks apareceu em Vyborg após a filmagem do filme "E as árvores crescem nas pedras". Os barcos foram feitos pelo Estaleiro Petrozavodsk.
Monumento a Pedro I
A estátua de bronze está no Parque Petrovsky. Instalado em 1910 com a permissão de Nicolau II. Do alto da rocha, onde está localizado o monumento, é possível ver claramente o Castelo de Vyborg. A escolha do local não é acidental, pois o monumento foi erguido para comemorar o 200º aniversário da captura de Vyborg. O monumento foi desmontado várias vezes e simplesmente jogado do pedestal pelas tropas finlandesas. A estátua foi danificada. Em 1954, a estátua restaurada foi devolvida ao seu sítio histórico.
Tanque monumento T-26 No. 101
Instalado no 62º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica. O tanque de comando participou da guerra soviético-finlandesa na década de 1930. Seus restos mortais foram encontrados em 2005 no Golfo da Finlândia. Em memória dos soldados mortos, decidiu-se instalar o tanque como monumento sobre um pedestal de granito. Foi restaurado no estaleiro Vyborg. O monumento está localizado em um parque paisagístico na Avenida Pobedy.
Monumento ao bonde de Vyborg
Instalado na praça central da cidade - Teatralnaya. Simboliza a memória do trânsito de bondes na cidade de 1912 a 1957. O bonde foi recriado a partir do carro da empresa Sueco-Alemã ASEA / AEG - uma exposição do Museu do Carro Elétrico. O monumento foi inaugurado em 2018 no local de um grande acidente de bonde em 1920, no qual 5 pessoas morreram. Além da carruagem, a composição do memorial inclui esculturas de um motorista de carruagem e um menino carona.
O que mais ver e para onde ir?
Além de contemplar as belezas arquitetônicas, há também lugares interessantes na cidade que valem a pena visitar.
Museu de Guerra do Istmo da Carélia
Museu privado dedicado às guerras soviético-finlandesas de 1940-1941 e 1941-1944. Localizada no território do Quartel Central. O fundador do museu é o historiador Bair Irincheev, cujo acervo pessoal se tornou a base das exposições do museu. O museu exibe documentos históricos, fotografias dos anos de guerra, amostras de uniformes do exército soviético e finlandês, achados do campo de batalha. Os visitantes podem experimentar o uniforme e podem ser apanhados modelos de armas.
Casa-Museu de V.I.Lenin
O prédio de madeira onde está localizado o museu é um patrimônio cultural. Lenin visitou Vyborg várias vezes durante a preparação das revoluções de 1905-1907, e em 1917 ele se escondeu na cidade por duas semanas da perseguição às autoridades. A casa onde Lenin viveu enquanto em Vyborg, e de onde liderou o movimento bolchevique, foi transformada em museu em 1958. Ele recriou um cenário memorial e está equipado com exposições documentais.
Centro Histórico e Cultural "Varyazhsky Dvor"
Localizada a 16 km da cidade. Esta é uma antiga propriedade principesca medieval, onde foi equipado um museu ao ar livre. Ele recria a atmosfera da vida e da vida dos vikings. No território do centro, muitas vezes são realizadas reconstruções de eventos, que se baseiam nos achados arqueológicos da Escandinávia e da Rússia Antiga. Passeios turísticos são organizados para os hóspedes, você pode mudar para roupas históricas.