A Suécia preza um dos principais símbolos de sua grandeza - numerosos castelos, de fortificações severas a luxuosas residências reais. Quase todos estão em excelentes condições, por isso turistas de todo o mundo vêm visitá-los e absorver o espírito da Idade Média. Existem várias centenas de complexos de castelos na Suécia, construídos entre os séculos XII e XIX.
Hoje eles pertencem a indivíduos, ao estado, à família real ou a organizações públicas. Eles abrigam museus, hotéis, escritórios, restaurantes ou simplesmente são usados para viver. Em qualquer caso, todas essas estruturas são um patrimônio histórico único protegido pelo Estado. A maioria dos castelos está localizada no sul do país. Via de regra, eles são erguidos ao longo das margens dos reservatórios, e parques pitorescos são instalados nas proximidades.
Os castelos e fortalezas medievais mais interessantes
Lista, fotos com nomes e descrições de castelos antigos!
Muralha da cidade de Visby
A antiga cidade portuária de Visby, na ilha de Gotland, é o assentamento medieval mais bem preservado da Escandinávia. Até agora, está rodeado por poderosas muralhas de 3,5 metros de altura e 27 torres de 15 a 20 metros de altura, que foram erguidas para proteger os habitantes da cidade dos piratas. A torre mais antiga - Torre da Pólvora - foi construída no início do século XII. O comprimento total da fortificação é de 3,5 km. Em grande parte graças a ele, a cidade ficou sob a proteção da UNESCO.
Gripsholm
Localizado na costa do lago, na cidade de Mariefred. Foi fundado para a família do Chanceler em 1380, após 150 anos passou para a posse do rei sueco. Foi gradualmente reconstruído e adquiriu as características atuais. Pertenceu à família real até 1713. No século 18 foi usado como prisão. Mais tarde, sob Gustav III, um teatro da corte foi criado em uma das torres. Hoje, o castelo abriga um museu e uma galeria de retratos do estado.
Vadstensky
Foi construído em 1545 por ordem do rei sueco para proteger a capital do ataque dos dinamarqueses. Localizado no Lago Vettern. Até 1716 serviu de residência real, mais tarde passou a servir de celeiro. Em nossa época, os interiores foram restaurados, as muralhas foram restauradas. No castelo foi inaugurado um museu, bem como um centro de informações turísticas, um arquivo e o escritório da Academia Vadstena. No verão, os concertos são realizados no pátio.
Lula
A história do castelo renascentista em Kalmar começou em 1160 com a construção de uma torre de vigia. Mais tarde, uma poderosa fortificação foi formada ao seu redor, protegendo os habitantes da cidade do inimigo. Os chefes de estado frequentemente se reuniam aqui para negociações e assinatura de acordos. A capela foi construída em 1592. Desde o século 17, o castelo abrigou armazéns, uma cervejaria e uma prisão. Hoje um museu é organizado aqui.
Lekko
Ele nasce em uma das ilhas do maior lago da Suécia - Venern. Monumento nacional do país. Leva a sua história desde 1298, várias vezes foi radicalmente reconstruída, mudou muitos proprietários. Adquiriu o seu aspecto final com elementos barrocos no século XVII, estando na posse da nobre família sueca De la Gardie. Hoje, o castelo e o jardim envolvente estão abertos aos turistas e, durante o verão, acolhem exposições e espectáculos.
Örebro
Monumento Nacional da Suécia. Ele está localizado na cidade de Örebro, às margens do rio Swarton. Construído para proteger contra vizinhos agressivos em 1240. Ele participou de batalhas até o século XVI. Foi restaurado várias vezes, apenas uma torre sobreviveu em sua forma original. Nos últimos 4 séculos, serviu como castelo real, prisão, armazém, residência do governador. Hoje abriga um museu, hotel, escola, café.
Skokloster
Construído em 1600 para o Marechal de Campo Conde Wrangel, um dos homens mais ricos da Suécia. Localizado no Lago Mälaren. É um enorme edifício de pedra branca com 4 torres de esquina. O único castelo da Europa que se manteve absolutamente inalterado desde o século XVII. Incorpora o luxo do estilo barroco. Suas coleções incluem armas, móveis, tecidos, livros, tapetes, pinturas. Um museu foi estabelecido no castelo.
Uppsala
O famoso edifício da cidade de Uppsala foi fundado em 1549 por ordem do rei sueco. A majestosa mansão está em construção há mais de 100 anos. Ele dominava a residência do arcebispo e pretendia lembrá-lo da supremacia do poder real. Como resultado de um incêndio em 1702, a maior parte do edifício pegou fogo, mas foi reconstruído apenas no século XIX. Hoje abriga 3 museus e o gabinete do governador. Há um jardim botânico nas proximidades.
Sofier
Localizada à beira-mar, a 5 km de Helsingborg. Como presente de casamento, foi oferecido em 1905 ao futuro rei Gustaf Adolf e sua esposa Margaret. A princesa herdeira projetou jardins ao redor do castelo, os rododendros se tornaram a decoração principal. Hoje, cerca de 500 espécies são cultivadas e os turistas vêm para vê-las florescer. O castelo foi transferido para a cidade em 1973, mas a família real ainda financia o trabalho dos jardineiros.
Malmöhus
É um complexo de estruturas de pedra rodeado por uma parede maciça e um fosso com água. Construído em 1542 pelo rei da Dinamarca. Destina-se a proteger as fronteiras dinamarquesas ocidentais. Em seu território havia quartéis e peças de artilharia, e mais tarde - uma prisão. Hoje, vários museus estão abertos aqui, apresentando a história da cidade de Malmö, as obras de artistas escandinavos, bem como o desenvolvimento do progresso científico e tecnológico na Suécia.
Landskrona
Uma poderosa fortaleza defensiva. Ele está localizado na cidade portuária de mesmo nome, no sul da Suécia. Construído no século 16 por um rei dinamarquês para proteger a baía. O sistema de fortificações e vários fossos ao redor do castelo é um dos maiores e mais bem preservados da Europa. Durante os séculos 19 a 20, a fortaleza foi usada como prisão. Hoje está disponível para excursões, eventos. Há um museu, café, área de lazer.
Marswinsholm
Este elegante castelo renascentista com duas torres, rodeado por um lago, foi construído na década de 1640 para um nobre dinamarquês. Localizado a 12 km da cidade de Ystad. Durante a sua história, mudou muitos proprietários, foi muitas vezes reconstruída. Hoje é impossível entrar no castelo, que está alugado para várias celebrações. As apresentações teatrais acontecem no parque do palácio no verão. Uma exposição de esculturas é realizada desde 2007.
Fortaleza de Karlsten
A principal atração da cidade de Marstrand. Construída no século 17, protegia as abordagens de um importante porto sem gelo. Ela sobreviveu a 2 ataques inimigos, foi até conquistada, mas acabou retornando para a Suécia. No século 19, foi usada como prisão para criminosos perigosos. Hoje, visitas guiadas são realizadas aqui, e reconstruções de batalhas medievais são realizadas no pátio. Um hotel está localizado no antigo quartel.
Drottningscher
É uma cidadela poderosa com 4 bastiões de canto. Localizado na ilha de Aspö, nas imediações da cidade de Karlskrona. A construção durou 70 anos, começando em 1680. A fortaleza perdeu seu significado militar no final do século XIX. Hoje as excursões são realizadas aqui, as exposições do museu são apresentadas. Um restaurante está aberto no pátio, na casa do comandante. Você pode chegar à fortaleza de balsa do cais de Karlskrona.
Borgholm
Inicialmente, a fortaleza defensiva de Borgholm foi erguida no século XII, nos séculos subsequentes foi reconstruída várias vezes, passada dos dinamarqueses aos suecos e vice-versa. A última reconstrução foi realizada no século XVIII. Mas após um incêndio ocorrido em 1806, a fortaleza se transformou em ruínas e não foi mais reconstruída. Hoje está aberto à visitação, tem um museu e periodicamente realizam-se apresentações teatrais.
Nykoping
A Torre Branca à beira do rio, no centro da cidade de Nykoping, é quase tudo o que sobreviveu da poderosa estrutura que protegia os acessos a Estocolmo. A fortaleza defensiva foi construída no século XII, depois foi várias vezes reconstruída e fortificada. No século 16 era uma residência real. Gravemente danificado por um incêndio em 1665. No século passado, alguns dos edifícios foram restaurados. Abriga um museu, loja de presentes e restaurante.
Svaneholm
Localizada no sul do país, a 26 km de Malmö, em uma ilha próxima ao Lago Svane. Foi erguido no século 16 para o nobre Sparre, depois reconstruído várias vezes. O último proprietário do castelo na década de 1930 foi Karl Augustin Ehrensvärd. Tem electricidade e aquecimento central. Após sua morte, o palácio foi transferido para a propriedade da cidade, e um museu foi inaugurado aqui. Além do lago, o castelo está rodeado por jardins floridos, prados e uma floresta.
Trolleholm
Magnífico castelo com torres redondas, rodeado por um parque e canais espelhados. Localizado a 9 km da cidade de Eslev. Foi erguido no início do século XV, posteriormente reconstruído e rebatizado três vezes. No século 17, tornou-se propriedade da família da dinastia Trolle. Ele adquiriu sua aparência atual no estilo renascentista durante a modernização em 1887. É famosa por sua biblioteca com livros raros. Apenas o parque e os arredores do castelo são acessíveis para inspeção.
Krunuberg
Localizada a 5 km ao norte da cidade de Vaxjo, no Lago Helgation. Foi construído como palácio episcopal em 1444. Usado para fins defensivos. Perdeu o seu significado militar em meados do século XVII, desde então começou a deteriorar-se e gradualmente transformou-se em ruínas. Aberto a turistas durante o verão. Em seu território são realizadas apresentações teatrais, carnavais em trajes medievais e reconstruções de batalhas.
Fortaleza Vaxholm
Poderosos baluartes desta fortaleza foram erguidos entre as ilhas de Rinde e Waksen, nos arredores da capital do estado. A cidadela data do início do século XVI. Várias vezes ela repeliu ataques a Estocolmo, foi constantemente reconstruída e fortalecida. No século 19, perdeu seu propósito militar. Hoje é um notável monumento arquitetônico, em cujo território existe um museu militar, um hotel, salas de conferências e um café.
Trolle Lyngby
Castelo medieval renascentista no sul da Suécia. Localizado em uma pequena ilha cercada por um fosso profundo. Foi erguido nos séculos XIV-XV por uma nobre família dinamarquesa. Adquiriu a aparência atual no final do século XVII. Uma igreja foi construída perto do castelo. O interior preservou interiores no estilo rococó e neoclássico, móveis originais, uma das melhores bibliotecas particulares do país. O castelo é propriedade da família Conde Trolle-Wachtmeister.
Mölsacker
Nasce às margens do Lago Mälaren, a 70 km da capital. Um magnífico exemplo de arquitetura barroca graciosa. Adquiriu a aparência atual no final do século XVII, quando pertencia à aristocrática família Goob. Um incêndio que eclodiu em 1945 destruiu quase completamente o edifício. Demorou 50 anos para restaurá-lo. Hoje, o palácio e o parque circundante estão abertos ao público. Uma fundição foi aberta no território.
Glimmingehus
Um poderoso edifício medieval a 10 km da cidade de Simrishamn. Foi construído no início do século 16 por ordem de um dos cavaleiros dinamarqueses. É uma estrutura retangular de pedra com 30 metros de comprimento, 12 metros de largura e 26 metros de altura. Lá dentro, há muitas portas falsas, fossos secretos, corredores sem saída, buracos assassinos e assim por diante. Aquecimento central é fornecido. A cidadela é cercada por um fosso com água. Hoje, um museu, restaurante e loja estão abertos aqui.
Skarhult
Um edifício luxuoso no sul da Suécia, rodeado por um parque paisagístico bem cuidado. Um dos bem preservados complexos palacianos da Escandinávia renascentista. Os barões von Schwerin, proprietários da propriedade, ainda vivem nela e administram a fazenda vizinha. Desde 2014, o território do castelo tornou-se acessível aos turistas. Visitas guiadas são conduzidas através de seus corredores e do parque adjacente e, em seguida, os hóspedes são tratados com um delicioso almoço no café do porão.
Torup
Localizada no sul da Suécia, a 15 km da cidade de Malmö. Foi erguido no início do século XVI. É um edifício de tijolos de 3 andares em forma de quadrado com uma torre octogonal e outra redonda. O castelo está rodeado por terras agrícolas, um parque pitoresco e uma floresta de faias. Desde 1970, o edifício é propriedade da cidade de Malmö. As excursões são possíveis mediante acordo. Uma trilha cultural chamada “Vida ao redor do castelo” foi desenvolvida para os turistas.
Osgaard
Localizado nas margens do Lago Mälaren, na cidade de Mariefred. A história remonta a 1681. Combina elementos do estilo barroco e escandinavo. É famoso pelo seu luxuoso interior. Floresceu em 1937, quando foi adquirido pelo escritor Hildin Shellen, um fã de noites de arte e outros eventos sociais. Hoje o castelo é alugado para festas, em particular casamentos.
Fortaleza Bohus
Localizado em uma colina na ilha de Bagaholm, na fronteira com a Noruega. Foi fundado por ordem do rei norueguês em 1308 para proteção dos vizinhos do sul. Ficou famoso pelo fato de que na história de sua existência foi submetido a cerco 14 vezes, mas nunca foi tomado. Hoje é uma ruína coberta de relva, com a única torre sobrevivente, muralhas e magníficas vistas sobre o vale do rio. No verão, está disponível para turistas.
Penningby
Localizada em um vale à beira-mar, a 70 km de Estocolmo. A construção começou no final do século XIV. No início do século XIX, um jardim inglês foi construído em frente ao castelo. Em 1831 foi danificado por um incêndio, após o que parte do edifício foi totalmente reconstruída. A última restauração foi realizada na década de 50 do século passado. Hoje, um tour interno do castelo está disponível durante o verão. Refere-se a objetos do patrimônio cultural nacional.
Castellet
O castelo foi construído em 1667 como estrutura defensiva. Localizado em uma ilha no centro de Estocolmo. Em 1845 foi gravemente danificado por uma explosão no laboratório de fabricação de pólvora, que se localizava no território do forte. A característica dominante da nova imagem da fortaleza é uma torre redonda de tijolos vermelhos de 20 metros. Todas as manhãs, a bandeira naval do país é hasteada sobre ele, como um símbolo de vida pacífica e prosperidade na Suécia.
Rosersburg
Localizado a 26 km de Estocolmo, nas margens do Lago Mälaren. Construído no estilo renascentista na década de 1630 para a família do Rickskanzler Oxenshern. Um século depois, foi modernizado com a adição de elementos barrocos. Desde 1757 serviu como residência real, adquiriu muitos novos interiores luxuosos. No final do século 19, foi transferido para o exército. Desde 1960, o terreno e parte dos edifícios estão sob a jurisdição do Gabinete do Serviço de Resgate. Um museu é aberto no edifício central.