Um aumento significativo do turismo em Barcelona foi assegurado pela realização dos Jogos Olímpicos de 1992. Desde então, o número de visitantes tem vindo a crescer a cada ano, por isso os museus da cidade procuram abranger os mais diversos assuntos. Mais e mais novos estão abrindo, e os antigos estão sendo modernizados e renovando suas exposições. Barcelona está na moda: museus "clássicos" para todas as grandes cidades, como arte histórica ou contemporânea, estão disponíveis e são muito bons.
Mas os objetos mais interessantes são precisamente aqueles que tornam a capital da Catalunha única. Em primeiro lugar, são edifícios associados ao nome de Gaudi. Graças a ele e a seus colegas, Barcelona se tornou um museu arquitetônico a céu aberto. Outra pessoa importante para a indústria do turismo é Picasso: não é à toa que o museu em sua homenagem ocupa o primeiro lugar em termos de público.
Os museus mais interessantes e populares de Barcelona
Lista, foto com título e breve descrição!
Museu Nacional de Arte da Catalunha
A coleção de pintura, arte e artesanato e escultura está reunida no palácio na montanha Montjuïc. A partir daqui, você pode desfrutar de uma vista panorâmica da Cidade Velha. A coleção está dividida em 8 exposições permanentes, que são renovadas periodicamente à custa de verbas. O departamento de numismática está repleto de moedas do século 6 e dos séculos subsequentes. Pintores italianos estão amplamente representados, bem como diferentes estilos, do românico ao gótico.
Endereço: Barcelona, Palau Nacional, Parc de Montjuïc
Site: museunacional.cat
Casa mila
A última obra secular de Gaudí. A obra-prima arquitetônica do mestre foi erguida no início do século XX. Convencionalmente, a casa da rua Passeig de Gracia pode ser chamada de angular, embora em sua forma predominem linhas suaves. Incluído na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Destacam-se a decoração das varandas, do telhado e das chaminés, bem como a ausência de paredes de suporte no seu interior. Um dos pisos está reservado ao Apartamento-Museu Gaudí.
Endereço: Barcelona, Paseo de Gracia, 92
Site: lapedrera.com
Casa Batlló
A tradução do nome é "casa dos ossos". Construído em 1877 como um edifício residencial encomendado por um magnata da indústria têxtil. No início do século XX, foi reconstruída de acordo com o plano de Gaudí: linhas suaves, distribuição de luz, mistura de cores, número mínimo de divisórias e paredes exigidas. Possui 8 pisos e caves. Os melhores mestres da arte decorativa e aplicada da sua época trabalharam nos interiores.
Endereço: Barcelona, Passeig de Gracia, 43
Site: casabatllo.es
Sagrada Familia
A Sagrada Família é considerada a melhor obra de Gaudí. Sua construção começou em 1882 e, em certa medida, continua até hoje. Na disposição interna das instalações, o arquiteto procurou evitar linhas retas. Colunas, abóbadas e vitrais são fascinantes. A Sagrada Família há muito se afastou de seu significado religioso original e se tornou um centro cultural com um museu e uma escola.
Endereço: Barcelona, Carrer de Mallorca, 401
Site: sagradafamilia.org
Museu da História da Cidade de Barcelona
Localizado na Praça Real em um casarão chamado Casa Clariana Padeias. A história da cidade remonta aos tempos dos antigos assentamentos romanos nessas terras. Um deles foi encontrado graças a escavações e faz parte da exposição. As exposições mostram em detalhes como Barcelona se desenvolveu e mudou o estilo de vida de outras pessoas. O museu contém coleções de moedas, livros, pinturas, fósseis, móveis e utensílios de mesa.
Endereço: Barcelona, Plaça del Rei, 7-9
Site: ajuntament.barcelona.cat
Museu Picasso
O casarão do século XV onde se encontra o acervo chama-se Berenguer de Aguilar. Provavelmente pelo nome do proprietário anterior. No total, o edifício ocupa meio quarteirão: é composto por câmaras interligadas. O fundador do museu, Jaime Sabartes, é amigo e assistente de Picasso, que doou ao estado cerca de 600 obras do mestre. Entre eles, esboços e pinturas acabadas de diferentes períodos de criatividade.
Endereço: Barcelona, Carrer Montcada, 15-23
Site: museupicasso.bcn.cat
Museu do Clube de Futebol de Barcelona
A inauguração ocorreu em 1984. A versão atual do museu foi apresentada em 2010 após uma longa reconstrução. A área de exposição é de 3500 m². As tecnologias modernas ajudam a tornar a excursão o mais envolvente possível na atmosfera do futebol. A história de Barcelona “corre” aos olhos dos visitantes na forma de frames em grandes ecrãs. Os estandes exibem não apenas troféus, mas também uma parafernália memorável.
Endereço: Barcelona, Avinguda Arístides Maillol, 6-18
Site: fcbarcelona.com
Museu de Ciências
O nome oficial é CosmoCaixa. A área é superior a 5 mil metros quadrados. Os salões de exposição são adjacentes ao planetário. Cinco andares são conectados por uma escada em serpentina. O local mais pitoresco é a recriada floresta amazônica. Durante a excursão, os hóspedes participam de experimentos. Há um mirante com vista para a cidade e a montanha de Montjuic. Várias vezes reconhecido como o melhor museu de ciências da Europa.
Endereço: Barcelona, Isaac Newton, 26
Site: cosmocaixa.es
Museu Marítimo
O antigo Estaleiro Real foi convertido em Museu Marítimo em 1929. O edifício foi projetado em estilo gótico medieval e é um monumento de história e cultura. Nos amplos aposentos, os turistas encontrarão uma escuna restaurada em tamanho real de tirar o fôlego, exposições separadas que contam a história da navegação, mapas antigos, maquetes de navios e pinturas de tema náutico.
Endereço: Barcelona, Av. de les Drassanes s / n
Site: mmb.cat
Vila espanhola
Impressiona a área do museu ao ar livre de Montjuic, que tem como objetivo informar os visitantes sobre diferentes partes do país. Através do portão medieval, o visitante entra numa típica praça espanhola, de onde começa a conhecer a “aldeia”. Bairros com dezenas de edifícios autênticos divergem em diferentes direções. Atualmente, existem cerca de 20 oficinas no território, formando a “Cidade dos Artesãos”.
Endereço: Barcelona, Av. Francesc Ferrer i Guàrdia, 13 anos
Site: poble-espanyol.com
Museu da Casa de Gaudi
Localizado no Parque Guell, onde tudo vive e existe de acordo com as leis do mundo de Gaudí. O arquiteto catalão deixou um rico legado. E a casa reservada para seu museu memorial é um dos objetos mais importantes da cidade. O edifício é rico em detalhes luminosos: varandas, caixilhos nas janelas, o formato das paredes e sua cor. E dentro estão pertences pessoais, móveis raros, pinturas e muitos outros itens relacionados a Gaudí.
Endereço: Barcelona, Carrer d'Olot, 1
Site: casamuseugaudi.org
Museu do Modernismo Catalão
A abreviatura do nome do museu é MMCAT. Está funcionando desde 2010. Os interiores parecem transportar os hóspedes para outra época. As principais exposições são pinturas, artes e ofícios, móveis, pratos, esculturas. Para Barcelona e toda a Catalunha, o modernismo é um estilo especial. Pode ser rastreada não só na pintura, mas também na arquitetura, por isso alguns quarteirões foram transformados em museus a céu aberto.
Endereço: Barcelona, Balmes, 48
Site: mmbcn.cat
Centro de Exposições Gaudi
O site cultural foi criado para os fãs da obra de Gaudí, que desejam ver sua obra de uma perspectiva diferente. Os hóspedes são convidados a explorar 8 principais obras-primas arquitetônicas criadas pelo mestre com a ajuda de tecnologias modernas. As projeções e imagens são exibidas em grandes painéis. O passeio pode ser solicitado como um guia de áudio. Além disso, está aberta a exposição “O Mundo de Gaudí”, apresentando temas do seu interesse.
Endereço: Barcelona, Pla de la Seu, 7
Website: gaudicentre.cat
Museu de Arte Moderna
O edifício do museu destaca-se no contexto dos edifícios antigos: estilo modernista, peitoris de luz, fachada de vidro. Desde 1995, a entrada está aberta a todos. As obras de arte de artistas espanhóis são divididas em 3 grupos por ano: 40-50s, 60-70s e 80s hoje. Além disso, as exposições temporárias são renovadas aproximadamente uma vez por trimestre. Eles são temáticos e podem ser sobre qualquer coisa, como produtos de pedra e gravuras.
Endereço: Barcelona, Plaça dels Àngels, 1
Site: macba.cat
Fundação Joan Miró
As instalações do museu foram projetadas por um amigo do artista espanhol - o arquiteto Jose-Luis Sert. Fundos - 14 mil unidades de armazenamento. Destes - quase 8,5 mil - é obra do próprio Miro. Pela primeira vez, uma grande exposição em sua homenagem foi realizada em 1968. Ela gostava de tanta atenção do público. Portanto, uma Fundação Joan Miró completa foi criada - um lugar onde obras-primas da arte abstrata e surreal são coletadas.
Endereço: Barcelona, Parc de Montjuic
Site: fmirobcn.org
Museu da História da Catalunha
Ocupa os antigos armazéns do palácio de março. Antes de abrir o museu para convidados, o edifício foi restaurado em 1881. A área de exposição é de cerca de 4 mil metros quadrados. Restos de povos antigos, ferramentas direto do Neolítico, objetos de culto, coisas de outras partes do mundo trazidas para a Catalunha por viajantes e mercadores - tudo isso faz parte do acervo. As guerras civis também são abordadas em detalhes - um ponto sensível para a autonomia até hoje.
Endereço: Barcelona, Pau Vila, 3
Site: mhcat.cat
Museu de Ciências Naturais
O número de exposições por mais de 130 anos de existência ultrapassou os 3 milhões. Por este motivo, decidiu-se atribuir três edifícios de uma vez para o museu. O Fórum Triangular na rue Leonardo da Vinci é o lar de um departamento chamado Blau. O Parque Ciutadella abriga o Museu Martorell e o Laboratório da Natureza. E no Monte Montjuic se encontram o Instituto Botânico e o Jardim Botânico Histórico, onde se dedicam à preservação de espécies vegetais mediterrâneas.
Endereço: Barcelona, Plaça Leonardo da Vinci, 4-5
Site: museuciencies.cat
Museu das Culturas Mundiais
O objetivo da coleção é dar a conhecer a cultura de partes distantes do mundo - América, Ásia, Oceania e África. O museu é baseado em duas coleções. O primeiro tem 30 mil peças e pertence ao museu etnográfico. A segunda é a Fundação Folch, que reúne 3,5 mil obras de arte. Eles foram fundidos em 2012. E a parte principal da exposição está localizada em um prédio em frente ao Museu Picasso.
Endereço: Barcelona, Rua Montcada, 12
Site: barcelona.cat
Museu Europeu de Arte Contemporânea
A grande maioria dos museus de arte contemporânea tende a se concentrar em obras revolucionárias e até provocativas. O objetivo de MEAM é mostrar pinturas e esculturas de criadores vivos que não rejeitaram o realismo clássico e estilos semelhantes. Os fundos e as exposições são baseados no Palau Gomis, construído no século 18. Com base no museu, é realizado um concurso anual de arte, dando a autores iniciantes um caminho para a vida.
Endereço: Barcelona, Barra de Ferro, 5
Site: meam.es
O Museu de Cera
Ocupa o prédio do antigo banco desde 1973. Cópias de cera de figuras históricas famosas coexistem com heróis de obras literárias. Algumas figuras ficam sozinhas, outras fazem parte das cenas recriadas. Uma das "apresentações" mais coloridas é a câmara de tortura. Existem mais de 350 peças na coleção. Você pode chegar perto deles e tirar uma foto. O museu está aberto diariamente no verão e algumas vezes por semana nas outras estações.
Endereço: Barcelona, Pasaje de la Blanca, 7
Site: museocerabcn.com
Museu da Música
Guitarras barrocas, alaúdes, violoncelos, koto japonês - instrumentos musicais de diferentes épocas e partes do mundo estão expostos aqui. De mais de 1.500 itens, cerca de um terço está disponível para inspeção. Fonogramas e gramofones também são apresentados nas arquibancadas. Grande base de gravações audiovisuais. Concertos são realizados: a maioria dos artistas toca instrumentos raros temporariamente emprestados do museu.
Endereço: Barcelona, L'Auditori. Lepant, 150
Site: ajuntament.barcelona.cat
Museu do Design
Muito está ligado ao design na cidade: da educação especializada de alta qualidade à decoração de ruas. Era apenas uma questão de tempo até que o museu aparecesse na Praça das Glórias. O edifício de forma invulgar foi construído especificamente para este projecto. A maior parte está escondida no subsolo. O número de exposições já ultrapassou 70 mil. A coleção é dedicada não só à roupa, mas também a objetos do ambiente cotidiano, interiores e obras gráficas.
Endereço: Barcelona, Pl. de les Glories Catalanes, 37
Site: ajuntament.barcelona.cat
Museu do Esporte Olímpico em homenagem a Samaranch
Trabalha desde 2007. Localizado na montanha Montjuïc perto do estádio Luis Companis, que sediou as Olimpíadas de 1992. Os arquitetos Xavier Basian e Tony Camps foram os responsáveis pela construção do prédio do museu. A área total é de aproximadamente 4 mil metros quadrados. A coleção homenageia os Jogos que atraíram turistas a Barcelona e conta a história do esporte como um todo. Como muitos museus da cidade, fecha às segundas-feiras.
Endereço: Barcelona, Avda de l'Estadi, 60
Site: museuolimpicbcn.cat
Museu Can Framis
A inauguração oficial ocorreu em 2009. O centro cultural no distrito de Poblenou instalou-se no interior de uma antiga fábrica têxtil renovada. 3 pisos são ocupados por obras de artistas locais, criadas desde os anos 60 do século passado até aos dias de hoje. As obras expostas são renovadas anualmente e, uma vez por trimestre, Can Framis recebe uma nova exposição temporária.
Endereço: Barcelona, Carrer de Roc Boronat, 116, 126
Site: fundaciovilacasas.com
Museu Arqueológico
Localizado no antigo Palácio de Belas Artes do Parque Montjuïc. A exposição está dividida em 5 partes temáticas: os tempos pré-históricos, os fenícios e os gregos, o surgimento da cultura ibérica, o período romano, os visigodos na Catalunha. A excursão permite rastrear como as ferramentas de trabalho, armas e utensílios domésticos foram aprimorados, bem como as tradições culturais de diferentes povos que viveram aqui mudaram e se adaptaram.
Endereço: Barcelona, Passeig de Santa Madrona, 39-41
Site: mac.cat
Museu Frederic Mares
Parte do Castelo Real no Bairro Gótico é entregue a um museu que leva o nome do artista e colecionador Mares. Uma das exposições apresenta crucifixos de diferentes épocas, feitos com todos os tipos de materiais. Outra mostra obras-primas de esculturas monumentais. São seções com binóculos teatrais, moedas e cédulas de todo o mundo, fechaduras com chaves, caixas de rapé e cachimbos.
Endereço: Barcelona, Plaça de Sant Iu, 5
Site: museumares.bcn.es
Palácio Virraine
Construída na década de 70 do século XVIII. Também chamado de "Palácio do Vice-rei". O exterior enfatiza a influência das tradições francesas na arquitetura da Catalunha naquela época. Os interiores também são projetados no estilo rococó francês: os olhos não se acostumam imediatamente com a abundância de detalhes luxuosos. Particularmente notável é a sala de jantar e seus tetos abobadados pintados. O primeiro andar é dedicado ao Museu de Artes Decorativas.
Endereço: Barcelona, La Rambla, 99
Site: ajuntament.barcelona.cat
Museu egípcio
O museu é baseado na coleção particular do egiptólogo Jordi Clos. Desde 1994, qualquer pessoa pode ter acesso a ele. Há muito que a prefeitura procura um prédio adequado: são tantas as exposições que nem em forma de dinheiro poderiam ser colocadas em todos os lugares. Como resultado, eles encontraram instalações perto do Paseo de Gracia. Sarcófagos, papiros, máscaras mortuárias, objetos de culto, amuletos - esta não é uma lista completa de raridades apresentadas em vitrais e prateleiras de museus.
Endereço: Barcelona, València, 284
Site: museuegipci.com
Museu de ilusões
Localizado no bairro de Raval, é o primeiro museu deste tipo na Europa. Adultos e crianças se sentirão confortáveis entre as exposições. Jogos visuais e ilusões de ótica o ajudarão a se divertir e a se interessar. Desenhos volumétricos atraem fãs de sessões de fotos incomuns. Os artistas que pintaram as instalações não ignoraram Dali e Gaudi, usando seu trabalho como base.
Endereço: Barcelona, calle Pintor Fortuny, 17
Site: bigfunmuseum.com
Museu do Chocolate
Este local cultural atrairá crianças e adultos. Logo no início da excursão, os hóspedes recebem um pedaço de chocolate para que o conhecimento do maravilhoso mundo dos doces seja claro em todos os sentidos. Caminhando pelos corredores, os turistas aprendem a história da iguaria e examinam os equipamentos usados no preparo do chocolate. Um lugar especial entre as exposições é ocupado por figuras de chocolate: cópias de objetos icônicos e esculturas de personalidades.
Endereço: Barcelona, Comerc, 36
Site: museuxocolata.cat
Museu do cânhamo
Inaugurado em 2012 por iniciativa de Ben Drockers, que fundou um museu semelhante na Holanda. Ele escolheu um edifício do século 15 em Palau Mornau, onde uma grande reforma foi realizada. Fotos, cartazes, dispositivos para o uso de cannabis, diferentes variedades e uma história de cultivo - o turista fica sabendo de tudo isso durante a excursão. O museu também toca no aspecto histórico: a cannabis e seus derivados entraram na cultura pop.
Endereço: Barcelona, Ample, 35
Site: hashmuseum.com
Museu da Erótica
Localizado em uma pequena sala nas Ramblas. A entrada é aberta apenas para adultos. Quadros com conteúdo picante estão pendurados nas paredes, entre eles há verdadeiros objetos de arte. Um passeio pelo museu é uma oportunidade para traçar as etapas da "revolução sexual", aprender sobre as atitudes em relação ao sexo em diferentes países e culturas.Exposições particularmente importantes são objetos e mecanismos raros para jogos sexuais e autogratificação.
Endereço: Barcelona, La Rambla, 96
Site: erotica-museum.com
Museu da motocicleta
Ocupa os andares inferiores de San Felip Neri, um mosteiro medieval bem preservado. As motocicletas como meio de transporte são muito importantes para os moradores da cidade. Portanto, desde 2011, quando o museu acabou de ser inaugurado, o número de visitantes não para de crescer. As exposições mostram todos os marcos da história da indústria local de motocicletas: de 1905 até os dias atuais. A exposição apresenta produtos de cerca de 150 fábricas.
Endereço: Barcelona, Carrer de la Palla, 10
Site: museumoto.com
Museu do Mosteiro de Pedralbes
O conjunto arquitetônico do mosteiro é um exemplo do estilo gracioso do gótico catalão. O museu foi inaugurado em 1983 em um prédio de três andares com uma disposição circular de salas. As principais peças da mostra - móveis, artigos religiosos e domésticos - são recolhidas por freiras desde o século XIV. Outra parte do acervo é a galeria de arte Thyssen-Bornemisza - cerca de 70 telas que datam da Idade Média e do Renascimento.
Endereço: Barcelona, Baixada Monestir, 9
Site: monestirpedralbes.barcelona
Museu de guerra
Foi inaugurado no território da fortaleza de Montjuic por iniciativa de Franco em 1963. Naquele momento, a estátua do Generalíssimo estava no pátio, mas depois foi transferida para o depósito. A coleção está dividida em várias exposições, incluindo armas modernas e raras, uniformes militares, maquetes de castelos, mapas de arquivo com notas estratégicas. Estão sendo organizadas exposições temáticas temporárias. O horário de funcionamento do museu depende da época.
Endereço: Barcelona, Carretera de Montjuic, 66
Site: ajuntament.barcelona.cat