Amsterdã é uma cidade de liberdade, diversidade e cores vibrantes. Fica na água, e a rede de canais faz parte do tempero nacional tanto quanto casas antigas, fantasias com sapatos de madeira ou laranja. Os turistas têm associações bastante definidas com a capital holandesa: van Gogh, tulipas, Anne Frank, maconha, Rembrandt, o Distrito da Luz Vermelha. Tudo isso se reflete nos museus da cidade.
A arte contemporânea está amplamente representada em Amsterdã. Existem cerca de 10 exposições permanentes nesta direção, mas Stedeleikmuseum e Moko são mais conhecidos do que outros. Abriga o primeiro museu do sexo do mundo e o único museu microbiano do planeta. Quem gosta de degustação não pode deixar de conferir os museus da cerveja e do queijo.
Os museus mais interessantes de Amsterdam
Lista, fotos com nomes e descrições de museus da cidade que valem a pena visitar.
Rijksmuseum
O Museu do Estado de Amsterdã conta a história da Holanda e enfoca as características culturais do país. A exposição é extensa e está dividida em coleções que incluem porcelanas de Delft, casas de bonecas do século XVII, trajes antigos nacionais, móveis antigos e telas de mestres holandeses. A principal obra-prima da coleção do Rijksmuseum é a Ronda Noturna de Rembrandt.
Endereço: Amsterdam, Museumstraat, 1
Website: rijksmuseum.nl
Museu van gogh
A exposição inclui cerca de 200 obras do artista. Todas as etapas de sua vida podem ser traçadas a partir das telas aqui apresentadas. Parte da coleção são pinturas de contemporâneos de Vincent. A coleção está alojada em um dos edifícios da Praça do Museu. Nas proximidades, há uma boutique com produtos de souvenirs feitos "para van Gogh". Os turistas levam consigo não apenas reproduções, mas também divertidos itens de guarda-roupa ou pratos.
Endereço: Amsterdam, Museumplein, 6
Website: vangoghmuseum.nl
Museu Madame Tussauds
Uma filial do mundialmente famoso museu de cera. Os preços dos ingressos são bastante altos, mas geralmente fica lotado aqui. Na entrada, os hóspedes são recebidos por um pirata, enfatizando o sabor da capital holandesa. Os clones fixos de políticos, artistas e artistas estão espalhados por vários salões. Uma das seções está fechada: os sinais avisam - especialmente os impressionáveis devem ficar longe. Seus "habitantes" são maníacos de cera.
Endereço: Amsterdã, Praça Dam, 20
Site: madametussauds.com
Museu NEMO
Não é difícil encontrar o prédio do museu científico e educacional NEMO perto da estação central da cidade - seus contornos incomuns são visíveis de longe. Os interiores são especialmente projetados para experimentação. Qualquer objeto pode ser tocado e examinado de perto. Os visitantes se tornam participantes de experiências emocionantes e testes de hipóteses científicas. Uma visita a um museu é mais como uma visita a uma sala de jogos ou teatro interativo.
Endereço: Amsterdam, Oosterdok, 2
Website: nemosciencemuseum.nl
Museu da Casa Rembrandt
Trabalha desde 1911. A fachada do edifício, bem como as divisões interiores, foram restauradas de acordo com o inventário do notário Rembrandt. A casa no passado pertencia ao mestre. 260 das 290 obras gráficas do artista são mantidas aqui, bem como várias telas originais. Há também pinturas de alunos de Rembrandt e daqueles a quem ele se inspirou e admirou. A parte informativa da excursão diz respeito aos métodos de fazer tintas e estampas.
Endereço: Amsterdam, Jodenbreestraat, 4
Website: rembrandthuis.nl
Museu da Casa de Anne Frank
Localizado no prédio onde foi escrito o diário mais famoso do mundo. A judia Anna Frank o liderou durante a ocupação do país pelos nazistas. A casa preservou a atmosfera da Segunda Guerra Mundial. O original do diário é a exposição principal da exposição. A compra de ingressos para este museu deve ser realizada com antecedência. Motivo: só funciona de 1º de novembro a 1º de abril e é popular tanto entre visitantes quanto locais.
Endereço: Amsterdam, Westermarkt, 20
Site: annefrank.org
Museu da Remessa
Ao criar a frota, Peter I contou com a experiência e conhecimento dos holandeses. A história de seu transporte é instrutiva e valiosa, razão pela qual o museu foi criado. Os navegadores deixaram seus portos nativos e descobriram novas terras, cruzando os oceanos. Cada conquista significativa dos compatriotas não passou despercebida. A história sobre eles é apoiada por uma base visual: modelos de navios, globos, itens de munição, mapas.
Endereço: Amsterdam, Kattenburgerplein, 1
Website: hetscheepvaartmuseum.nl
Museu da Cidade
A arte contemporânea começa aqui com a aparência e o layout do próprio edifício do museu. No interior, existem fundos vastos - cerca de 90 mil cópias. As exposições não se limitam a pinturas de mestres renomados como Kandinsky. Nas paredes e nos vitrais do Stedeleikmuseum, fotos, esculturas, pôsteres estão expostos. Há uma seção onde os arquivos de vídeo são mostrados. Instalações temáticas são realizadas regularmente.
Endereço: Amsterdam, Museumplein, 10
Site: stedelijk.nl
Museu do Corpo Humano
Os amantes da anatomia não devem passar despercebidos. 6 andares são preenchidos com corpos humanos reais e órgãos individuais, bem como suas cópias sintéticas recriadas. Os visitantes vêem como os músculos se contraem, como os maus hábitos afetam o corpo, como o estresse ou a alegria afetam as células cerebrais. Os experimentos são apresentados em uma linguagem acessível, em alguns você pode participar.
Endereço: Amsterdam, Damrak, 66
Site: bodyworlds.nl
Museu do Sexo
Localizado próximo ao Red Light District, o que ajuda a atrair turistas. Está em funcionamento desde 1985 e é o museu mais antigo sobre sexo. A coleção era originalmente uma coleção de itens para o prazer sexual. Agora, não só se expandiu quantitativamente e ocupa três andares, mas também cobriu mais subtópicos. Por exemplo, aqui você pode descobrir como o sexo foi tratado em diferentes épocas e em diferentes culturas.
Endereço: Amsterdam, Damrak, 18
Website: amsterdam.info
Museu Vrolik
O criador do museu é Gerardas Vrolik. A maioria das exposições é do acervo pessoal do pesquisador. O trabalho do pai foi continuado primeiro por seu filho, e então as autoridades e outros cientistas começaram a reabastecer o museu. Espaços bem organizados com prateleiras envidraçadas podem impressionar qualquer pessoa. Eles armazenam ossos humanos, embriões com patologias, tipos anômalos de partes do corpo à base de álcool.
Endereço: Amsterdam, Meibergdreef, 15
Site: amc.nl
Museu de história de amsterdam
Em essência, este museu é um museu de história local e um dos melhores do mundo. Os artefatos encontrados durante as escavações arqueológicas são enviados aqui. Monumentos, originais de documentos históricos, pinturas, fotografias antigas fazem parte do acervo. Eles são divididos em exposições temáticas. Entre outras coisas, a exposição contém o primeiro mapa de Amsterdã, que foi desenhado no século XVI.
Endereço: Amsterdã, Kalverstraat, 92
Website: amsterdammuseum.nl
Experiência Heineken do Museu da Cerveja
Um rico programa aguarda os amantes da cerveja. A excursão começa com um mergulho na história. Filmagens crônicas e filmadas especialmente são mostradas em telas grandes. 160 anos de trabalho bem-sucedido no mercado global passam em meia hora. Segue-se a degustação: há uma dezena de tipos de cerveja à sua escolha. Os que o desejarem podem visitar cavalgadas temáticas e estábulos, onde são mantidos cavalos de raça particularmente resistente.
Endereço: Amsterdam, Stadhouderskade, 78
Site: heineken.com
Museu de micróbios
O único museu deste tipo no mundo. Está em funcionamento desde 2014 e está em constante expansão do acervo. Recipientes transparentes lacrados são organizados ordenadamente nas prateleiras. Perto - microscópios e lentes de aumento, permitindo que você veja os micróbios. Para os visitantes são realizadas palestras lúdicas e educativas. Os guias falam sobre pequenas coisas do dia a dia, por exemplo, como a comida estraga e a necessidade de trocar a escova de dente com mais frequência.
Endereço: Amsterdam, Plantage Kerklaan, 38
Site: micropia.nl
Ermida no Amstel
O museu tem duas exposições permanentes. A primeira fala sobre o edifício em que está localizado o "Hermitage" local. O segundo traça o contexto histórico e as formas de interação entre a Rússia e a Holanda. Além disso, a grande exposição principal é renovada a cada 6 meses. Obras-primas são trazidas para Amsterdã de São Petersburgo, o resto do tempo mantido nos fundos do homônimo russo do museu.
Endereço: Amsterdam, Amstel, 51
Site: hermitage.nl
Museu do Cinema
Em 1946, o Dutch Historical Film Archive foi criado em Amsterdã. Após 6 anos, foi convertido em museu do cinema. A coleção também foi transferida duas vezes: em 1972 para o edifício Vondelpark e em 2012 para quartos espaçosos nas margens do rio Ei. Fundos de armazenamento - 46 mil filmes em diversos suportes. Só filmes - 7 milhões de metros. Outra parte importante do acervo são 35 mil pôsteres.
Endereço: Amsterdam, Jpromenade, 1
Site: eyefilm.nl
Museu do Diamante
Em uma sala, as exposições são coletadas, cujo preço é fora da escala. Durante o passeio, os turistas aprendem contos, segredos de produção e maneiras de distinguir uma farsa. A exposição inclui joias e diamantes individuais, além de objetos muito estranhos, como uma caveira totalmente coberta por diamantes. Os convidados recebem uma master class VIP: por 500 euros você pode aprender a moer pedras preciosas e, em seguida, pegar o produto resultante.
Endereço: Amsterdam, Paulus Potterstraat, 8
Site: diamonds-amsterdam.com
Museu de Arte Moderna
Este museu tem um conceito próprio. A família Loghis, tendo aberto seu tesouro a visitantes externos, queria reunir sob o mesmo teto as obras de artistas contemporâneos que ridicularizavam os vícios da sociedade. Os colecionadores continuam a comprar novas peças de arte e algumas são doadas a eles. Entre outros, aqui estão as criações de Banksy e Roy Lichtenstein. O horário de funcionamento do museu muda dependendo da época.
Endereço: Amsterdam, Honthorststraat, 20
Site: mocomuseum.com
Museu da Maconha e do Cânhamo
Inaugurado em 1991. Originalmente, era a coleção particular de Ben Dronkers, um renomado produtor de cannabis. Ele estava mais interessado nas propriedades psicotrópicas da cannabis e da maconha e as variedades correspondentes. Com o crescimento do museu, apareceram estandes com outros tipos. Uma estufa em funcionamento está localizada atrás do vidro do prédio do museu. A loja do museu vende todos os ingredientes necessários para cultivar cannabis e maconha.
Endereço: Amsterdam, Oudezijdsachterburgwal, 148
Site: hashmuseum.com
"Segredos do Distrito da Luz Vermelha"
O prédio do único museu da prostituição do mundo, localizado no Red Light District, é um antigo bordel do século 17. A excursão aborda a história da profissão mais antiga e sua influência na vida e na imagem de Amsterdã. Os guias procuram mostrar todos os lados deste “negócio”. Os turistas têm acesso a quartos onde prostitutas recebem clientes. Quem quiser pode ficar na famosa vitrine pela qual as garotas atraem visitantes.
Endereço: Amsterdam, Oudezijds Achterburgwal, 60
Site: redlightsecrets.com
Museu do queijo
O boom da fabricação de queijos veio na Holanda durante o período de desenvolvimento de terras distantes. Os marinheiros tinham que levar produtos com longa vida útil e propriedades úteis. E o queijo era perfeito para eles. No primeiro andar do museu, o turista encontrará um passeio histórico, a oportunidade de experimentar o traje nacional e se equipar com uma faca de queijo. A degustação ocorre no segundo andar. A loja vende todas as variedades apresentadas na degustação.
Endereço: Amsterdam, Prinsengracht, 112
Site: cheesemuseumamsterdam.com
Museu da tortura
As exposições do museu são originais, uma vez que foram postas em prática com ou sem motivo. A tortura foi usada contra criminosos e hereges. Freqüentemente, com a ajuda deles, falsas confissões eram arrancadas de suspeitos: poucos podiam resistir a esses testes. "The Witch's Chair", "The Iron Maiden", "Horizontal Rack", "Brain". Até pelos nomes dos dispositivos no museu, fica claro: eles não prometiam nada de bom ao acusado.
Endereço: Amsterdam, Singel, 449
Site: torturemuseum.com
Museu tropical
Quando os turistas ouvem esse nome pela primeira vez, um jardim botânico ou algo semelhante surge diante de seus olhos. A realidade está longe da fantasia: a exposição é dedicada às ex-colônias da Holanda e aos povos que habitavam essas terras. Uma loja no estilo "tudo pelo rito vodu", um teatro de sombras, um bazar árabe e um monte de itens individuais foram transferidos para o museu. Acredita-se que demore 5 horas para percorrer todos os 9 corredores com um exame superficial das exposições.
Endereço: Amsterdam, Linnaeusstraat, 2
Site: tropenmuseum.nl
Amstelkring
Localizado na parte central do Red Light District. O museu ocupa a antiga casa de Jan Hartmann. O edifício é notável principalmente por sua igreja incomum. Este objeto católico recebeu o nome completo de "O Templo de Nosso Amado Senhor no Sótão". A reconstrução tocou nos interiores e em um grande órgão. Os pisos inferiores são decorados com pinturas dos séculos XVII a XVIII, e aí também se encontra a cozinha restaurada.
Endereço: Amsterdam, Oudezijds Voorburgwal, 38
Website: opsolder.nl
Museu de História Judaica
A rica programação cultural que acompanha é o destaque deste museu. A exposição principal é dedicada à perseguição ao povo judeu durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, objetos rituais, pinturas, fotografias, roupas, pergaminhos são mantidos aqui. Oficinas de culinária são realizadas para ensinar os segredos da preparação de pratos tradicionais judaicos, e filmes documentários são exibidos. O hebraico é ensinado às crianças.
Endereço: Amsterdam, Nieuwe Amstelstraat, 1
Site: jck.nl
Museu de fotografia
Do edifício às exposições, o museu é contido na sua aparência e lacónico. Nas paredes, obras de mestres reconhecidos em sua direção. Em corredores contíguos, são exibidos trabalhos de fotógrafos em seus primeiros passos na profissão. Algumas obras podem ser compradas: os turistas recebem uma lembrança incomum de Amsterdã - um objeto original da arte moderna, e até mesmo assinado pelo autor.
Endereço: Amsterdam, Keizersgracht, 609
Site: foam.org
Museu Allard Pearson
Allard Pearson passou metade de sua vida viajando ao redor do mundo e participando de expedições. Suas obras serviram de base para a criação de um museu arqueológico. As raridades encontradas pelos pesquisadores confirmam muitos eventos históricos da época do Antigo Egito e do Império Romano. Algumas das exposições foram exploradas no Oriente Médio. A coleção inclui ferramentas, pratos feitos de vários materiais, incluindo cerâmicas, joias e amuletos, itens de bronze, sarcófagos e múmias.
Endereço: Amsterdam, Oude Turfmarkt, 127
Website: allardpierson.nl
Museu do Calabouço de Amsterdã
Trabalha desde 2005. Pertence à empresa Merlin Entertainment. Eles têm estabelecimentos semelhantes na Inglaterra e na Alemanha. O museu ocupa um antigo edifício onde ocorreu o fenômeno denominado "Milagre de Amsterdã". No interior, os hóspedes encontrarão um labirinto de espelhos e performances realizadas por uma trupe de 30 artistas. O museu explora as páginas negras da história da cidade para impressionar os visitantes.
Endereço: Amsterdam, Rokin, 78
Site: thedungeons.com
Museu da Tulipa
O fundador do museu é Chris Schipper. Inicialmente, ele não faria nada parecido, ele apenas gostava de jardinagem. Comprando variedades raras, bulbos exclusivos, bem como itens relacionados a tulipas, Schipper enfrentou um problema de armazenamento. Foi isso que lhe ocorreu em 2011 e surgiu a ideia de abrir o acesso ao acervo a todos os interessados. A loja de presentes ao lado vende uma tonelada de itens úteis para tulipas.
Endereço: Amsterdam, Prinsengracht, 116
Site: amsterdamtulipmuseum.com
Museu do Movimento de Resistência
A ocupação da Holanda pelos nazistas durou de 1940 a 1945. Todo esse tempo, a Resistência estava operando no país. A exposição ocupa um edifício construído em 1876. Foi usado no passado como um centro cultural judaico e sinagoga. Em 1999, após restauração, a casa foi transferida para o Museu da Resistência. Lá dentro, uma atmosfera de guerra é recriada, e o passeio trata de eventos históricos importantes para o movimento e a Holanda.
Endereço: Amsterdam, Plantage Kerklaan, 61 A
Site: verzetsmuseum.org
Museu do cachimbo de tabaco
Desde 1969, a coleção particular de cachimbos de Don Ducco tem sido exibida periodicamente. Em 1982, um museu foi organizado com base em Leiden e, em 1995, foi transferido para Amsterdã. Os recursos contemplam mais de 20 mil unidades de armazenamento. Além dos cachimbos, existem tipos raros de tabaco e outros produtos relacionados. De forma contínua, cerca de 3 mil peças expostas estão disponíveis para inspeção.
Endereço: Amsterdam, Prinsengracht, 488
Website: pipemuseum.nl
Museu da Bolsa
O tema da moda surge em toda parte em Amsterdã. Portanto, o surgimento do museu, onde foram arrecadadas mais de 4 mil sacolas, foi uma questão de tempo. Couro e outros produtos são uma espécie de crônica histórica. Nas prateleiras, os turistas curiosos podem encontrar tanto itens vendidos em grande quantidade quanto bolsas exclusivas. Há também muitos itens de marca caros, por exemplo, da Gucci e Prada.
Endereço: Amsterdam, Herengracht, 573
Website: tassenmuseum.nl
Museu Van Loon
No passado, esta mansão de três andares pertenceu à rica família Van Lone. A decoração da casa corresponde à época, como se fora da janela fosse do século XVIII. Não só o mobiliário e a decoração geral foram preservados, mas também as pequenas coisas: talheres, porcelanas, retratos dos antigos proprietários. Algumas salas, incluindo a sala de jantar, são alugadas para eventos privados. O jardim de estilo francês é palco de concertos de ópera.
Endereço: Amsterdam, Keizersgracht, 672
Site: museumvanloon.nl
Museu do Traje Holandês
A coleção está alojada em um edifício do século 17 no centro de Amsterdã. As instalações do museu estão divididas em 7 setores. Cada um deles é decorado de forma especial com as flores da respectiva região. Não faz muito tempo, mais uma mostra foi adicionada à mostra permanente - "Moda Contemporânea". Um grupo de designers e designers de moda criou as roupas de hoje, a partir de motivos nacionais. A loja do museu vende fantasias originais e joias feitas à mão.
Endereço: Amsterdam, Herengracht, 427
Website: hetklederdrachtmuseum.nl
Museu Willet-Holthausen
Ela era uma herdeira rica e ele um colecionador de antiguidades. Após o casamento, o casal criou um paraíso para si - uma mansão de quatro andares repleta de raridades. Em beleza e riqueza, sua casa não era inferior às residências dos reis. O casal legou o imóvel ao estado, desde que as autoridades não alterassem nada no interior. O serviço do museu é inusitado: na cozinha, pagando 1 euro, pode fazer o seu próprio chá.
Endereço: Amsterdam, Herengracht, 605
Website: willetholthuysen.nl