As 30 melhores coisas para fazer na Ossétia do Norte-Alânia

Pin
Send
Share
Send

Os principais tesouros da Ossétia do Norte são paisagens naturais pitorescas, monumentos históricos e arquitetônicos únicos e assentamentos antigos que preservaram a energia de quem um dia viveu aqui. As verdadeiras joias da região são seus desfiladeiros. Tseyskoe, Karmadonskoe, Kurtatinskoe. Eles fascinam com sua beleza selvagem e atraem inúmeros entusiastas de atividades ao ar livre.

Aqueles que desejam conhecer a rica história da região da Ossétia devem definitivamente visitar a fortaleza rochosa de Dzivgis, a necrópole de Dargav, os santuários antigos, as aldeias nas montanhas de Tsamad, Tsymiti, Lats. A república também é famosa por seus templos antigos. A maioria da população adere à Ortodoxia, mas aqui você também pode encontrar edifícios de outras religiões e confissões. Exemplos notáveis ​​são a mesquita sunita e a igreja armênia.

Os lugares mais interessantes e bonitos da região

O que ver e para onde ir? Lista dos melhores objetos de turismo cultural e atividades ao ar livre!

Cachoeiras Midagrabin

A principal atração do vale da montanha Midagrabin, localizado na fronteira com a Geórgia. Dos picos das montanhas circundantes, caem 8 cachoeiras com múltiplas cascatas brancas como a neve. Elas são conhecidas há muito tempo, mas só em 1995 descobriu-se que uma das cachoeiras - Big Zaygelan - é a mais alta da Europa. Sua altura é de 750 m As cachoeiras são pulsantes, sua plenitude depende da temperatura ambiente. Os turistas são aconselhados a ter passaporte por se tratar de uma zona de fronteira.

Desfiladeiro Tseyskoe

Um magnífico recanto da natureza. Ele está localizado a uma altitude de 1300 m, o comprimento de leste a oeste é de 23 km. É famosa por seu ar curativo das montanhas, belos picos nevados e geleiras, cachoeiras, florestas mistas e fontes termais. As encostas íngremes são atraentes para alpinistas e esquiadores. Existem teleféricos, hotéis e acampamentos de escalada. Excursões populares ao Monte Monk, geleiras Tseyskiy e Skazskiy, o antigo santuário de Rekom.

Monumento a Uastyrdzhi

Um monumento único em homenagem ao santo padroeiro dos soldados e viajantes, venerado pelos ossétios, cuja imagem ecoa com Jorge, o Vitorioso - um santo ortodoxo. Instalado no início da Garganta de Alagir, à beira da Rodovia Transcaucasiana. Uma gigantesca figura de bronze de um cavaleiro montado em um cavalo surge de uma rocha a uma altura de 22 m. Parece que está simplesmente pairando acima do solo. O monumento foi erguido em 1995, o autor foi o famoso escultor Nikolai Khodov.

Recom

Um santuário em forma de cabana de toras às margens do rio Tseidon no desfiladeiro de Tsei. Um dos mais venerados na Ossétia do Norte. A antiga divindade Rekom foi considerada pela população local como sendo puramente "masculina". Eles pediram a ele uma caça bem-sucedida, uma rica colheita, proteção. A casa tem 2 quartos, um deles é uma sala de oração, o outro contém flechas quebradas. Somente os homens podem entrar no santuário, e apenas duas vezes por ano - durante certos feriados.

Necrópole de Dargav

Situa-se no desfiladeiro de Dargav, na encosta de uma montanha, nas proximidades da aldeia com o mesmo nome. Monumento histórico. A famosa "Cidade dos Mortos". Consiste em centenas de criptas de pedra que lembram pequenas casas com telhados pretos. Este método de enterrar os mortos era praticado pelos residentes locais até o século XVIII. E o primeiro cemitério terrestre apareceu aqui no século IX. Torres de vigia foram erguidas ao longo do perímetro da necrópole.

Geleira Karaugomsky

Situa-se no desfiladeiro Karaugom, no território do parque Alania. Monumento natural. O comprimento total é de cerca de 13 km. Uma das maiores geleiras de todo o Cáucaso. Ele desce a uma altitude de 1830 me se afunda na floresta - este é o único glaciar localizado tão baixo. Possui duas cascatas de gelo. A parte superior desce dos picos da cordilheira Karaugom com uma altura de 3500 m, sua língua tem 800 m de comprimento. A língua da cascata de gelo inferior tem cerca de 500 m. O rio da montanha Karaugomdon começa aqui.

Castelo "Fregat" na aldeia de Khanaz

Ele está localizado no território do desfiladeiro Digorsky. Um monumento cultural de importância federal. Um raro exemplo de arquitetura de montanha dos séculos XIV-XVI. Consiste em uma torre residencial e anexos construídos para se defender contra os inimigos. Localizado a uma altitude de 2.000 m acima do nível do mar. A vista do castelo é formidável e majestosa até hoje. Realmente se assemelha a uma fragata cortando ondas de ar. As paredes da torre são pontilhadas por lacunas. Há um porão de pedra onde os prisioneiros provavelmente foram mantidos.

Cânion Ahsinta

Monumento natural. Portal para Digoria. Uma fenda estreita na cordilheira rochosa, com 1 km de comprimento e 2 a 15 m de largura, ao longo do fundo da qual corre o rio Urukh. As paredes do cânion são formadas por penhascos de calcário do Jurássico. Várias nascentes cársticas caem ao longo deles no rio furioso, transformando-se em belas cachoeiras congeladas no inverno. A profundidade do cânion é de 100-150 m. Uma ponte, popularmente chamada de Diabo, é lançada sobre ele. Isso leva à aldeia abandonada de Didinata.

Fortaleza da caverna Dzivgis

É um dos complexos de fortificação mais poderosos do Cáucaso. Ele está localizado na aldeia de Dzigvis, na encosta da majestosa montanha Kariu-khokh. Consiste em 6 torres com brechas, fixadas em diferentes alturas às entradas de cavernas naturais. A fortificação principal está localizada no sopé da montanha. Comunicação com outras torres - ao longo dos caminhos esculpidos nas rochas. Idade - 700 anos. Também dignos de atenção em Dzigvis são criptas medievais, pilares rituais e um santuário.

Bosque de Khetag

Uma floresta remanescente com uma área de 13 hectares. Ele está localizado no distrito de Alagirsky, a 30 km de Vladikavkaz. Um lugar sagrado para os cristãos. Ele está conectado com a lenda sobre o filho do príncipe cabardiano Khetag, que não queria se converter ao Islã e se escondeu de seus perseguidores nas profundezas do matagal da floresta. Há uma casa de oração e locais para ofertas. Todo mês de julho, os ossétios celebram o feriado nacional Khetag. É proibido fazer fogo, beber, quebrar galhos e tirar qualquer coisa na mata.

Mykalgabyrta

Um dos três principais e mais antigos santuários da Ossétia. Localizado na Garganta de Alagir. O culto da divindade da abundância e fertilidade era especialmente reverenciado pela população local. Eles se voltaram para ele com pedidos de uma rica colheita, aumentando o rebanho, livrando-se de doenças. Até hoje, todos os anos em setembro, o feriado de Mykalgabyrta é celebrado na Ossétia. Moradores de todas as idades vêm ao santuário com ofertas e oferecem suas orações mais íntimas a Deus.

Estação de esqui Tsey

Uma área de recreação popular no desfiladeiro de Tsey, no vale entre as montanhas Kalperovsky e Tseysky. Sempre faz sol aqui, não tem vento, a neve é ​​seca e solta, dura até abril. Existem pistas de vários níveis de dificuldade para snowboarders e esquiadores. A diferença de altura total é de cerca de 1 km. Existem 7 elevadores em operação. Muitos centros turísticos, hotéis, pensões foram construídos. Além das atividades de esqui, florestas, rios e cachoeiras, o ar da montanha e uma infraestrutura bem desenvolvida contribuem para um bom descanso.

Geleira Skaz

Uma das maiores e mais acessíveis geleiras do desfiladeiro Tseyskiy. Desce da passagem de Skazsky com 3.910 m de altura entre dois picos - Lagau e Adai-Khokh. O comprimento total é de cerca de 3 km. Segundo os especialistas, ele recua em média 5 m por ano.Há uma gruta bem no fundo da geleira. O rio da montanha Skazdon começa aqui. Suas águas correm rapidamente para baixo, formando fendas. Você pode subir até a geleira de teleférico. A distância de 1600 m é percorrida em 20 minutos.

Mosteiro da Assunção de Alansky

Ele está localizado nas montanhas do desfiladeiro Kurtatinsky, na aldeia de Khidikus. Ortodoxo, masculino. A montanha mais alta da Rússia. Fundado em 2000. O complexo do mosteiro foi construído no estilo bizantino de pedra cinza com telhados vermelhos. Existem duas igrejas, um edifício fraterno.A poucos quilômetros do mosteiro existe uma capela que contém uma cópia do ícone de Nossa Senhora de Mozdok, o principal santuário do Cáucaso do Norte.

Montanha da mesa

Localizado na fronteira com a Inguchétia. É claramente visível de Vladikavkaz, está presente em seu brasão. Tem uma altitude de cerca de 3000 m - é um dos maiores picos da Cordilheira Rochosa. Assemelha-se ao formato de uma mesa, tem um topo plano e declives acentuados. As ruínas de vários santuários antigos foram preservadas na montanha. Existem trilhas que não requerem treinamento especial. O mais conveniente - a “trilha dos ancestrais” - começa no lado da Inguchétia.

Zoológico de Vladikavkaz

Em um cantinho aconchegante, animais de todo o mundo são recolhidos, inclusive exóticos e listados no Livro Vermelho. Sua coleção continua crescendo. Os animais de estimação vivem em gaiolas e aviários espaçosos, eles podem ser alimentados. Há um galinheiro e um terrário. O território do zoológico é decorado com figuras de animais em madeira, muitos dos currais são brilhantemente decorados. Boas festas são realizadas para as crianças. Uma visita ao zoológico pode ser combinada com uma visita à ferrovia infantil nas proximidades.

Desfiladeiro de Karmadon

Um lugar incrivelmente bonito e ao mesmo tempo perigoso, a uma altitude de 1 km acima do nível do mar. Ganhou notoriedade em 2002 após o colapso da geleira Kolka e uma avalanche que durante a noite enterrou a aldeia de Upper Karmadon e 120 pessoas, incluindo o grupo de Sergei Bodrov. Hoje, a área está sendo limpa de entulho e uma nova estrada está sendo construída para contornar o território perigoso. Um enorme monumento a todas as vítimas foi erguido perto do local da tragédia.

Mesquita Mukhtarov

Foi construído no início do século passado com doações de crentes, bem como de M. Mukhtarov, um conhecido industrial do petróleo e filantropo do Cáucaso. Monumento arquitetônico. A magnífica estrutura é muito semelhante em estilo às mesquitas do Cairo dos séculos X-XII. É decorado com uma grande cúpula, 2 minaretes esguios de 33 m de altura com crescentes dourados, um arco em ponta com uma varanda. Na época soviética, a mesquita abrigava um museu. Em 1996, foi devolvido aos muçulmanos da Ossétia do Norte.

Igreja da Natividade da Santíssima Virgem

Foi fundada no início do século XIX e é considerada a igreja ortodoxa mais antiga do território da república. Ele se eleva na Colina Ossétia. Na época soviética, os sinos e a cúpula foram removidos, e o prédio em si foi ocupado por uma escola, depois um museu. Na década de 90, o templo foi devolvido aos paroquianos e restaurado. E hoje suas fachadas azuis e brancas parecem frescas e elegantes. No território existe uma necrópole com os túmulos de famosos moradores da Ossétia do Norte, heróis das guerras do Cáucaso.

Igreja de São Gregório Iluminador

O edifício de tijolo vermelho com janelas estreitas, uma torre sineira alta e cúpulas cinzentas foi erguido na segunda metade do século XIX. Pertence à Igreja Armênia. Foi construído com doações de paroquianos da diáspora armênia. O conde M. Loris-Melikov, um proeminente estadista daquela época com raízes armênias, deu uma grande contribuição. Em 2011, foi realizada a reconstrução do templo, durante a qual foi descoberto um altar, presumivelmente criado no início do século XIX.

Memorial da Glória

A inauguração oficial do complexo memorial em homenagem à Grande Vitória sobre a Alemanha ocorreu em 2005. A alta coluna central é envolvida por uma fita com altos-relevos que retratam as façanhas do povo ossétio ​​durante os anos de guerra. No topo está uma estátua de São Jorge. O painel de mosaico em grande escala descreve cenas de batalha. Nas proximidades, há uma composição escultórica sobre o tema da anexação da Ossétia à Rússia, chamada de "Embaixadores da Imperatriz".

Museu de arte com o nome de M. S. Tuganov

As exposições do museu estão alojadas em um belo casarão de dois andares, que foi erguido no início do século passado e é um monumento histórico e arquitetônico. O museu foi fundado em 1939. Existem cerca de 6.000 peças em seus fundos. Estas são obras de artistas e escultores russos e estrangeiros. Uma exposição separada é dedicada à arte contemporânea da Ossétia. Em 1992, as coleções do museu foram reabastecidas com pinturas e pertences pessoais do famoso mestre ossétio ​​da pintura e da arte gráfica Makharbek Tuganov.

Catedral de São Jorge

Foi erguido a 3 km do centro de Vladikavkaz, no local de um antigo cemitério russo. O projeto do edifício é feito no estilo russo-bizantino. O templo do Arcanjo Miguel, completamente destruído durante a revolução, serviu de modelo. A inauguração de uma nova catedral com 5 cúpulas e uma torre sineira com telhado de quatro águas ocorreu em 2003, continuando os trabalhos de decoração interior. As relíquias de São Jorge, o Vitorioso, são o santuário principal do templo. Uma biblioteca, um ginásio ortodoxo particular e uma escola dominical infantil estão abertas para os paroquianos.

Parque Nacional de Alania

Um pitoresco parque alpino no sudoeste da república foi fundado em 1998. Localizado a uma altitude de 800-4650 m acima do nível do mar. Possui uma área de 55 hectares. O principal território é ocupado por rochas, taludes e geleiras, um quinto - florestas. A principal via navegável é o rio Urukh. Entre os habitantes, existem 34 espécies de mamíferos e mais de 100 espécies de pássaros. Muitas atrações: a geleira Tan, o pântano da montanha Chifandzar, a cachoeira Galdoridon, torres medievais, cavernas, cemitérios de catacumbas, santuários.

Galdoridon Falls

Situa-se na Garganta da Lebre, no território do Parque Alania. Um riacho de espuma branca de montanha com um rugido cai de um penhasco de 30 m de altura, formando 5 cascatas. Ao pé da cachoeira, forma-se uma tigela de xisto preto e granito com diâmetro de até 10 m, onde há uma plataforma para recreação e visualização das paisagens locais nas proximidades. Outros nomes da cachoeira são Zhemchuzhina e Kroshkina, em homenagem ao alpinista que morreu nesses locais. Um dos roteiros turísticos mais procurados leva à cachoeira.

"Trilha dos Milagres" em Kadargavan

O estreito desfiladeiro Kadargavan no desfiladeiro Kurtatinsky é uma das maravilhas naturais da Ossétia do Norte. A sua profundidade é de 60 m, a largura não ultrapassa os 3 m Acima do precipício, ao longo de uma das paredes da garganta, existe um trilho com corrimão, ao longo do qual se pode apreciar as paisagens locais. Objetos interessantes são encontrados ao longo do caminho: uma pedra gigante pendurada entre as rochas acima de um riacho estrondoso da montanha, a Espada das Linhas de Sangue saindo da pedra, gaiolas com animais selvagens.

Complexo memorial em Beslan

A Escola No. 1 de Beslan se transformou em um memorial onde as pessoas vêm para reverenciar todas as vítimas do ato terrorista cometido aqui em setembro de 2004. O lugar da tragédia é um ginásio com janelas quebradas, paredes descascadas com buracos de bala, vigas de teto queimadas. Há fotografias nas paredes, uma cruz no centro e flores, garrafas de água e brinquedos perto dela. Entre os mortos na escola estão 186 crianças. Ao redor do salão há uma moldura dourada em forma de coroa de flores comemorativa.

"Cidade dos Anjos"

A memória das numerosas vítimas do ataque terrorista de Beslan ressoa com dor no coração de cada habitante da Ossétia do Norte. Um complexo memorial chamado "Cidade dos Anjos" é dedicado a esta tragédia. Existem sepulturas com monumentos de granito rosa onde estão enterrados os filhos falecidos, pais e professores. Um monumento às forças especiais que morreram durante a libertação da escola foi erguido, bem como um monumento à Árvore da Dor na forma de figuras femininas segurando crianças anjos em seus braços.

Monumento aos soldados Kurtatin

Um monumento incomum está localizado na entrada da vila de Verkhniy Fiagdon. Foi instalado para o Dia da Vitória em 1971. Dedicado aos soldados que vieram do desfiladeiro Kurtatinsky, que não voltaram da frente para suas montanhas nativas em 1941-45. A imensa tristeza das mães e esposas pelos mortos está incorporada na imagem de um cavalo solitário e ansioso, curvando a cabeça. O autor foi o escultor local D. Tsoraev. O monumento está instalado em uma pequena colina e pode ser visto de longe.

Aldeia Tsamad

Povoado alpino fundado no século XIII. Ele está localizado a 66 km de Vladikavkaz, a uma altitude de 1 km acima do nível do mar. Hoje, quase ninguém vive aqui, embora no início do século passado a população da aldeia fosse cerca de 700 pessoas. Os ossétios acreditam que foi aqui que seus ancestrais se originaram.A principal atração da vila é a antiga torre e as ruínas das muralhas da fortaleza. Isso é tudo o que resta da outrora inexpugnável fortaleza defensiva da família Cherchesov.

Pin
Send
Share
Send