Milhares de rios fluem pelo território da França. De imediato, muitos nomearão imediatamente o Sena, Loire, alguns se lembrarão de que o Reno também atravessa o país. A maioria dos nomes não dirá nada para o homem comum na rua. Viajar nos rios franceses, entretanto, pode muito bem deixar uma impressão agradável. Afinal, esses não são apenas objetos geográficos: grandes cidades estão localizadas neles e muitos eventos históricos significativos ocorreram em suas costas. Nos próprios rios existem muitas estruturas hidráulicas interessantes, algumas das quais são bastante antigas e são verdadeiros monumentos da arquitetura e da engenharia.
Os rios mais longos da França
Rhine
Parte do rio faz fronteira com a Alemanha, Liechtenstein. Não há grandes cidades nas margens do Reno: todo o vale é constituído principalmente por áreas industriais. Além de castelos e igrejas antigas, as pessoas vêm aqui para ver as minas, salinas e os vestígios da famosa Linha Maginot, convertida para visitas turísticas.
O comprimento do rio é de 1325 km, na França - 188 km.
Loire
O mais longo entre os rios franceses. Nas margens do Loire e seus afluentes, existem centenas de castelos de diferentes épocas, tanto em ruínas como totalmente intactos, e mesmo residenciais, transformados em museus. Você poderá conhecê-los durante um passeio especial pelo Vale dos Castelos, durante o qual poderá visitar grandes cidades francesas espalhadas ao longo das margens do rio: Nantes, Angers, Orleans e outras.
O comprimento do rio é de 1012 km.
Maas
Começa no planalto francês de Langres, atravessa a Bélgica, Holanda. No Mosa estão as antigas cidades da França: Liege, Verdun, Namur, Sedan. Na Primeira Guerra Mundial, batalhas em grande escala das tropas do Kaiser com os franceses aconteceram aqui, então uma parte significativa das excursões ao longo do rio é dedicada à Guerra Desconhecida. Em cada cidade existem enormes museus temáticos, onde os visitantes ser informado sobre eventos dramáticos de um século atrás.
O comprimento do rio é de 950 km, na França - 486 km.
Rona
Origina-se da Geleira Rhone, na Suíça. Existem vários castelos e igrejas antigas ao longo das margens, então você pode obter algumas impressões em um cruzeiro no Ródano. É verdade que são tantos que não será possível visitá-los todos, mas é possível admirar a arquitetura antiga do bordo do transatlântico. O passeio geralmente começa em Lyon e termina no porto de Saint Louis, onde começa o Mediterrâneo.
O comprimento do rio é de 812 km, na França - 545 km.
Feno
O quinto maior, mas o mais famoso rio, porque nele os romanos fundaram Lutécio, que mais tarde se tornou Paris. Um rio insidioso com um caráter enganosamente tranquilo, que inundou a capital mais de uma vez. Acredita-se que o turista que visita Paris seja simplesmente obrigado a passear em seu calçadão e tomar um café, olhando para suas águas calmas. Até recentemente, era considerado o rio mais sujo da Europa, mas os franceses conseguiram restaurar sua ecologia.
O comprimento do rio é de 776 km.
Garonne
Começa nos Pirenéus espanhóis. Passando pelo centro histórico de Bordéus, há ainda minicruzeiros especiais para passear na capital provincial a bordo. Ao longo das margens do Garonne, existem muitas adegas e casas de conhaque, onde pode visitar para provar os excelentes vinhos e o verdadeiro conhaque que tornam esta província famosa.
O comprimento do rio é de 645 km., Na França - 523 km.
Dordonha
Começa no topo do Puy de Sancy. O vale do rio é um verdadeiro paraíso turístico. Pequenos balneários ao longo de suas margens oferecem aos hóspedes férias em lugares pitorescos, excursões gastronômicas e a oportunidade de visitar centenas de castelos e castelos, incluindo Castelnau com um enorme museu das guerras medievais. É o berço do foie gras, bons vinhos, trufas e pratos originais (filé, pescoço recheado) de pato.
O comprimento do rio é de 483 km.
Sona
Um rio tranquilo e selvagem ideal para românticos passeios de barco. O turismo de pesca também se desenvolve aqui, uma vez que Sona, ao contrário da maioria dos reservatórios franceses, é ecologicamente limpa e praticamente intocada pelo homem, com exceção de algumas eclusas. Ideal para nadar graças às suas praias arenosas. Também ao longo das margens existem vários pequenos castelos disponíveis para excursões.
O comprimento do rio é de 473 km.
Charente
Anteriormente uma importante artéria de transporte, o rio Charente agora perdeu esse status. Agora, passeios de barco sem pressa são realizados aqui, com uma parada indispensável na cidade de Cognac localizada em sua costa. É aqui que a famosa bebida é produzida. Aqui você pode assistir à produção do verdadeiro conhaque e, claro, saborear o maravilhoso líquido âmbar envelhecido em barris de carvalho local.
O comprimento do rio é de 381 km.
Adur
É conhecido pelo resort de Bagnères de Bigorr localizado nele. Existem fontes termais minerais que fornecem água curativa para os banhos romanos restaurados - as termas. Há também o Parque Nacional dos Pirenéus com a possibilidade de hospedar turistas em um camping. No vale do rio, nos meses mais quentes do verão, as temperaturas raramente ultrapassam os 30 graus.
O comprimento do rio é de 309 km.
Somme
Aqui, a operação ofensiva das tropas franco-britânicas ocorreu na Primeira Guerra Mundial. Em ambas as margens, vestígios dessa batalha grandiosa foram preservados: trincheiras, restos de barreiras de arame, abrigos. O caminho de batalha dos tanques também começou aqui. As pessoas vêm aqui para passear pelos campos de batalha e visitar museus, em cujas exposições são apresentados os primeiros "monstros mecânicos" e armas, utensílios domésticos de soldados da longa guerra trovejante.
O comprimento do rio é de 245 km.
Vilen
Praticamente não há navegação comercial aqui, principalmente viagens turísticas em pequenos barcos com escalas para pequenas cidades comunais nas margens, principalmente em Rennes. Há uma enorme Catedral de Rennes em estilo gótico, um excelente jardim botânico. A principal atração é o metrô totalmente automatizado com 15 estações.
O comprimento do rio é de 225 km.
Od
Sua fonte é o lago alpino de mesmo nome. O rio é muito rápido, o transporte comercial é completamente ausente aqui, mas os turistas podem fazer pequenos cruzeiros em pequenos barcos. Od é atraente, com paisagens incrivelmente belas e pequenas cidades ao longo das margens, como se transferidas das pinturas do século XIX e antigas pontes de pedra.
O comprimento do rio é de 224 km.
Orne
Rio calmo e raso, a principal atração é o castelo Kansk, reconstruído pelo conquistador Guilherme, a Suíça normanda é o centro do ecoturismo na Normandia. Os turistas podem fazer passeios de barco pelo rio ao longo dos pitorescos Clessie Cliffs e visitar as grandiosas pedreiras de calcário, cujo material foi transportado para a Inglaterra para a construção da Torre de Londres.
O comprimento do rio é de 170 km.
Sevres Niorthez
100 km do rio são navegáveis. Aqui é a cidade de Niort, as pessoas vêm aqui para inspecionar o calabouço grandioso em estilo românico, erguido por Henrique II no século XII. O castelo foi transformado em um museu da antiguidade e da Idade Média. Entre as exposições estão itens da era gaulesa pré-romana, do período do domínio romano e do apogeu da cavalaria. Das primeiras espadas de bronze dos celtas à armadura cerimonial da nobreza francesa.
O comprimento do rio é de 158 km.
Blavet
Para a navegação de navios pequenos, apenas os trechos mais baixos estão disponíveis, o restante é exclusivamente por barcos. Existem três pequenas comunas ao longo das margens, fundadas no início da Idade Média. Na localidade de Pontivy, os turistas visitam o castelo da família Roan, transformado em museu medieval dedicado à história da região da Bretanha, em Guarec - uma antiga capela e pavilhão de caça do século retrasado.
O comprimento do rio é de 149 km.
Ero
Rio de montanha fluindo pelo desfiladeiro do maciço de Sevennes. As atrações principais são apenas duas: a Ponte do Diabo, com mais de 600 anos, perto da aldeia de Olarge, com a qual um chocante artista francês se casou.E o moinho do rio medieval, que se tornou um museu, é uma sólida construção monumental que mantém a sua funcionalidade até hoje.
O comprimento do rio é de 147 km.
Esfera
Este é um rio de montanha, que se transforma suavemente em um rio plano. Pequenos passeios em pequenas embarcações são realizados ao longo de sua parte tranquila. Além das paisagens deslumbrantes de suas costas intocadas e vilas aconchegantes, os turistas encontrarão antigas pontes de pedra e a cidade de Béziers. Está literalmente repleto de edifícios antigos: uma catedral, igrejas, um anfiteatro romano, um mercado medieval e um cemitério tranquilo com criptas sombrias.
O comprimento do rio é de 136 km.
Vir
O rio não é largo, tranquilo. Uma dúzia de cidades cheias de atrações estão espalhadas ao longo das margens. Embora os assentamentos sejam muito pequenos, cada um tem um hotel aconchegante para turistas e guias experientes para excursões na área circundante. Não há grandes castelos e estruturas monumentais, mas muitas igrejas medievais, mosteiros e as ruínas de antigos assentamentos gauleses e romanos.
O comprimento do rio é de 128 km.
Rance
Artéria de transporte de água com acesso ao Canal da Mancha. Os turistas visitam aqui a comuna de Plouer-siu-Rance e, em particular, o jovem castelo de Ville-Huche do século XVII. Também nas proximidades está a passagem coberta de Bel Evan, um local de escavação para residentes locais da era neolítica. A exposição apresenta ferramentas de pedra primitivas, utensílios simples, objetos religiosos e pinturas antigas.
O comprimento do rio é de 103 km.